valorização de imóvel

O que mais influencia na valorização de imóvel? Descubra!

A valorização do imóvel está diretamente ligada com a possibilidade de poder cobrar um valor maior de locação. Afinal, os benefícios práticos para a vida de quem está realizando a locação são critérios de avaliação bastante utilizados pelos clientes e que, assim, podem trazer um diferencial na hora de tomar a decisão pelo seu imóvel.

Por isso, pensar em como potencializar a valorização é um investimento essencial que retorna futuramente por meio do valor da locação. Da mesma forma, elementos que prejudicam o apartamento também podem fazer o efeito oposto. Um vidro trincado pode gerar um pedido de abatimento do valor do aluguel, ou dificuldades que uma pessoa aceite assinar o contrato.

Por isso, vamos trazer dicas interessantes para você que deseja investir na valorização do imóvel e aumentar suas chances de fechar um contrato. Boa leitura.

Estrutura

Esse é um dos primeiros pontos que chama atenção por parte dos potenciais clientes. Um imóvel que tenha uma boa aparência, bem conservado e que aparente não dar dor de cabeça para o futuro comprador ou locatário tende a ser um dos primeiros pontos avaliados no processo de escolha.

Afinal, ninguém quer entrar em um local que possa demandar maiores cuidados com manutenções ao longo da sua estadia, não é mesmo? Ele não quer precisar pensar em cuidados com reparos de pisos, instalações hidráulicas, melhorias de acabamentos, entre outros.

Além disso, determinados materiais estão mais intimamente ligados com imóveis de alto padrão, o que pode potencializar as chances de que a pessoa aceite realizar a locação ou compra por aquele valor.

Benfeitorias

Mudanças que tenham sido feitas no espaço para torná-lo ainda melhor também são vistas como valorização, podendo destacar seu imóvel, até mesmo, diante da concorrência de outros imóveis no mesmo condomínio ou região.

Por exemplo, vamos supor que tenham dois apartamentos em um mesmo condomínio que estejam para locação. O seu possui benfeitorias importantes, como instalação de chuveiro a gás, troca de fiação para uma mais moderna, uma quebra de parede para criar um cômodo integrado (como cozinha e sala de jantar).

Esses pontos podem ser diferenciais para que a pessoa opte por seu imóvel e não por outro que, em tese, seria idêntico de partida. Mas não são, porque você fez benfeitorias que o destacou em relação ao outro imóvel, tornando-o mais atrativo.

Outros pontos que auxiliam, aqui, na valorização, são:

  • armários embutidos e planejados;
  • materiais resistentes;
  • vistas;
  • manutenções feitas recentemente;
  • acabamentos de qualidade;
  • arquitetura e design diferenciados.

Segurança

A segurança tem se tornado um fator fundamental para trazer maior confiança por parte do locatário. Por isso, pode ser interessante que você busque medidas que permitam ao cliente a sentir-se mais seguro.

Alguns pontos importantes para isso são:

  • sistemas de alarmes;.
  • monitoramento por câmeras;
  • abertura de portões de forma inteligente (por exemplo, por reconhecimento de placa);
  • sistemas de trancas inteligentes, entre outros.

Mesmo que a região seja segura, isso é importante para uma melhor sensação de quem vai visitar o imóvel. Por isso, invista nesses pontos, que as chances de sucesso serão maiores.

Condições do imóvel

Pontos que depreciem o imóvel podem colocar em risco a rentabilidade do espaço. Por exemplo, a presença de infiltração no banheiro pode fazer com que o valor do local, seja para venda ou para locação, diminua, por questões que possam afetar a saúde e bem-estar dos moradores.

Assim, você pode ter um local incrível, com todo potencial para conquistar clientes, mas que alguns defeitos podem colocar em xeque as possibilidades de conseguir ganhar um maior valor. Por isso, faça as manutenções necessárias, pois são verdadeiros investimentos.

Sustentabilidade

Outro ponto importante é que o imóvel traga elementos para garantir maior sustentabilidade. Isso é fundamental, principalmente, porque os cuidados com proteção do meio ambiente são cada vez mais exigidos pelo público, de modo geral.

Assim, alguns pontos que auxiliam a valorizar o imóvel para isso são:

  • uso de energia solar;
  • reutilização de água para outras atividades (por exemplo, a eliminada no processo de lavar roupas ser aproveitada na caixa de descarga);
  • valorização da iluminação natural, entre outros.

Tecnologia

As tecnologias são hoje uma parte importante da rotina das pessoas, inclusive no ambiente residencial. Por isso, quanto mais elas são adotadas no dia a dia, maiores são as chances de conseguir atrair a atenção de eventuais compradores ou locatários no dia a dia.

A Internet das Coisas é uma grande aliada das rotinas do dia a dia atualmente. Por isso, residências que tenham investido em soluções dessa natureza estão alcançando maior valor.

O uso de sensores para abertura dos portões da garagem por meio de leitura de placas de carro pode ser interessante para garantir mais segurança no seu dia a dia. E os clientes buscam isso.

O mesmo vale para leitores biométricos para liberação de fechaduras da residência, sensores de iluminação que acendem diante da presença no ambiente, entre diversos outros. Esses benefícios podem auxiliar a trazer um maior valor para o imóvel.

Possibilidade de mudanças

Outro ponto é trazer a possibilidade de mudanças e customização de acordo com os interesses do comprador ou locatário. Isso pode ser um fator interessante para que ele escolha o imóvel e, também, valoriza o espaço.

Assim, se há espaço para que a pessoa possa construir um novo cômodo anexo à casa, isso pode ser de interesse dela, por diversas razões pessoais. Por isso, é interessante que você proporcione essa possibilidade, principalmente, nos casos de venda.

A valorização do imóvel é fundamental para que você consiga melhor rentabilidade, seja na venda dele, seja na locação. Por isso, pense que os custos envolvidos são verdadeiros investimentos. Com isso, os valores aplicados terão retornos rápidos.

Os pontos que listamos ao longo deste artigo fazem parte de um dos critérios que auxilia a determinar o valor do aluguel, podendo potencializá-lo. Mas afinal, essas são as únicas possibilidades? Não.

Se você tem dúvidas sobre os critérios que auxiliam a compor o valor do aluguel, leia este artigo e aproveite para tirar todas as suas dúvidas sobre este tema. Com isso, será possível compor um valor justo, que não afaste o cliente e leve ao sucesso no processo de locação.

Cadastre-se para receber conteúdo exclusivo

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.