simulador de valores

Como usar um simulador de valores?

No momento de buscar por um imóvel para morar, existe a necessidade de o inquilino ter uma atenção especial ao seu planejamento financeiro. Afinal, o valor do aluguel precisa encaixar junto às outras despesas, de modo que todos os custos essenciais sejam quitados sem grandes dificuldades por parte das pessoas. Assim, é possível ter qualidade de vida, além de poder usufruir de comodidades que a família deseja, seja de lazer, seja de compras de bens. Nesse sentido, o simulador de valores se destaca.

Pensando nisso, elaboramos este material para que você entenda do que se trata esse conceito, além de conferir como você pode utilizar outras estratégias para passar o mês com tranquilidade. Continue a leitura e saiba mais!

O que é o simulador de valores?

Ao alugar um imóvel, é comum que os seus dados passem por uma análise de crédito. Afinal, é por meio dela que o proprietário e a imobiliária terão uma garantia mais precisa de que você honra com os compromissos financeiros, além de avaliar com exatidão o seu score de crédito e o histórico de contas.

Com a aprovação dos dados na análise, a negociação pode ser feita entre futuro inquilino e proprietário, de modo que faça um acordo que traz benefícios para ambas as partes. No entanto, uma dúvida comum entre as pessoas está no fato de não entenderem se os seus dados serão aprovados pela empresa em questão, gerando uma certa ansiedade até que a imobiliária ofereça um retorno.

É justamente para isso que o simulador de valores serve: para trazer um panorama prévio da sua situação. Para isso, alguns passos devem ser seguidos:

  • preencha o formulário com as informações necessárias. Tenha em mãos seus principais documentos, uma vez que essa atividade vai facilitar o trabalho como um todo. A partir disso, basta clicar no campo “simular”;
  • caso haja uma aprovação prévia da simulação, você vai receber um certificado por e-mail autorizando alugar com a garantia da CredPago. A validade é de 15 dias;
  • a partir disso, basta encontrar uma imobiliária parceira e apresentar o certificado;
  • por fim, a imobiliária vai conferir os dados no sistema e você tem a oportunidade de alugar sem fiador.

Porém, é preciso levar em consideração que essa é uma modalidade de garantia locatícia. Ou seja, o resultado não vai garantir que o cadastro seja aprovado, uma vez que se trata de uma simulação.

Como conseguir alugar um imóvel com mais facilidade?

Nesse sentido, o ideal é que você entenda as principais dicas para conseguir alugar um imóvel com mais facilidade. Por essa razão, selecionamos algumas sugestões que podem ser práticas para o seu planejamento. Confira!

Tenha o nome limpo

A primeira preocupação é com o nome limpo. Caso os seus dados estejam negativados junto ao SPC, você será impedido não apenas de alugar um imóvel, como em diversas outras facilidades encontradas no mercado.

Entre elas, a possibilidade de parcelar um número maior de vezes nas lojas, a oportunidade de contar com financiamento de imóveis ou de crédito, além de conseguir outros tipos de serviços na instituição bancária em que você tem conta.

Por essa razão, é essencial manter as contas em dia para que as lojas não lancem seus dados junto aos órgãos de proteção de crédito. Caso isso tenha ocorrido, o ideal é entrar em contato e tentar uma negociação.

Assim que a dívida for renegociada, mesmo que o pagamento seja em parcelas, a empresa tem até 5 dias úteis para tirar os seus dados desses portais, o que aumentará as chances de o seu crédito ser aprovado.

Conte com um bom planejamento financeiro

Para que essa situação não ocorra, o ideal é contar com um bom planejamento financeiro. Visando alcançar esse objetivo, algumas dicas podem ser seguidas. A primeira delas é entender quais são seus gastos fixos e variáveis mensais. Enquanto o primeiro trata-se daqueles que não sofrem variações, o segundo, como o próprio nome já diz, conta com valores distintos em diferentes períodos.

Entre os fixos, destacamos o próprio valor do aluguel, a mensalidade da escola das crianças, o valor da internet, entre outros. Já os variáveis se referem à conta de luz, ao gasto com supermercado etc. Porém, é possível obter uma média mais exata até mesmo dos variáveis quando conta com um bom planejamento, uma vez que não há muita discrepância de um mês para o outro.

A partir desse controle, há a possibilidade de reduzir gastos e ter uma atenção maior quanto às compras desnecessárias efetuadas ao longo dos dias.

Pesquise diferentes alternativas de imóveis

Na análise de crédito realizada pelas imobiliárias, é comum analisarem quanto a pessoa ganha mensalmente. Afinal, o preço do aluguel vai ter uma influência direta no orçamento. Caso o valor esteja próximo da renda mensal familiar, provavelmente vai haver um impedimento nesse sentido.

Sendo assim, o ideal é entender quais são as principais rendas da família ao longo do mês e as opções de imóvel que melhor se encaixam em sua realidade. Não se esqueça que o valor do aluguel não será a única despesa nesse sentido. É preciso levar em consideração também o preço do condomínio e do IPTU, visando chegar ao valor mais próximo possível das contas que terá durante o seu contrato.

O indicado é que esses valores não ultrapassem 30% de sua renda. Nesse sentido, basta dividi-la por 3 e buscar por aquele imóvel que preencha esse requisito.

Leia bem o contrato

Por fim, tenha atenção quanto ao contrato efetuado. Assim, você entenderá de maneira mais clara quais são seus direitos e deveres, e também do proprietário. Para evitar problemas futuros, o ideal é contar com o apoio de uma empresa qualificada, uma vez que profissionais poderão tirar as suas dúvidas e ainda intermediar as negociações.

Neste material, você pôde conferir um pouco mais sobre o que é o simulador de valores CredPago, quais são os seus diferenciais, além de conferir o modo mais indicado de utilizá-lo. Conforme abordado, o ideal é contar com um bom planejamento, além de se preocupar com as contas nas mais diversas esferas. Assim, além de conseguir alugar um imóvel com facilidade, vai conquistar outras oportunidades no mercado.

Ficou interessado em conhecer essa ferramenta? Continue no site e faça a sua simulação!

Cadastre-se para receber conteúdo exclusivo

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.