Conheça os principais tipos de moradia que existem no Brasil

Compartilhar a notícia

Quer conhecer os tipos de moradia que existem no Brasil? Veja a variedade de casas, prédios e condomínios, além das vantagens e desvantagens de cada um!

24 de junho de 2023

Autor Time Loft
Atualizado: 29 de agosto de 2023 12 min de leitura
Conheça os principais tipos de moradia que existem no Brasil

Se você reparar, os tipos de moradia pelo mundo ou mesmo pelo Brasil são muito diferentes. Afinal, as características de cada tipo de construção são diferentes e costumam refletir hábitos e questões referentes à realidade da cidade.

Ao entender como são as principais moradias disponíveis, você poderá identificar o que faz mais sentido para a sua realidade. Afinal, será mais fácil compreender o que faz sentido de verdade para a sua realidade e para as suas expectativas.

Tem curiosidade para saber quais são os tipos de habitações existentes no Brasil? Continue a leitura e descubra quais são as principais!

Casas

As casas são construções de variados formatos e tamanhos, chegando a ter diversos modelos de casas térreas e com dois ou mais andares. Em geral, as casas ficam em regiões residenciais da cidade, onde há diversas moradias e tende a ser mais tranquilo e silencioso.

Porém, as casas também podem ocupar diversas localizações, como centros comerciais ou industriais. Isso acontece por motivos variados, especialmente o complexo processo de urbanização. Muitas vezes, o não planejamento das cidades leva a essa mistura de construções.

Questões como a necessidade de moradia próxima ao local de trabalho ou nível do custo de vida também pode fazer com que as casas sejam construídas em regiões diferentes. Ainda, as residências podem ser construídas com diferentes materiais.

Agora, você poderá conferir quais são alguns estilos brasileiros de casa. Confira!

Alvenaria

A casa de alvenaria está entre os tipos de moradia mais comum no Brasil. Os materiais de construção costumam ser fáceis de encontrar e há disponibilidade de mão de obra. Na prática, o projeto é estruturado por elementos unidos por cimento ou concreto.

Já os materiais construtivos podem ser variados, como tijolos, blocos de concreto, colunas de ferro e vidro. Assim, ela é segura e pode oferecer um acabamento moderno ou mais clássico, já que se adapta a diversos projetos. Por esse motivo, a técnica pode ser empregada desde casas simples a imóveis de alto padrão.

Uma de suas vantagens é a durabilidade. Além disso, é possível ousar nos projetos, como ao criar áreas externas personalizadas ou outras estruturas para o lar.

Sobre as desvantagens, vale destacar o desperdício de material. Há uma grande geração de entulho, o que costuma exigir a contratação de caçambas e aumentar o descarte de materiais. Mais um ponto negativo é que o tempo de construção exigido costuma superar o necessário para outros métodos construtivos.

No entanto, para quem precisa construir mais rápido, existem blocos pré-moldados alocados em conjunto. Dessa forma, é possível reduzir o prazo para o imóvel ficar pronto — e ele continua sendo seguro para os moradores. Nesse caso, é preciso encontrar uma empresa especializada.

Em relação ao preço, ele depende do tamanho da casa, dos materiais utilizados e do valor da mão de obra. Logo, o custo total pode variar bastante.

Anúncios

Madeira

Já as casas de madeira são charmosas e chamam a atenção de quem deseja viver em um ambiente rústico e com um ar de natureza — seja em fazendas ou na cidade. A madeira é um material que reduz gastos de energia e dinheiro com materiais de construção.

A casa de madeira pode ser estruturada de diferentes maneiras, inclusive apenas com esse material ou utilizando outros materiais, com alvenaria, em cômodos específicos, como a cozinha e o banheiro.

Em muitos casos, as partes em madeira são pré-fabricadas, agilizando o processo de construção. Para aproveitar essa facilidade, vale conhecer empresas do ramo, os modelos padronizados e as formas de fazer adaptações para personalizá-la.

Já a durabilidade depende bastante da madeira utilizada e de como a manutenção é feita. Dessa forma, é imprescindível conferir qual é o material e se a procedência é de reflorestamento, por exemplo, caso seu foco seja a sustentabilidade. 

Normalmente, as construtoras utilizam peroba, grápia, imbuia ou pinus. Em geral, uma casa de madeira oferece diferentes vantagens, como o pouco tempo de construção. Em até 3 meses, é possível finalizá-la para morar, dependendo do tamanho.

Palafita

A casa de palafita é uma construção erguida em estacas de madeira que pode ser feita sobre o solo normal ou um corpo d’água. Sendo assim, é mais comum observar esse tipo de casa em regiões costeiras, pois um dos seus benefícios é evitar inundações.

A moradia costuma ficar até 4 metros acima do chão para que a maré ou outros fluxos de água não entrem na casa. Em relação aos demais materiais, eles podem ser de bambu, concreto ou madeira resistente à água.

Entre as vantagens, é interessante citar que o imóvel pode ser construído em terrenos íngremes, além de alagadiços. Outro fator é que é possível pescar na varanda, por exemplo. Por outro lado, esse tipo de construção não costuma ser acessível para pessoas com problemas de locomoção.

Também é essencial garantir que o descarte de esgoto e lixo sejam bem planejados, para evitar a poluição da água e do solo.

Edifícios

Ao contrário das casas, os edifícios são construídos de modo vertical, com uma unidade sobre a outra. Eles surgiram, em especial, a partir da necessidade de aproveitar melhor os espaços e são mais comuns nas cidades mais populosas.

Os edifícios são divididos em unidades e costumam ser ocupados por mais de uma família. Em muitos casos, há áreas comuns, desde salão de festas até piscina. Logo, é comum precisar dividir certos espaços e ter um nível de convivência constante com os outros moradores.

Assim como acontece com as casas, os apartamentos possuem estilos e tamanhos diversos.  Entre as vantagens, a segurança é um fator que chama atenção. 

Isso ocorre porque, dependendo da localização, morar em casa requer um cuidado a mais. Já os apartamentos tendem a oferecer maior sensação de proteção.

A seguir, conheça um pouco mais os tipos de imóveis que podem compor esse tipo de moradia!

Apartamentos tradicionais

O apartamento é uma alternativa procurada por diferentes tipos de moradores e famílias. No geral, ele atende às necessidades de forma prática e dinâmica para o dia a dia. Ainda, há opções desde as mais simples até as unidades de alto padrão.

Kitnet

No geral, a kitnet possui menos metros quadrados do que o apartamento padrão. Essa é uma residência de um só cômodo, com integração entre sala, quarto e cozinha. Assim, o banheiro é o único espaço realmente dividido.

Um grande benefício desse tipo de construção é o preço. Para quem não pode alugar imóveis muito caros, essa costuma ser uma alternativa viável. Além disso, ela é uma opção interessante para quem mora sozinho e não passa muito tempo em casa.

Studio

O studio é uma espécie de evolução da kitnet devido às suas dimensões. No geral, ele é criado para pessoas com uma vida mais agitada e que também fica mais tempo fora. Então o modelo é mais comum em prédios mais novos, tendo a mesma ideia de imóvel integrado.

No edifício, podem existir áreas comuns como lavanderia, piscina, academia e coworking, de modo que esses espaços são usados por todos. O mais frequente é que jovens adultos ou estudantes prefiram morar em studios.

Uma das vantagens desse tipo de apartamento é que eles são mais fáceis de limpar e podem ser mais em conta que outros tipos de apartamentos.

Duplex

Diferentemente de kitnet e do studio, o apartamento duplex é uma construção com dois andares e, muitas vezes, mais luxuosa. Na prática, os dois pavimentos podem ser ligados por escada ou elevador. No caso de possuir três pavimentos, é chamado de triplex.

Cada andar possui sua própria configuração entre os cômodos. No geral, no piso de cima ficam os quartos e os banheiros privativos. No pavimento de baixo são dispostos sala, cozinha, lavanderia e lavabo, com espaços mais amplos.

Dependendo da localização e das particularidades do duplex — como padrão de acabamentos, itens de lazer (como piscina) e outros fatores —, ele será um imóvel mais valorizado. Por isso, assim como os outros tipos de moradia, é possível encontrá-lo por diferentes preços.

Em relação às vantagens, esse apartamento é mais espaçoso. Ele costuma ter acima de 100m², podendo ter cômodos bem distribuídos e separados uns dos outros.

Outro fator positivo são os dois andares, separando os ambientes do lar. Assim, é possível ter um espaço mais íntimo e outro local mais descontraído para receber amigos e família, por exemplo.

Também é comum que os apartamentos duplex tendem a estar na cobertura dos prédios. Nesse caso, há um melhor aproveitamento da luz natural, geralmente devido a espaços abertos para lazer, o que permite ter portas maiores e vidros para a entrada de luz. 

Dependendo da localização, a ventilação e a luz são fatores significativos e fazem diferença na qualidade de vida.

Por fim, é interessante citar o silêncio para quem não gosta de ambientes barulhentos. O duplex possui cômodos distantes uns dos outros, o que pode trazer mais tranquilidade para os moradores. Porém, é preciso considerar a localização para pensar nos ruídos externos.

Flat

O flat também é conhecido como apart hotel. O seu nome se deve ao fato de ele ser um imóvel um pouco maior do que um quarto de hotel e com serviços de limpeza, lavanderia e refeições. Logo, essa é uma forma confortável de viver em um ambiente pequeno.

Porém, é importante considerar que esses serviços geram custos. Então quanto mais serviços diferenciados o morador usar, mais caro o preço fica. Sendo assim, a alternativa costuma ser atrativa para quem busca praticidade na rotina e tem espaço no orçamento para contemplar essas despesas, certo?

Vale lembrar que o flat é menos formal do que um hotel. Ele tem mais liberdades e aparenta ser uma moradia tradicional. Por causa disso, é possível dizer que esse tipo de moradia é um apartamento com administração hoteleira.

Condomínios 

Ao pensar nos tipos de moradia, também vale considerar os condomínios fechados. Eles são infraestruturas que chamam atenção pela comodidade e segurança, já que eles reúnem diversas moradias em um mesmo local e têm acesso restrito.

Na prática, existem diversos tipos de condomínios, como:

  • residencial;
  • comercial ou industrial;
  • misto;
  • lotes;
  • horizontal;
  • vertical;
  • entre outros.

No quesito residencial, essa organização pode contar com áreas sociais comuns, como academia, área verde, ruas próprias, playgrounds, quadras poliesportivas e salão de festa. Além disso, vale conhecer melhor os tipos específicos de condomínios. Veja!

Condomínio de casas

O condomínio de casas também é conhecido como horizontal, já que é formado por imóveis individuais que ocupam os lotes disponíveis. Para viver em um espaço do tipo, costuma ser necessário seguir uma série de regras, inclusive na construção da casa.

Em muitos condomínios os imóveis são padronizados e possuem características semelhantes, em especial em relação à fachada. Para garantir a segurança, há uma portaria para certificar que o acesso ao terreno seja feito apenas por moradores ou pessoas autorizadas.

Isso traz muito conforto e tranquilidade, pois há menos riscos de ocorrerem problemas de segurança e violência. Além disso, os condomínios possuem regras de convivência devido à divisão de áreas em comum. Também existe uma taxa para que esses espaços sejam cuidados adequadamente.

Condomínio de torres de edifícios

No caso de condomínio de torres, ele também possui regras de convívio e valores para cuidados dos espaços compartilhados. A diferença é que eles são formados por um ou mais prédios, que podem abrigar dezenas ou centenas de unidades de apartamentos.

Na prática, os apartamentos são privativos e as áreas comuns são de uso compartilhado. Então o proprietário de um apartamento no condomínio pode alugar, vender ou emprestar sua parte privada, porém precisa arcar com os gastos do condomínio.

Por fim, cuidar de um condomínio exige muita responsabilidade — independentemente se ele é de casas ou de edifícios. Por isso, o bom funcionamento dele depende de um síndico, que pode ser ter também o suporte de uma administradora. 

É o síndico que representará o condomínio judicialmente e será responsável pelos pagamentos de funcionários e gestão geral dos espaços.

Com essa leitura, você teve uma visão geral sobre os principais tipos de moradia existentes no Brasil, certo? Agora, você conhece algumas das principais alternativas disponíveis no mercado imobiliário, o que poderá ajudá-lo a escolher o melhor modelo de imóvel para morar.

Se você busca imóveis para comprar, a Loft tem muitas opções para você!

Bateu aquela dúvida na matéria que você leu? Deixe nos comentários que o Time Loft responde!

Tags

Deixe seu comentário

Veja também

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.