fbpx
valor taxa selic

Qual o valor taxa Selic e como impacta o mercado imobiliário?

Você pode até não ser um profundo conhecedor da economia, mas certamente já ouviu falar na taxa Selic nos noticiários e nas rodas de conversa entre familiares e conhecidos, não é mesmo? Não é difícil entender as razões para esse assunto ser tão comentado. Afinal, ela tem um grande impacto sobre a situação econômica do país e, consequentemente, sobre nossas finanças pessoais.

Para que você conheça mais sobre o valor da taxa Selic, possa participar das discussões sobre o tema e tomar melhores decisões em relação à forma como utiliza seu dinheiro (principalmente, quando for escolher um imóvel para comprar ou alugar), elaboramos este post. Confira e entenda como essa taxa impacta a vida dos brasileiros!

O que é a taxa Selic e como seu valor é definido?

A sigla Selic significa Sistema Especial de Liquidação e Custódia. Ela é mais conhecida como “juros básicos”, pois serve de referência para outras taxas cobradas pelas instituições financeiras em todo o Brasil. O valor da taxa Selic é determinado pelo Comitê de Política Monetária, o Copom, em suas reuniões que ocorrem durante dois dias, oito vezes por ano.

Isso porque ela é usada para controle da inflação dentro das políticas econômicas adotadas pelo governo federal. Dessa forma, quando os preços sobem (e por consequência, a inflação está em alta), o Banco Central costuma aumentar o valor da taxa Selic, como uma maneira de segurar o consumo.

Já quando a economia está estagnada, normalmente, o Copom reduz a taxa para estimular o crédito. É aí que entra a relação da taxa Selic com as operações de locação, compra e venda de casas ou apartamentos.

Como o valor da taxa Selic impacta o mercado imobiliário?

A compra de um imóvel, por envolver valores altos, tem sido feita por meio de financiamento imobiliário. Como o valor da taxa Selic é usado como base para os juros cobrados pelas instituições financeiras, dá para imaginar como ela influenciará a negociação, certo?

Quando a Selic está em baixa, há melhores oportunidades no mercado, pois os juros cobrados acompanham essa tendência. Assim, a compra de um imóvel se torna mais vantajosa e menos arriscada, sem afetar de forma prejudicial o seu orçamento. O contrário ocorre quando o valor da taxa Selic está alto.

Por que você deve dar atenção à taxa Selic na hora de escolher um imóvel?

O acompanhamento das informações referentes ao valor da taxa Selic é essencial tanto para quem procura um imóvel para comprar quanto para alugar. Vamos explicar melhor: se ela estiver alta, os financiamentos podem sair muito caros.

Por outro lado, talvez os preços dos imóveis caiam, porque a procura será menor. Isso favorece, por exemplo, quem deseja comprar à vista ou tem um bom valor para dar de entrada.

Já quando a Selic está baixa, o mercado imobiliário tende a se valorizar, enquanto as instituições financeiras reduzem as taxas de juros cobradas no financiamento. Então, pode ser uma boa hora para procurar esse tipo de transação.

Se o seu interesse ainda é se manter no aluguel, também é importante acompanhar o valor da taxa Selic. Afinal, ela também influencia os valores de locação, ok?

Portanto, como você viu, é preciso atenção ao noticiário, combinado? O valor da taxa Selic é um dado essencial para que você faça melhores escolhas relacionadas às suas finanças, principalmente, relacionadas à compra ou aluguel de imóveis.

As informações do post foram importantes para você? Então, vale a pena continuar aprendendo, não acha? Saiba como investir em período de instabilidade econômica!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.