fbpx
Tamanho de apartamento

Tamanho de apartamento: como escolher?

O tamanho de apartamento é um dos fatores que mais deve ser levado em consideração na hora de adquirir seu imóvel, sendo ele um dos responsáveis por promover conforto e comodidade para todos que vão residir no local. 

Porém, diante de todos os processos que envolvem a aquisição de uma nova moradia e da dificuldade em determinar se aquele espaço é o ideal, essa questão pode passar despercebida, correndo o risco de gerar algum transtorno futuramente.

Para auxiliar nesse aspecto, preparamos um conteúdo com alguns métodos que podem ser adotados na hora de definir se o tamanho do imóvel é ou não compatível com o número de pessoas que vão morar nele. Quer saber mais? Então, continue sua leitura!

Analise a área construída do local

Antes de mais nada, é necessário conhecer a área construída do apartamento. Para empreendimentos de três quartos, o tamanho costuma variar entre 70 e 150m², o que pode ser considerado bom, já que proporciona mais espaço aos cômodos e a quantidade de dormitórios elimina a necessidade de divisão de quartos — caso você tenha dois filhos, por exemplo.

Considere a idade dos filhos

Existem no mercado opções de apartamentos menores (de 56 a 86m²), para quem está com orçamento mais apertado, porém, dificilmente eles terão mais do que dois dormitórios, fazendo com que possam surgir alguns problemas no futuro — considerando uma famíliacomposta por quatro pessoas.

Enquanto mais novos dificilmente os filhos se sentirão incomodados em dividir o espaço, porém, à medida que forem crescendo, a necessidade de privacidade pode atrapalhar o convívio da família.

Determine o período de moradia

Um imóvel costuma ser um investimento para longo prazo, portanto, é importante avaliar bem suas expectativas para o futuro e o tempo que pretende ficar nele. Uma pessoa solteira ou um casal novo, por exemplo, pode viver bem em um apartamento menor, com previsão de mudanças para um maior no futuro, à medida que a família for crescendo.

Para quem tem uma família já constituída, o empreendimento escolhido pode se tornar permanente, sendo interessante a busca por apartamentos mais bem estruturados e mais bem localizados, atendendo às necessidades de todos os moradores. Aqui, não só o tamanho do imóvel importa, mas também fatores como: segurança, área de lazer, vizinhança, comércio local, distância até o trabalho, devem ser levados em consideração.

Planeje a decoração com antecedência

Outro fator importante antes de decidir pela aquisição do apartamento é avaliar se ele será compatível com o estilo de decoraçãoque deseja para ele. É interessante colocar no papel tudo que você pretende integrar aos cômodos para saber se terá espaço ou até mesmo se vai combinar com a disposição dos cômodos.

Usando os quartos como exemplo: caso você pretenda colocar uma cama king size, precisa de um espaço maior no ambiente, para que não fique muito apertado e atrapalhe a locomoção dentro dele. Soma-se isso ao guarda-roupa ou uma cômoda, as coisas podem ficar complicadas se o quarto for pequeno.

Escolher o tamanho de apartamento ideal pode ser uma tarefa que exige esforço, sendo necessário que algumas visitas ao local sejam feitas, para descobrir na prática se aquele espaço será suficiente para você e sua família. Com isso, se torna muito mais fácil obter sucesso na aquisição, aliando preço ao conforto necessário para uma vida confortável.

Se você gostou desse conteúdo e ainda tem alguma dúvida acerca do assunto, deixe nos comentários para que possamos esclarecer para você!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.