contrato de administração de imóveis

Mini-guia para fazer o contrato de administração de imóveis

Em um processo de locação é essencial realizar o contrato de administração de imóveis para promover uma boa relação entre inquilino e proprietário. Por meio dele, o direito de ambos será resguardado, além de garantir a segurança de fiadores. Caso alguma das cláusulas não seja cumprida, tanto o morador como o proprietário podem tomar medidas legais, uma vez que aceitaram honrar os compromissos firmados no início da negociação.

Por essa razão, existe a necessidade de entender quais são os principais tópicos que devem ser contidos nesse contrato de administração de imóveis. Pensando nisso, elaboramos este material para que você tire suas dúvidas. Continue a leitura e saiba mais!

Estipular o valor da locação

O primeiro tópico deve ser relacionado ao valor da locação, estipulado inicialmente pelo proprietário. Caso haja algum acordo entre as partes, deve ser contido no documento.

Imagine a seguinte situação: o locatário solicitou um desconto nos 6 primeiros meses para que eles fossem supridos nos 6 meses seguintes do primeiro ano de contrato. Isso deve ser estipulado e descrito com clareza. Além disso, é recomendado estabelecer um valor de multa referente a esse desconto caso o inquilino saia do local antes do tempo previsto.

É preciso conter no documento, ainda, qual é a data prevista para pagamento, se vai haver cobrança de juros se essa data não for respeitada, entre outros tópicos importantes.

Definir regras de uso

Existe a necessidade de o contrato de administração de imóveis definir regras de uso de forma clara. Normalmente, proprietários proíbem a sublocação, uma vez que o sublocatário não terá o mesmo compromisso com o estado do imóvel ao devolvê-lo para o inquilino.

Além disso, é preciso que o imóvel seja descrito de forma detalhada em uma vistoria, com o objetivo de a pessoa entregar a casa ou apartamento da mesma forma que contratou, evitando prejuízos ao dono do espaço.

Nesse sentido, qualquer dano precisará ser pago, como marcas nos pisos, nas paredes etc. Caso o imóvel tenha sido entregue ao inquilino pintado, é assim que ele deve ser devolvido.

Dados do locador e do locatário

Em um contrato de administração de imóveis, dados de locador e locatário devem ser contidos de forma clara. Nome completo, endereço de residência, documentação (RG ou CPF), estado civil, nacionalidade e uma rubrica da assinatura de ambos em cada uma das páginas. Além disso, no caso de locatários que sejam casados, também é preciso constar as mesmas informações de seus cônjuges.

Em um outro tópico, coloque também qual deve ser a duração do contrato e as multas para caso não seja cumprida. Normalmente, proprietários solicitam um ano como o mínimo, e aviso prévio de um mês depois desse período.

Neste conteúdo, você pôde entender alguns pontos importantes que devem ser contidos em um contrato de administração de imóveis. Por meio dele, ambos terão seus direitos resguardados, além de conservar um bom relacionamento entre as partes. Dessa forma, além de ser uma garantia de que o inquilino vai cumprir com os seus compromissos firmados, é uma forma de prevenir danos ao imóvel.

Se deseja entender um pouco mais sobre assinatura eletrônica de contrato, continue no blog e boa leitura!

Cadastre-se
para receber
conteúdo
exclusivo

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.