processo burocrático na imobiliária

Processo burocrático na imobiliária: descubra como facilitá-lo

Na hora de alugar um novo imóvel, muitos interessados se frustram ao pensar em enfrentar o processo burocrático na imobiliária. Embora esteja longe de se comparar a um financiamento, os entraves que aparecem tendem a desmotivar o cliente – cabendo a outra parte interessada buscar alternativas para tornar os trâmites mais ágeis, dentro do possível.

É onde entra a imobiliária e seus corretores. Trabalhar com antecedência já é uma ótima forma de fazer a diferença para seus clientes. Nesse artigo selecionamos dicas valiosas sobre como simplificar o passo a passo do aluguel e garantir clientes mais satisfeitos com sua empresa. Acompanhe a leitura!

No que consiste o processo de locação de imóveis?

Uma vez que o futuro inquilino escolhe a propriedade que deseja alugar, começa o processo de locação do imóvel, isto é, o momento em que ele apresenta sua documentação para análise de crédito, bem como a apresentação do contrato, no qual devem constar seus direitos e deveres, baseado na Lei do Inquilinato (Lei nº 8245/1991), do Código Civil.

Além disso, é necessário apresentar uma garantia de que o inquilino vai ter como arcar com as despesas do aluguel no decorrer do tempo de contrato. Geralmente, é nessa fase que se torna mais burocrático, visto que a maneira mais tradicional de fazê-lo é através de um fiador, que deve comprovar uma renda equivalente a 3 ou 4 vezes o preço do aluguel.

Nem sempre o inquilino pode apresentar alguém com essas especificações, por isso, cabe à imobiliária apresentar outras formas de garantia, para não perder o negócio. Pensando nisso, a CredPago criou uma alternativa para driblar essa exigência, facilitando a vida de ambas as partes.

Como facilitar o processo burocrático na imobiliária?

O intuito de tornar o processo mais fácil não é apenas favorecer o cliente, mas fidelizá-lo e realizar uma melhor gestão de tempo dos corretores. Dominar o passo a passo demonstra mais credibilidade e autonomia para a empresa, portanto, é indispensável que se considere isso antes de realizar o primeiro contato com público externo.

Use um simulador de locações

Em geral, quando alguém está procurando um imóvel para alugar, dois diferenciais são prioridades: a localização e o preço da propriedade. Uma vez que esses filtros são utilizados, os dois lados ganham tempo. Da parte da imobiliária, o corretor pode usar o simulador de locações da CredPago.

Essa ferramenta garante um atendimento personalizado visto que atua de acordo com o perfil do cliente, permitindo que o corretor destine apenas as opções que se encaixam nas suas possibilidades de pagamento.

Aposte na assinatura eletrônica

Mesmo com duas décadas de existência, ainda há quem desconheça a autonomia que esse serviço proporciona. Por meio da assinatura eletrônica, economizam-se idas as cartório, gastos com impressão e melhor ainda: a segurança de contribuir para a preservação do meio ambiente.

Hoje não faltam empresas especializadas em sua criação tampouco cobertura legal de sua segurança na assinatura de contratos, conforme aponta a Medida Provisória nº 2200-2/2001. A CredPago oferece a CredSign, criada para imobiliárias, corretores, inquilinos e proprietários, validada pelo ITI – Instituto Nacional de Tecnologia da Informação. É mais uma maneira de desburocratizar o processo, oferecendo essa opção ao cliente (que o contrato seja assinado via internet), assim como para a imobiliária.

Otimize a gestão de riscos

Se o interessado no imóvel tem um fiador que se encaixa às exigências, ótimo. Se não, vale a pena investir em uma alternativa que possibilite a gestão de riscos por parte da imobiliária e dê ao cliente a segurança que ele precisa para seguir com o processo. A CredPago oferece a garantia mais rápida do mercado cuja aprovação de crédito se dá em até 1 minutos, por meio da análise do CPF.

Em resumo, a fiança se baseia no limite do cartão de crédito ou no pagamento da garantia através de outros métodos como boleto o PIX e TED, por exemplo. O sistema faz a avaliação necessária – que considera os hábitos de consumo do dono, bem como se ele tem condições de honrar com as parcelas – no prazo acima, e pronto. Ainda pode usar cartões de outras pessoas no contrato.

Lembrando que esse passo a passo pode acontecer de forma remota, em qualquer lugar do país, com segurança e agilidade para todos os envolvidos. Para a imobiliária, é um investimento que traz mais economia de imediato, limitando o uso de papel e outros insumos.

Utilize a tecnologia a seu favor

Sair de casa para resolver pendências em meio a uma época que se exige distanciamento social rígido é complicado, não é? Na verdade, é mais um motivo – e uma cobrança indireta – para que as empresas, dos mais variados segmentos, disponibilizem seus serviços online e facilitem a vida de seus clientes. No processo de locação de imóveis, isso pode acontecer do início ao fim, através das medidas abaixo:

  • apresente uma carteira virtual de imóveis, com fotos atrativas e fiéis aos produtos;
  • possibilite a assinatura eletrônica dos contratos de aluguel com a CredSign;
  • ofereça uma garantia locatícia que dispense fiador – sem perder a agilidade e a segurança para o cliente, como a criada pela CredPago.

Tenha um sistema especializado

De algumas burocracias não se pode fugir. Para elas, é preciso contar com um sistema especializado que não deixe você na mão e otimize os dados armazenados. Outros benefícios de usar um software apropriado é não precisar se preocupar com, por exemplo, controle de vencimento de locações, reajuste de aluguéis etc.

Falando em inquilinos inadimplentes, a CredPago também criou uma modalidade especializada na negociação de dívidas do mercado imobiliário. A plataforma Fique Azul é gratuita e permite o parcelamento do débito em até 12 meses, realizado 100% via internet. Trata-se de uma ótima alternativa para as empresas que não desejam perder tempo com os trâmites de cobrança, trazendo mais flexibilidade e autonomia para a clientela.

Apenas a CredPago disponibiliza tantas ferramentas funcionais para seus clientes – não é à toa que está presente em quase todo o território nacional. Aproveite essas facilidades para oferecer um serviço diferenciado, que cabe no bolso do seu cliente e no seu também.

Quer tornar o processo burocrático na imobiliária mais rápido e eficiente? Entre em contato com a gente!

Cadastre-se para receber conteúdo exclusivo

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.