fbpx
moradia e qualidade de vida

Qual a relação entre moradia e qualidade de vida?

Não é difícil estabelecer uma ligação positiva entre moradia e qualidade de vida. Basta pensar em um dia intenso, de rotina atribulada e a possibilidade de voltar para um ambiente seguro, confortável e calmo. 

Esse é um dos motivos pelos quais é tão importante escolher o imóvel certo, seja para alugar, seja para comprar. Quem não tem dom para uma vida itinerante e prefere o aconchego de um lar, sairá ganhando com uma casa ou apartamento na medida certa. 

Neste post vamos explicar a importância de observar o elo entre moradia e qualidade de vida. Continue lendo e veja alguns dos principais motivos para você escolher uma moradia que seja ideal e construtiva na sua vida!

A importância de escolher um imóvel que ofereça qualidade de vida

Vivemos um dia a dia caótico, repleto de altos e baixos, com muitas responsabilidades. No geral, tudo que alguém que vive dentro dessa rotina deseja, é chegar em casa, tomar um banho relaxante e descansar para recuperar as energias necessárias no dia seguinte. 

Se esse cenário é familiar para você, sua moradia, casa ou apartamento, exerce uma grande influência na sua qualidade de vida. Por isso, ao escolher um imóvel para chamar de lar, pense bem e considere fatores que, direta ou indiretamente, contribuem para tornar o seu dia menos estressante.

Motivos para escolher bem a moradia para ter uma vida com mais qualidade

Ao pensar em qualidade de vida, não basta apenas relacionar a manutenção da saúde e a sensação de bem-estar, sem considerar os aspectos que colaboram para que isso seja uma realidade — é preciso ir além e pensar em médio e longo prazo. 

Em algum momento de uma rotina acelerada você precisa parar, recuperar o fôlego e só então dar continuidade. É aí que entra a escolha da moradia, pois, quanto mais facilidades um imóvel oferecer, maiores as chances de resultar em uma vida com mais qualidade.

Para tornar a nossa reflexão mais clara, trouxemos alguns aspectos que você pode avaliar e compreender o quanto pode influenciar seu estilo e qualidade de vida. Veja!

Localização

Morar longe do trabalho pode causar enorme transtorno ao tomar um tempo precioso preso no trânsito. Um tempo que poderia ser mais bem empregado no descanso ou em atividades da vida pessoal. 

Se o imóvel estiver longe dos centros comerciais, em algum momento você sentirá o peso de ter que se locomover em longas distâncias, até mesmo nos fins de semana — escolha um lugar mais próximo, que não exija tanto tempo de ida e vinda.

Opções de lazer

Seja no condomínio, no bairro ou na região, tenha em mente a necessidade de ter alguma opção de lazer. Sua saúde mental e a das pessoas que moram na casa é essencial para manter o equilíbrio, logo, algo interessante para fazer será sempre bem-vindo. 

Quem tem filhos sabe a preciosidade que é contar com uma área de lazer completa — playground, piscina e sala de jogos, por exemplo — sem precisar sair do condomínio. Opte por lugares em que seja possível fazer caminhadas nas horas de folga e aproveitar os passeios em família.

Infraestrutura e segurança

Nada pior do que ter que se preocupar com a manutenção da estrutura ou com a segurança no entorno do imóvel. Para evitar contratempos, escolha de uma vez uma moradia livre desses problemas. 

Antes de alugar ou comprar, verifique toda a construção para identificar possíveis danos. Ande pelo bairro no período do dia e da noite. Caso você já conheça a região, mas ainda estiver em dúvidas, faça pesquisa com os moradores mais antigos para obter informações.

Contato com o meio ambiente

Um local arborizado e arejado, que prioriza o meio ambiente, certamente, é o ideal para proporcionar maior qualidade de vida. Por mais atribulado que seja o seu dia, poder contemplar uma paisagem bonita perto de casa, faz toda a diferença. 

Se possível, escolha uma moradia que possibilita a proximidade de áreas verdes e ar mais puro. Como os centros urbanos são muito barulhentos, você perceberá a qualidade de vida quando acordar com o canto dos pássaros e não com o ronco de motores. 

Como você percebeu, há uma relação muito íntima entre moradia e qualidade de vida. Um lar confortável e calmo pode ser tudo o que você precisa para manter a paz de espírito, além da saúde do corpo e da mente em dia. 

Gostou do post? Se você deseja alugar um imóvel, saiba agora mesmo o que avaliar para fazer um bom negócio!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.