corretor de imóveis

Quanto ganha um corretor de imóveis?

Saber quanto ganha um corretor de imóveis é fundamental para entender as possibilidades financeiras e conhecer melhor como é a carreira no mercado.

O mercado imobiliário é um setor movimentado, desafiador e repleto de oportunidades, por isso, tem despertado o interesse de muitos profissionais. É um segmento que pode oferecer boa remuneração, mas afinal, quanto ganha um corretor de imóveis? 

Um dos principais fatores analisados ao decidir seguir uma carreira em determinada área é a média salarial ao longo da evolução profissional. Dessa forma, atuar como corretor de imóveis pode ser uma boa alternativa para fazer o que gosta e conseguir um bom salário.

Se você deseja entender melhor o assunto para planejar a sua carreira com maior precisão, este post vai ajudar! Continue lendo e veja uma média de quanto ganha um corretor de imóveis, além das competências necessárias para o profissional e outras informações relevantes!

Quais as principais funções do corretor de imóveis?

A rotina de um corretor de imóveis é dinâmica e vai além de apenas apresentar casas e apartamentos aos clientes. Os profissionais devem oferecer atendimentos abrangentes e esclarecer todos os detalhes dos processos de locação ou venda de imóveis.

Nesse sentido, as principais funções executadas pelos corretores são:

  • atender o cliente e entender as suas necessidades;
  • apresentar imóveis e realizar visitas com o cliente;
  • detalhar todo o processo de compra ou locação;
  • domínio sobre questões documentais e legais;
  • apresentação dos planos financeiros e contratuais;
  • auxiliar o cliente em toda a transação imobiliária;
  • prospectar clientes (captação de imóveis) e realizar o marketing imobiliário;
  • oferecer atendimentos humanizados e contribuir com sucesso da imobiliária.

Quais as formas de remuneração de um corretor de imóveis?

Os corretores de imóveis podem trabalhar com modalidades diferentes, como contratado por uma imobiliária ou por conta própria. Desse modo, é uma área que proporciona flexibilidade para atender diversos tipos de perfil profissional, o que é muito importante para a carreira.

Veja mais sobre as duas modalidades de trabalho de um corretor de imóveis!

Corretor autônomo

Os corretores autônomos são aqueles que trabalham sem nenhum vínculo com uma imobiliária, por isso, são responsáveis por prospectar os próprios clientes. Nesse contexto, é uma forma de trabalho em que o corretor é dono da própria rotina, por outro lado, ter um bom networking e carteira de clientes é essencial.

Corretor de imobiliária

Por outro lado, os corretores que desejam ter maior segurança podem atuar como contratados das imobiliárias, prestando serviços exclusivos. Dessa forma, os profissionais podem ter um salário fixo ou receber uma porcentagem sobre as negociações, seja de locação ou venda.

Existe diferença na renda entre locação e vendas?

As transações realizadas pelos corretores de imóveis são basicamente a venda e locação de imóveis residenciais e comerciais. Nesse sentido, a porcentagem de comissão varia de acordo com o valor, tipo de negociação e se é uma negociação na imobiliária ou autônomo.

Normalmente, a renda entre venda e locação funciona da seguinte forma:

  • vendas: comissão de aproximadamente 6% em imóveis urbanos e 10% em imóveis rurais;
  • locação: o valor da comissão pode ser um percentil da primeira parcela do aluguel ou mensal, em torno de 5 a 10%.

É importante salientar, que se o corretor de imóveis trabalhar com uma imobiliária ele deve dividir a comissão com a empresa. Dessa forma, a comissão será menor e de acordo com as regras e procedimentos adotados pelas imobiliárias, por isso, o valor do salário pode variar.

Existe um salário mínimo para o corretor de imóveis?

Os corretores de imóveis não têm um salário fixo na maioria dos casos, no entanto, algumas imobiliárias adotam o modelo CLT e pagam o salário mais comissões. Sendo assim, não há um salário mínimo para os corretores, embora exista tramitações no Governo para estabelecer um piso salarial para os profissionais.

Quanto ganha um corretor de imóveis em média?

O salário de um corretor de imóveis depende da experiência, porte da imobiliária e volume de negociações concretizadas. Em vista disso, os corretores podem iniciar com uma média salarial de R$ 2.000,00 e com possibilidades de chegar a valores R$ 4.000,00 com o tempo.

Além disso, o CRECI – Conselho Regional de Corretores de Imóveis estabelece em cada estado os valores e honorários para cada negociação realizada pelos corretores. Por isso, é outro fato que influencia diretamente no salário mensal recebido pelos profissionais, sejam autônomos ou contratados.

Quais as competências e capacitação para corretores?

Além da capacitação técnica, os corretores de imóveis devem desenvolver habilidades e competências específicas, que são imprescindíveis para o exercício da função. Em outras palavras, são características marcantes e necessárias para promover o sucesso profissional no setor imobiliário.

Diante disso, algumas das principais competências dos corretores são:

Além disso, para trabalhar como corretor de imóveis é preciso ter o registro CRECI – Conselho Regional de Corretores de Imóveis. Para isso, passar pela capacitação técnica é indispensável, seja em nível superior, como o Bacharel em Ciências Imobiliárias, ou a nível técnico, em gestão imobiliária ou Transações Imobiliárias.

Você pode notar, que saber em média quanto ganha um corretor de imóveis é um passo importante para começar sua carreira e definir seus objetivos. Por isso, não deixe de se preparar para aproveitar a oportunidade e construir uma trajetória promissora e lucrativa. Gostou do post? Agora que você já sabe quanto ganha um corretor de imóveis em média, o que acha de continuar aperfeiçoando seus conhecimentos sobre a profissão? Não perca a oportunidade e leia agora mesmo um passo a passo para tirar CRECI!

Cadastre-se
para receber
conteúdo
exclusivo

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.