fbpx
preço do aluguel

Como saber se o preço do aluguel é justo? Veja o que observar

Ao buscar por um novo imóvel, além de analisar condições essenciais para que você se sinta bem nesse novo espaço (tamanho da casa ou apartamento e localização, por exemplo), também é preciso conhecer alguns fatores que demonstram se o preço do aluguel é ou não justo.

Nesse sentido, você tem a oportunidade de buscar por outras oportunidades, de modo que elas atendam às suas necessidades e contem com um valor que esteja dentro do seu orçamento e da realidade de sua região.

Pensando nisso, elaboramos este material para que você conheça os principais fatores que devem ser analisados nesse sentido. Continue a leitura e saiba mais!

Localização

O primeiro deles está relacionado à localização. Caso o imóvel esteja localizado em centros comerciais, que traga facilidades para o morador no dia a dia e também esteja em uma região valorizada, consequentemente o preço do aluguel será um pouco maior.

Portanto, uma boa dica é que você busque por outras opções no mesmo bairro. Assim, você tem a possibilidade de realizar uma média simples para entender se a faixa de preço é a mesma. Caso o valor esteja um pouco acima do padrão, pode ser que tenha outras variáveis (que explicaremos mais a seguir). Nesse sentido, o ideal é que, nessa busca, você faça pesquisas de imóveis semelhantes, com as mesmas características e diferenciais.

Hoje, com as imobiliárias oferecendo suas oportunidades diretamente pela internet, ficou muito mais fácil fazer esse comparativo. Além disso, sempre aproveite e tire suas dúvidas quanto ao imóvel, pois existem diferenciais que podem influenciar nesse sentido.

Condições do imóvel

Conforme abordado, além da localização, há outras variáveis que motivam no aumento do preço do aluguel. As condições do imóvel são algumas delas. Certamente um produto novo, recém-reformado e em um prédio que tenha área de lazer completa e demais facilidades ao morador terá um preço mais alto do que um apartamento mais antigo em um condomínio simples.

Além das condições do imóvel, analise também como é a rua onde ele está localizado. Regiões muito barulhentas, por exemplo, tendem a baixar o preço dos aluguéis, uma vez que a procura é reduzida justamente por esse empecilho na rotina. Outro ponto importante é a vaga de garagem: caso tenha uma ou mais vagas exclusivas ao apartamento, é um diferencial que influi no valor final do produto.

Infraestrutura da região

Outro fator que interfere no valor do aluguel é a infraestrutura da região, que vai além de pontos comerciais. Caso o bairro tenha uma completa linha de ônibus ou esteja próximo às linhas de trem e metrô, certamente será mais valorizado do que os demais.

Além disso, caso a região tenha passado por obras e ofereça aos moradores outras facilidades no dia a dia (como a construção de shoppings ou de avenidas que facilitam o tráfego), isso certamente trará influência para o preço.

Nesse sentido, o ideal é que você entenda quais são as suas principais necessidades, avalie se a região pesquisada atende a esses quesitos e busque por um local que vá facilitar o seu deslocamento no dia a dia, de modo que melhore a sua qualidade de vida e possibilite um melhor gerenciamento de tempo.

Segurança

Especialmente para as pessoas que moram em grandes centros urbanos, a segurança é um dos fatores mais primordiais no momento de buscar por um novo imóvel. Para isso, o ideal é que faça algumas visitas na região pretendida, pergunte aos atuais moradores como é a segurança do local e até mesmo faça pesquisas sobre os índices de criminalidade do bairro em específico.

Esse é outro fator que influencia no preço do aluguel, principalmente se o prédio dispõe de funcionalidades e soluções que tragam mais tranquilidade e bem-estar aos moradores. Caso o condomínio tenha uma boa infraestrutura (porteiro 24 horas, câmeras, identificação biométrica, entre outros), há chances de o valor do espaço sofrer variação devido a essas questões.

Nesse sentido, caso você se interesse por bairros que tenham postos policiais, que sejam reconhecidos pela ausência de assaltos ou demais acontecimentos extraordinários, é um sinal de que precisará desembolsar um valor relativamente maior para o aluguel.

Tamanho do imóvel

Conforme dito, ao buscar por um imóvel, algumas variáveis devem ser observadas para que ele atenda às principais necessidades do dia a dia. Uma delas é o tamanho. Entenda pelo exemplo: jovens recém-casados não precisam de um imóvel com muitos dormitórios, desde que eles não tenham outras prioridades para o local — fazer escritório ou quarto de hóspedes.

Outra perspectiva são famílias que tem mais de um filho. Nesse caso, certamente eles buscam por imóveis com pelo menos 3 quartos, de modo que todos sejam acomodados com conforto. Sendo assim, o tamanho é um fator que influencia no preço, pois espaços maiores tendem a receber mais procuras, principalmente em determinadas localizações da cidade.

Opções de lazer

Quando mencionamos sobre qualidade de vida, bem-estar e segurança, também devemos levar em consideração as opções de lazer existentes no condomínio. Entre as vantagens de residir em um espaço que conte com esse diferencial, destacamos:

  • mais espaço para que as pessoas possam aproveitar em família;
  • maior conforto e tranquilidade aos moradores, especialmente para receber visitas;
  • área maior para passear com os pets;
  • mais segurança para os finais de semana, uma vez que não é necessário se deslocar para se divertir.

Devido a todos esses pontos, as chances de o imóvel se valorizar aumentam consideravelmente. Por essa razão, ao alugar um apartamento em um espaço que conta com distintos diferenciais, consequentemente o valor será mais alto do que em um condomínio que não tenha nenhuma alternativa, justamente pela economia vir no dia a dia — uma vez que poderá desfrutar de forma gratuita de múltiplos espaços.

Neste conteúdo, você pôde conhecer alguns fatores para entender se o preço do aluguel é justo ou não. Conforme explicamos, o ideal é entender quais são as suas expectativas quanto ao produto, de modo que filtre as principais alternativas existentes na sua região e faça visitas naqueles apartamentos que se adéquam ao que você deseja.

Caso queira encontrar imóveis de diferentes perfis, acesse o nosso site, converse com nossos profissionais e confira os diferenciais de nossa empresa!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.