fbpx
tipos de apartamento

Conheça os principais tipos de apartamento!

Você conhece os principais tipos de apartamento existentes? Ao buscar por um novo imóvel, é preciso levar em consideração alguns pontos importantes. Entre eles, a localização, uma vez que este ponto vai impactar diretamente no deslocamento diário e também na qualidade de vida dos moradores.

Além disso, é preciso avaliar as necessidades das pessoas que vão residir nesse espaço, bem como o tamanho da família(e se há planos para que ela possa crescer). Assim, você tem a oportunidade de encontrar um apartamento que tenha o tamanho ideal para a sua realidade, o que aumenta as chances de ele atender às suas expectativas.

Nesse sentido, conhecer os tipos de apartamento deve ser uma das etapas no momento de analisar em qual imóvel morar. Elaboramos este texto para que você tire suas dúvidas sobre esse assunto. Continue a leitura e saiba mais!

Padrão

Também conhecido como apartamento tipo, este é um dos modelos mais conhecidos. Entre os diferenciais do padrão, destaca-se especialmente o fato de que ele é bastante versátil. Normalmente, conta com 2 ou 3 quartos, além de ter divisórias bem definidas, com banheiro, sala e cozinha. Ou seja, atende desde pessoas solteiras, estudantesque desejam começar sua vida ou até mesmo para casais que tenham até dois filhos (ou mais, dependendo da quantidade de cômodos).

Por essa razão, é um dos mais procurados e vendidos no mercado imobiliário, além de haver uma maior facilidade de encontrar bons produtos que tenham essa característica. 

Ele também se destaca por contar com um ótimo custo-benefício, o que acaba influenciando na decisão de muitas pessoas ao optar por ele. É um imóvel que não foge do tradicional, mas é uma excelente opção para quem vai adquirir o primeiro espaço.

Duplex

Para quem deseja um espaço mais amplo, certamente o duplex é o mais indicado. Porém, a primeira diferença em relação ao padrão está justamente no preço: por conter uma área maior, o valor também é mais elevado.

Entre as principais vantagens, além da ampla metragem, que costuma ser duas vezes mais do que um imóvel comum, os apartamentos duplex contam com vistas privilegiadas, uma vez que grande parte deles está localizada na cobertura

Além disso, apartamentos duplex costumam ser mais flexíveis caso deseje realizar uma obra. Ou seja, se você é daquele tipo de pessoa que gosta de fazer alterações constantes em seu espaço, esse imóvel contribui para um planejamento mais livre da reforma.

Triplex

Tem características bastante similares ao duplex. Como o próprio nome já diz, em vez de dois andares, o morador terá três à sua disposição. Ou seja, é indicado para quem realmente tem uma família maior e busca por espaço.

Outro ponto que merece a atenção é o preço. Nesse tipo de planta, os dois primeiros andares costumam ser da própria casa, enquanto o terceiro é dedicado ao lazer dos moradores. Nesse sentido, é um imóvel com preço mais elevado.

Por essa razão, deve-se destacar sobre a necessidade de avaliar o seu orçamento antes de fazer qualquer tipo de investimento, de modo que compre um produto que atenda às suas expectativas, mas que não comprometa as finanças de sua família.

Loft

Os tipos de apartamento apresentados mais acima são ideais para quem busca por um espaço mais amplo, com a presença de muitos cômodos. Já o loft, apesar de ser um tipo com espaços maiores, conta com um conceito diferenciado. Nele, há a presença de um pé-direito mais elevado e um ar mais industrial, justamente pela sua origem. Na década de 1960, em Nova Iorque, prédios industriais começaram a ser habitados, trazendo um conceito de um único espaço para a moradia.

É ideal para pessoas solteiras ou para recém-casados sem filhos, pois conta com características que facilitam de forma significativa o dia a dia dos moradores. Além disso, possibilita a criação de múltiplos espaços, como um ambiente para leitura, outro para TV, entre outras alternativas (a depender do gosto do morador).

Além da ausência de divisórias, outra característica importante dos lofts é a presença de itens industriais, como colunas rústicas. Se você deseja uma estrutura mais “diferenciada” em seu novo apartamento, certamente vai se interessar!

Kitnet

As kitnets apresentam um espaço mais compacto, e também são indicadas para quem mora sozinho ou para casais. Entre os principais diferenciais desse tipo de apartamento, destacam-se especialmente os valores mais baixos, além de uma boa localização. Normalmente, estão presentes nos grandes centros das cidades, sendo a alternativa encontrada para que o mercado imobiliário possa atender à alta demanda populacional.

Além disso, por ser um ambiente pequeno, é relativamente mais fácil de decorar. Você terá que se preocupar com poucos cômodos no momento de personalizá-lo e deixar com o seu estilo. Destacamos, ainda, o fato de que as kitnets são aconchegantes, além de proporcionar mais praticidade para o dia a dia dos moradores.

Flat

O flat é o imóvel que mais se diferencia dos tipos de apartamentos apresentados mais acima. Pouco maior do que um quarto de hotel, é um serviço oferecido em centros urbanos que traz as mesmas praticidades de um hóspede, como refeições inclusas na diária (a depender do estabelecimento), limpeza contínua, lavanderia, entre outras facilidades.

Quem opta por essa locaçãousufrui de um quarto um pouco maior do que um espaço comum de hotel, o que contribui para trazer um ar mais intimista e de lar ao ambiente. Outro ponto de destaque dos flats está relacionado ao espaço de lazer oferecido pelo hotel, pois o morador terá amplo acesso à estrutura e áreas comuns. Sendo assim, para quem frequenta clubes e academias e mora sozinho, pode ser uma alternativa interessante para economizar nessas mensalidades.

Neste material, você pôde conhecer alguns dos principais tipos de apartamento, quais são as suas características e o que considerar ao escolher por algum deles. Conforme explicado, além de entender sobre esses produtos existentes, não deixe de fazer um estudo detalhado sobre as suas necessidades. Assim, conseguirá filtrar de forma mais efetiva quais são os imóveis que vai visitar, contribuindo para que esse processo seja concluído em um período de tempo menor.

Gostou deste material? Para ter acesso a outros conteúdos como este, basta assinar nossa newsletter e recebê-los diretamente em sua caixa de entrada!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.