O que é preciso saber sobre renovação de contrato de aluguel?

Compartilhar a notícia

Existem algumas estratégias para garantir a renovação no contrato de aluguel. Aprenda neste post e fidelize seus clientes.

19 de março de 2024

Autor Time Loft
Atualizado: 20 de março de 2024 6 min de leitura
credihome crédito imobiliário home equity e financiamento imobiliário

A renovação de contrato de aluguel é um procedimento que permite que o inquilino se mantenha no imóvel por mais tempo após o prazo combinado de permanência com o proprietário. O proprietário, nesse caso, pode optar ou não pelo aditivo contratual, mesmo assim, é muito importante estar atento a como ocorre o trâmite de atualização.

A negociação pode ser delicada e, para que haja consenso entre as partes, é fundamental ter regras e cláusulas bem-especificadas no acordo para que ninguém saia prejudicado. Contar com o apoio de uma imobiliária pode auxiliar nesse momento, pois será possível ter um processo mais ágil e menos burocrático.

Acompanhe a seguir e entenda como funciona a renovação de contrato de aluguel e como o inquilino deve se preparar da melhor forma para a situação. Confira!

O que é a renovação de contrato de aluguel?

A renovação do contrato de aluguel é um documento que permite que o locatário estenda o prazo de saída do imóvel, sem necessidade de formalização. Para ter direito à atualização, é preciso que o inquilino solicite o período a mais de permanência antes do vencimento do contrato anual.

No entanto, o proprietário pode requerer mudanças em algumas cláusulas, por exemplo, em relação ao valor da locação. De qualquer maneira, a Lei do Inquilinato prevê as regras e diretrizes que devem ser seguidas pelo locador ao estabelecer a nova cobrança.

No momento da renovação, o locatário e o proprietário podem recombinar o período de permanência de acordo com as necessidades das partes. Não há a necessidade de pagar o caução ou apresentar fiador novamente para renovar o contrato de aluguel, porém o valor anteriormente cobrado deve permanecer sendo aplicado.

Basicamente, o procedimento de renovação é feito por meio de um documento separado que o inquilino deve elaborar em conjunto da imobiliária ou empresa seguradora, assim que o contrato de aluguel vigente vencer. Caso as partes não entrem em acordo sobre o valor reajustado ou em relação a alguma cláusula, ambas podem cancelar a renovação.

Nesse caso, o locatário deve devolver o imóvel imediatamente, realizar a vistoria de saída e acertar os débitos e contas vencidas e a vencer. A entrega das chaves, da mesma forma, são feitas de acordo com o que foi combinado no contrato de aluguel com o proprietário.

Como o procedimento funciona?

De acordo com a Lei do Inquilinato, o valor do aluguel deve ser reajustado anualmente, seguindo um indicador de mercado definido no contrato de locação. No processo de renovação, o locador pode seguir com a mesma correção anual ao realizar a atualização ou solicitar uma revisão do valor para adequar o aluguel à realidade do mercado.

Cabe ao locatário avaliar se estará disposto a assinar o novo acordo com o valor ajustado ou se deseja encerrar o contrato e procurar outro imóvel. Na negociação, a solicitação de reajuste pode ultrapassar as possibilidades do inquilino, assim, é possível optar pela não renovação e entregar a unidade. 

Para ter boa uma negociação entre as partes, o proprietário e o locatário devem entrar em acordo sobre o percentual de reajuste para o próximo período de atualização contratual. O documento prevê um período de validade de, geralmente, 30 meses, além do reajuste anual de valores para cobrir as perdas com a inflação e a valorização do imóvel.

No último mês do período de um ano do documento, a imobiliária deve informar ao inquilino o reajuste e outros valores que possam ser acrescidos na correção do contrato. Ao final da vigência, o contrato de locação pode ser automaticamente renovado, no entanto, é preciso que conste uma cláusula específica para esse fim. 

Ainda de acordo com a Lei do Inquilinato, a renovação pode ocorrer pelo mesmo período do acerto original, tendo validade desde que o inquilino não oficialize, 30 dias antes do final do acordo, a decisão de devolver o imóvel ao proprietário. 

Anúncios

Como se preparar para o processo de atualização de contrato?

Para que o procedimento ocorra da melhor forma, é fundamental sempre verificar as cláusulas do contrato que regem os direitos e deveres do inquilino para não ser surpreendido com cobranças indevidas ou que tornem o valor do aluguel mais alto. Além disso, é fundamental deliberar um prazo mínimo de duração do acordo e negociar um valor para a multa em caso de descumprimento da data de desocupação.

Outro cuidado essencial é observar quais são as penalidades caso o contrato de locação não seja seguido por alguma das partes, sobretudo em casos de rescisão antecipada. Nesse caso, deve ser pago um valor equivalente a três meses de aluguel. O mesmo vale para atrasos no pagamento, que pode acarretar juros moratórios para o inquilino.

A documentação do imóvel também deve estar em dia para que a renovação possa ocorrer sem problemas. Para evitar imprevistos, o indicado é contar com o auxílio da imobiliária para que as novas condições e cláusulas do aditivo contratual sejam esclarecidas e bem definidas para a segurança do locatário e do proprietário.

Para formalizar a atualização, pode ser que a imobiliária solicite a apresentação de documentos e comprovantes do inquilino. Geralmente, o locatário deve atestar sua renda atual e refazer a garantia locatícia. Nas locações por fiador, pode ser requerida a renovação dos dados do participante no contrato, assim como do imóvel. 

Como acontece a renovação do contrato da garantia com a CredPago?

Apenas com tudo acertado e devidamente detalhado é que se torna possível ter clareza dos direitos e deveres de cada parte envolvida no contrato. Assim, é imprescindível ter atenção ao que será estabelecido para o novo período, definindo regras claras no documento.

Para que o processo de renovação de contrato de aluguel ocorra de forma benéfica para o proprietário e o inquilino, é muito importante contar com apoio profissional para que as partes possam atestar qualquer irregularidade observada no procedimento. Em alguns casos, é possível que o locador solicite o reajuste do valor do imóvel, mesmo assim, o locatário tem o direito de negociar para entrar em um acordo que seja bom para ambos os envolvidos.

Que tal continuar lendo sobre como ter mais sucesso no ramo imobiliário? Seja um parceiro da Loft/ Fiança de Aluguel.

Bateu aquela dúvida na matéria que você leu? Deixe nos comentários que o Time Loft responde!

Tags

Deixe seu comentário

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.