fbpx
como-definir-o-valor-do-aluguel - uma miniatura de casa com calculadora

Como definir corretamente o valor do aluguel que será cobrado?

Se você tem imóveis para alugar, proprietário ou imobiliária, você deve saber como definir o valor do aluguel que será cobrado do inquilino. Ter conhecimento sobre isso é muito importante, afinal, o preço é um dos fatores que mais pesam na decisão entre um imóvel e outro.

As variáveis que influenciam no cálculo do valor final para locação são inúmeras e, muitas vezes, imóveis aparentemente idênticos apresentam valores muito diferentes. Nesses casos, a cotação do preço não está atrelada apenas à propriedade em si, mas em muitas outras questões, como localização, idade do imóvel, conservação etc.

Por isso, selecionamos algumas das principais razões que interferem no valor do aluguel. Fique com a gente e saiba o que fazer para avaliar se o preço da sua locação é justo ou não!

Infraestrutura do imóvel

Esse quesito envolve muitos elementos, como a área útil, por exemplo. Se o terreno é grande, mas a casa é pequena, o valor do aluguel acaba sendo reduzido. Outro ponto importante é a quantidade de quartos e banheiros que, muitas vezes, é mais relevante que uma área externa espaçosa. Há quem valorize uma cozinha e lavanderia maiores, tudo depende das necessidades de cada um.

Em um edifício de apartamentos, existem outros pontos a se considerar, como salão de festas, área de lazer, elevador, privacidade e outras que, valorizam ou não o imóvel, dependendo da qualidade das instalações.

Podemos considerar, ainda, a infraestrutura da região no entorno do imóvel, como iluminação, ruas bem asfaltadas, cobertura de internet, logradouros públicos e mais atributos que fazem toda a diferença na qualidade de vida dos moradores.

Segurança do local

O valor do aluguel é sempre muito suscetível quando o assunto é segurança, principalmente em cidades e regiões em que a criminalidade costuma ser alta, ainda mais se tiver exibições frequentes em notícias de telejornais. Sendo assim, áreas com a presença de postos policiais e uma estrutura de vigilância que inspire confiança têm mais chances de valorização.

Em condomínios com portaria 24 horas, alarmes e câmeras de segurança também se espera valores de aluguel mais altos. Além disso, você deve considerar a segurança em torno do local onde o imóvel se encontra, já que isso também faz parte do conjunto de medidas para manter os moradores mais seguros.

Conservação do imóvel

A estrutura das edificações é muito relevante na hora de se escolher onde deseja morar. Por isso, sempre que se decide locar um imóvel, o ideal é fugir da impulsividade e, com a máxima cautela, verificar se as instalações funcionam adequadamente. Observe se há rachaduras nas paredes, infiltrações e danos no revestimento e no acabamento.

Muitas vezes, esses detalhes estão diretamente relacionados à idade do imóvel. Os mais antigos exigem manutenções com mais frequência, então, quanto mais novo o apartamento ou casa, mais chances de estar com a estrutura em dia. Consequentemente, o aluguel também pode ser maior.

Dimensões do imóvel

O cálculo do valor do aluguel também é muito influenciado pelo tamanho da propriedade. Imóveis maiores, seja com a área privativa ou total, tendem a ser mais caros nas mesmas condições de conservação e localização. Os mais antigos, geralmente têm aposentos mais amplos e isso é uma vantagem sobre os mais novos, que já são construídos com muito menos espaço.

Assim, você deve analisar o conjunto de benefícios associados. Se o imóvel é antigo, mas, passou por reformas importantes, pode valer mais a pena que a propriedade nova. É tudo uma questão de detalhes, envolvendo prós e contras que se alinham, dependendo do interesse e da necessidade de cada um.

Por outro lado, lugares com uma arquitetura otimizada, que aproveita melhor os espaços, têm muito mais valor, ainda que o imóvel seja menor. Edificações mais recentes são projetadas com layouts funcionais e versáteis e isso confere mais oportunidades para tornar os ambientes mais personalizados.

Acesso a serviços

Espaços de entretenimento são muito valorizados hoje em dia, principalmente, em grandes centros urbanos e isso onera o valor da locação. Muita gente prefere reunir todos os itens que preencham suas necessidades em um único local. Portanto, antes de locar um imóvel, é importante avaliar o estilo de vida e a rotina diária, a fim de saber se tudo o que o imóvel ou o condomínio oferece realmente faz falta.

Alguns elementos são mais valorizados em condomínios, como: quadras esportivas, piscinas, salões de festas, churrasqueiras, playgrounds, academias, saunas e outros. Assim, para não pagar mais caro por algo que não se usa, é importante analisar se vale ou não a pena pagar a mais.

Localização

Localização é quase tudo, hoje em dia, ainda mais nas grandes cidades. Se o imóvel fica próximo ao centro da cidade, o preço da locação será mais alto que em bairros mais afastados. Além disso, alguns bairrossão mais valorizados, por uma série de fatores, incluindo o padrão dos imóveis, a qualidade de vida, a facilidade de acesso às necessidades de consumo, como farmácias, padarias, hospitais, escolas etc. Tudo isso acrescenta valor aos imóveis e influencia o preço.

Momento do mercado imobiliário

Como acontece em qualquer segmento de negócio, a demanda no mercado imobiliário também determina os custos do aluguel. Então, se o momento é de baixa demanda, com muitos imóveis disponíveis para locar, o preço será ajustado para essas condições.

Sendo assim, os proprietários tenderão a alugar por valores menores para não deixar seus imóveis vazios, principalmente, quando se trata de apartamento, onde o custo do condomínio acaba ficando por conta do dono da unidade.

Contudo, se o momento é de muita procura e pouca oferta, a situação se inverte e o preço sobe, uma vez que um número maior de candidatos à locação estará na disputa pelas melhores ofertas.

Diferenciais da propriedade

Quanto a esse quesito, os detalhes que influem no valor da locação estão mais atrelados ao apelo estético e algumas melhorias a mais, que garantem maior bem-estar, embora não sejam imprescindíveis para o conforto básico. São detalhes de acabamento, como janelas grandes, iluminação especial, espaço gourmet, acústica do local, banheiras de hidromassagem e outras regalias.

Hoje em dia, o conforto acústico e a incidência solar são dois fatores que influenciam muito na decisão de alugar um imóvel. Esses pormenores determinam não apenas o preço da locação, mas, também, a permanência do locatário no imóvel. Sabemos que a qualidade de vida é fortemente impactada por essas questões e muita gente prefere pagar mais para ter tranquilidade.

Outro diferencial importante pode estar relacionado à mobília, ainda mais no caso de móveis planejados e com estado de conservação bom. Apartamentos mobiliados, geralmente têm de 20 a 30% a mais de valor, uma vez que proporcionam mais praticidade, já que o locatário não precisará se incomodar com a aquisição de móveis, nem arcar com custos de mudança.

Então como definir o valor do aluguel de forma justa?

Para se fazer um cálculo justo e adequado, é preciso levar todos esses detalhes em consideração. Isso é fundamental para se chegar a um preço correto, já que as consequências de uma aferição de valores errônea podem levar a prejuízos para ambas as partes. Se o preço fica abaixo do que realmente vale, o proprietário pode ter prejuízos deixando de receber o que é justo, além de correr o risco de retomar um imóvel deteriorado.

Saber avaliar valor de aluguel é determinante para que ninguém saia prejudicado em uma transação de locação. Em um primeiro momento, pode parecer simples entender quando o preço está fora dos parâmetros, mas, se você considerar todos os detalhes que apontamos, perceberá que existe muita coisa para se colocar na balança. Por isso, é sempre bom atentar para cada um dos pontos acima expostos e garantir um contrato justo para todos os envolvidos.

Agora que você já tem mais clareza sobre os fatores que influenciam a precificação de uma locação, que tal dar uma conferida nas 3 ferramentas que podem ajudar a alugar imóveis com mais agilidade? Confira!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.