fbpx
simulador de aluguel

Simulador de aluguel: qual a sua importância?

Morar sozinho ou trocar de imóvel é o sonho de muitas pessoas. No entanto, tomar essa decisão requer planejamento, sobretudo nas finanças. Um simulador de aluguel, por exemplo, é uma ferramenta que pode auxiliar significativamente nesse momento.

Com o simulador, é possível entender melhor quais serão os gastos necessários para se mudar e se você tem, de fato, condições financeiras para alugar o imóvel que tanto deseja. Além de facilitar o processo de locação, a simulação também agiliza a entrada do inquilino na nova residência.

Quer entender como funciona um simulador de aluguel e como utilizá-lo da melhor forma para fazer a sua mudança? Acompanhe a seguir e confira!

Qual a importância do planejamento ao se mudar de imóvel?

Todamudança de imóvel requer alguns gastos que, caso não sejam bem-calculados, podem gerar dívidas para o inquilino. Custos com transporte, compra de móveis e eletrodomésticos, além de imprevistos, devem ser planejados para saber exatamente quanto você vai gastar ao se mudar de casa.

Outro ponto fundamental no planejamento é escolher um imóvel que tenha um valor adequado para o seu orçamento. Assim, é importante pesquisar bastante as opções e avaliar se a despesa com o aluguel condiz com a sua renda e condição financeira atual. 

Com um bom plano de ação e poupança nos gastos, você evita altos custos e pode ter uma melhor organização financeira no momento da mudança. Guardar dinheiro também é algo fundamental e que pode auxiliar no momento da locação. Ter um recurso reserva é uma forma eficiente de fazer uma mudança bem-planejada.

Contar com objetivos e metas também auxilia no seu foco e priorização do planejamento. Para isso, é preciso que eles estejam alinhados com o seu atual orçamento para entender quais são, de fato, suas reais possibilidades. Dessa forma, você poderá avaliar se o valor do imóvel se encaixa dentro das suas despesas, sem que você tenha grandes dificuldades de arcar com o pagamento do aluguel.

Como o simulador de aluguel funciona?

Em geral, quando se aluga uma casa ou apartamento, é comum que os seus dados pessoais passem por uma análise de crédito. É por meio dela que o proprietário e a imobiliária terão a garantia de que você consegue cumprir com o compromisso financeiro mensal da locação.

Tendo a aprovação da análise de crédito, o inquilino pode realizar a negociação com o proprietário do imóvel, sendo que o acordo traz benefícios para ambas as partes. É justamente nesse momento que o simulador de aluguel pode auxiliar, uma vez que a ferramenta oferece um panorama da atual situação financeira do inquilino.

Na análise de crédito realizada pelas imobiliárias, é possível prever se o quanto a pessoa ganha mensalmente consegue cobrir os custos do valor do aluguel. O ideal é que os gastos com o imóvel não ultrapassem 30% do valor total da renda. Inclusive, existem outras despesas que devem ser consideradas, como o preço do condomínio, do IPTU e das contas de água, luz e gás, por exemplo. 

Isso é fundamental para buscar por um aluguel que seja condizente com os seus rendimentos e para encontrar um imóvel dentro das suas possibilidades. O simulador funciona como uma modalidade de garantia locatícia, mesmo assim, o resultado não garante que o cadastro do inquilino seja aprovado, pois a ferramenta apenas realiza a simulação dos custos.

Como fazer a simulação da locação?

Realizar um cálculo justo e adequado do valor do aluguel, é essencial para que a transação de locação ocorra da melhor forma, tanto para o proprietário quanto para o inquilino. O processo de simulação é simples e bastante ágil, o que poupa tempo e facilita o trabalho como um todo.

Basicamente, o inquilino deve preencher um formulário com algumas informações básicas para o simulador realizar a análise financeira. Caso haja uma aprovação prévia da simulação, você receberá um certificado autorizando o aluguel. A validade do procedimento geralmente é de alguns dias e, a partir disso, você pode buscar uma imobiliária para apresentar o certificado aprovado.

Para alugar sem a exigência de um fiador, a imobiliária deve conferir os seus dados no sistema para realizar a transação de locação. Após essa etapa, você pode procurar por um imóvel que seja adequado ao seu orçamento. É importante, nesse momento, contar com uma empresa especializada para cuidar de todos os trâmites e burocracias do contrato, assegurando que o processo seja seguro.

O contrato também deve ser analisado detalhadamente antes da locação para que o inquilino tenha a garantia de fazer uma boa negociação. No documento, é importante que as cláusulas contemplem os interesses do proprietário e do locatário. Geralmente, no contrato se especifica o valor do aluguel, o tempo de permanência no imóvel, a forma de pagamento, o tipo de garantia locatícia, entre outras informações.

Após assinado, o contrato passa a ter valor jurídico, ou seja, ele deve ser cumprido rigorosamente por ambas as partes envolvidas para que o procedimento seja realmente seguro. Para evitar surpresas, é fundamental ler e reler todo o documento. Nesse caso, um especialista pode indicar se as regras e as cláusulas estão adequadas às necessidades do inquilino.

Se você quer se mudar e está em busca de um bom imóvel para locação, que seja condizente com o seu planejamento financeiro, você também pode contar o auxílio do simulador de valores da CredPago. Somos uma empresa que oferece serviços de garantia locatícia para quem deseja alugar sem a exigência de fiador, de maneira rápida e sem burocracia.

Para iniciar a simulação de aluguel na CredPago, basta apresentar o número do CPF para descobrir qual a faixa de preço é mais indicada para o seu caso. A vantagem é que a ferramenta é gratuita e permite que o inquilino encontre imóveis dentro da sua realidade orçamentária facilmente.

Sem dúvidas, contar com um simulador de aluguel é imprescindível para realizar uma transação mais segura e tranquila, tanto para o locatário quanto para o proprietário. Com o auxílio da simulação, é possível encontrar uma casa nova, de acordo com o que você pode pagar, considerando seus custos fixos e variáveis. Com isso, fica muito mais simples realizar a sua mudança, sem dor de cabeça ou muita burocracia.

Quer descobrir como ter acesso à ferramenta da CredPago gratuitamente? Entre em contato e fale com um de nossos consultores agora mesmo!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.