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Benchmarking imobiliário: qual a importância e como aplicar?

Em qualquer negócio, há uma gama de estratégias que podem ser utilizadas para melhorar ou agilizar seu desenvolvimento. Uma delas é o benchmarking, que consiste no estudo de seus concorrentes. É importante ressaltar que esse recurso não se refere ao plágio, pois ele preza pela ética e pelo profissionalismo entre as empresas envolvidas.

Seu principal objetivo é o compartilhamento de experiências, sendo perfeitamente possível conhecer a realidade de outros negócios — do mesmo segmento que o seu ou não — e adaptar as ferramentas encontradas à sua. Neste artigo, vamos entender como funciona o benchmarking imobiliário e como ele pode ajudar!

Benchmarking: uma investigação de mercado

Seus concorrentes não são seus inimigos. Ao optar por uma estratégia de benchmarking, eles podem, cientes ou não, se tornar seus parceiros no aperfeiçoamento do seu negócio. Na prática, essa técnica é uma investigação de mercado, ou seja, você vai pesquisar sobre o que as outras companhias estão fazendo para conquistar seus resultados.

Em qualquer área, o benchmarking se mostra muito útil, inclusive para se realizar uma autocrítica. Por meio dessa análise, torna-se possível identificar pontos de melhoria na sua imobiliária, ao compara-la com outras, assim como quais ações podem ser tomadas a fim de eliminar esses problemas.

A importância de fazer benchmarking imobiliário

Um dos objetivos de uma empresa deve ser a busca pela melhoria contínua em seus processos. O benchmarking é um caminho para isso. Ao estudar a concorrência, você vai conhecer e entender as melhores práticas do setor, promovendo um crescimento e expansão no seu próprio negócio.

Sem mencionar que esse tipo de recurso auxilia na economia de gastos e fortalece uma cultura de aperfeiçoamento e profissionalização dos setores (ou seja, das pessoas envolvidas nos processos internos) e do posicionamento da marca, o que se reflete nos serviços oferecidos e, por fim, em sua lucratividade.

Passos para realizar um benchmarking imobiliário

Fazer o benchmarking imobiliário dá menos trabalho que você pensa! Uma de suas vantagens é que ele pode ser aplicado a qualquer momento. O primeiro passo pode ser analisar sua própria empresa.

Análise interna

O que precisa ser melhorado “dentro de casa”? Com o auxílio da gestão, avalie o que pode ser aperfeiçoado em cada setor, quais obstáculos estão impedindo um melhor desempenho… Faça também o processo inverso: pontue o que tem funcionado, mas que pode ser aprimorado.

Estudo da concorrência

Quais imobiliárias são referência na sua região? Selecione as que mais se destacam e comece a pesquisar suas boas práticas. Obviamente nem todas elas serão compatíveis com a realidade do seu negócio, mas o intuito do benchmarking é justamente coletar referências.

Fortaleça seu networking

Essa estratégia também é uma aliada para manter um bom relacionamento com seus concorrentes, por isso, a ética e o profissionalismo são essenciais. Invista na sua relação com profissionais do meio, conversando periodicamente sobre esse tipo de prática e como podem se ajudar mutuamente. Assim, na hora da análise, o contato será mais fácil e fluido.

Adotar o benchmarking imobiliário é uma técnica obrigatória para quem deseja aprofundar seu conhecimento de mercado e do próprio negócio. Não perca a oportunidade de melhorar seus processos e serviços de forma simples e gratuita!

Antes deste artigo, já tinha ouvido falar sobre o benchmarking imobiliário? Aproveite para compartilhar esse conteúdo em suas redes sociais.

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1 Comentário

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