Como fazer uma proposta de locação de um imóvel

Compartilhar a notícia

Como negociar o valor do aluguel do imóvel? Saiba como fazer uma proposta de locação e apresentar ao proprietário

21 de março de 2024

Autor Time Loft
Atualizado: 21 de março de 2024 6 min de leitura
sair-do-aluguel-tabuleiro-de-xadrez-loft

Procurar um imóvel não é uma tarefa simples. Encontrar um lugar com uma boa localização, espaço suficiente para toda a família e preço que caiba no seu bolso nem sempre acontece na primeira tentativa. É por isso que quando esse match ocorre, é preciso se antecipar e conversar com o proprietário (ou com o corretor responsável) para agilizar a reserva e assegurar a disponibilidade do local.

Em alguns casos, reter o imóvel é possível, embora haja algumas condições para resguardar o dono da propriedade e a empresa envolvida, quando há uma. Em outros, não é possível negociar. Nesse artigo vamos falar sobre proposta de locação, como ela deve ser levantada e quais informações não podem faltar. Continue a leitura!

O que é uma proposta de locação?

Abrir mão de um contrato formal é um risco não apenas para quem quer alugar, mas para quem aluga. Formalizar todos os termos e condições é essencial para manter uma boa relação entre as partes, garantindo que seus direitos e deveres estejam resguardados por todo o tempo de parceria.

No caso da proposta de locação, assim como um contrato de compra e venda no caso de um financiamento, são estabelecidas todas as informações pertinentes a negociação, como valores e prestações, os dados relacionados ao imóvel e a penalidade caso as instalações deste sejam lesadas.

Uma vez que o futuro inquilino e o proprietário concordam com o que está escrito, o documento é assinado e deve ser autenticado em um cartório, para conferir fé judicial. Dessa forma, assegura-se que, em meio a uma irregularidade, cada um tenha seu fundamento de defesa.

Quais informações devem constar na proposta de locação?

Primeiro, o possível inquilino deve considerar que está redigindo uma proposta para alguém que ele não conhece, ou seja, deve incluir todas as informações necessárias sobre si. Para começar, é preciso destacar:

  • seu nome completo;
  • o que você faz (sua profissão);
  • quantas pessoas moram em sua casa (e se mudarão junto), se são seus familiares, amigos etc. Nessa parte, é bom especificar se tem crianças e animais de estimação – ou se pretende tê-los em breve.

Depois, se o autor da proposta já conhece o valor pedido pelo imóvel e deseja negociá-lo, esse é o momento. Alguns corretores recomendam que o máximo de desconto solicitado seja de 20%. Por exemplo, se o preço do aluguel for R$700, não sugira pagar menos de R$560.

Há algumas condições que podem facilitar o aceite do dono do imóvel. Uma delas é o período do contrato. Quando o inquilino demonstra interesse em passar mais tempo no imóvel (de 3 a 5 anos, por exemplo), seu pedido ganha mais credibilidade. Quando existe um corretor, o ideal é que converse com ele para já se antecipar quanto ao que o inquilino pode aceitar ou não.

Outros pontos que devem constar na proposta são: a data prevista da mudança caso o contrato seja aceito e as garantias, como se vai haver um fiador, caução, título de capitalização etc. No fim, o interessado também pode especificar um prazo desejável de retorno do proprietário.

Anúncios

Como fazer uma proposta de locação?

Agora que já está claro quais são as informações essenciais na proposta do aluguel, resta pontuar algumas dicas para torná-la mais atraente aos olhos do proprietário. Siga-as corretamente e aguarde seu esperado sim. O primeiro passo é fazer uma visita ao imóvel a fim de se certificar de que ele é realmente a escolha certa para você e sua família. Tanto o interessado quanto o dono do imóvel devem precisar estar interessados em fechar negócio.

Mudanças no local

Ao fazer a visita, é possível que tenha encontrado pontos de melhoria. Às vezes, são simples, questões de aperfeiçoamento, e outras, de conserto, que são, na verdade, de responsabilidade do proprietário e, de preferência, devem ser modificados antes que a mudança ocorra.

No primeiro caso, uma das exigências pode ser uma nova pintura ou o reparo de algum móvel planejado. Na proposta, é possível alinhar com o proprietário sobre o que se deseja alterar, como uma estratégia para reduzir o valor do imóvel, ainda que temporariamente.

Renovação e rescisão

Uma das cláusulas mais importantes em um contrato como esse é o que fala sobre rescisão. Se o inquilino precisar sair do imóvel antes da data prevista ou se o proprietário precisar que o primeiro o desocupe, isso deve ser especificado no documento. Não apenas as circunstâncias, mas o tempo de carência que o morador vai ter se precisar desocupar o local.

Também precisa ser acertado o preço da multa caso isso aconteça, de modo que ambos estejam protegidos. No caso da renovação, é necessário estabelecer se ela será compulsória ou não.

Negociação do aluguel

Geralmente, quando o dono do imóvel define um preço de aluguel, ele entende que a outra parte vai sugerir uma contraproposta. Ciente disso, ele e o corretor já têm uma margem para a concessão de descontos a partir do valor anunciado. Então, como alguém que está interessado e fazendo uma proposta, não tenha medo de negociar.

Apenas tenha bom senso e se certifique de sugerir algo razoável, considerando os benefícios do lugar. Uma vez que o preço seja acordado por ambos, também é preciso deixar claro o reajuste, quando ele vai acontecer e de quanto será (ou uma previsão), para que o morador não seja surpreendido.

Ao finalizar a proposta, o interessado pode anexar referências pessoais e profissionais, ou mesmo extratos bancários, que lhe dê respaldo e demonstre ao proprietário que ele tem condições de arcar com os custos da negociação. Muitos proprietários se tornam mais favoráveis a descontos ao perceber a boa vontade e bom histórico dos futuros inquilinos.

Com a CredPago, o inquilino não precisa se preocupar com fiador, caução nem comprovação de renda na hora de fechar a negociação do seu imóvel. Nosso portal disponibiliza uma série de imobiliárias parceiras, que atendem em condições exclusivas e facilitam todo o processo do aluguel, considerando sua condição de pagamento e preferências.

Nós podemos lhe ajudar a fazer sua proposta de locação agora mesmo! Entre em contato com a gente! 

Bateu aquela dúvida na matéria que você leu? Deixe nos comentários que o Time Loft responde!

Tags

Deixe seu comentário

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.