Percentual de aluguel sobre o valor do imóvel? Entenda!

Compartilhar a notícia

Saiba neste post como calcular o percentual de aluguel sobre o valor do imóvel para pagar um valor justo no seu contrato!

20 de março de 2024

Autor Time Loft
Atualizado: 20 de março de 2024 4 min de leitura
Recibo de pagamento de aluguel é obrigatório - Saiba como emitir

Você sabe como calcular o percentual do aluguel sobre o valor do imóvel? Essa é uma dúvida recorrente para os locadores, que não sabem ao certo se estão pagando o valor justo por uma locação.

Assim, como há deveres, há também direitos previstos na Lei do Inquilinato e um deles são as regras sobre os valores e tarifas aplicados na locação de um imóvel. Por isso, é importante conhecer as regras de percentuais permitidos nesse tipo de negócio.

O objetivo deste post é mostrar quais são os fatores que influenciam o cálculo do percentual de aluguel sobre o valor do imóvel. Continue lendo e veja algumas dicas de como avaliar um imóvel e saber se a correção está adequada!

Quais são os principais fatores de influência para cálculo do percentual sobre o valor do imóvel?

Quando um potencial inquilino procura um imóvel para alugar, certamente sua maior preocupação é encontrar algo que se encaixe no orçamento. Assim, ele não terá dificuldades em honrar o contrato em todo o seu tempo de vigência.

Por outro lado, a imobiliária responsável pela locação precisa calcular o percentual de aluguel sobre o valor do imóvel e assegurar que seja um bom negócio para locador e locatário — um valor justo e não abusivo.

No geral são aplicados uma variação entre e 0,4 a 1% sobre o valor de venda do imóvel. Contudo, há fatores que ajudam a definir esse percentual mais facilmente e que devem ser considerados!

Localização do imóvel

Qual a região em que o imóvel se encontra e infraestrutura do bairro e adjacências? Em uma boa localização e principais serviços disponíveis — comércios, escolas, hospitais, transporte público, segurança e vias de acesso — a tendência é que o valor do aluguel seja mais elevado.

Anúncios

Preço de mercado

O preço de mercado é um fator determinante considerando, inclusive, os aluguéis praticados na região em que ele está instalado. Em caso de apartamento será mais fácil acompanhar pelas outras unidades do condomínio, com diferenças em caso de melhorias no interior do imóvel. 

Já para casas, observe as reformas e edificações, tanto na parte externa quanto na estrutura interna, além de benefícios como garagem coberta, segurança em portas e janelas, entre outros.

Valor do condomínio

É preciso atentar para o preço do condomínio e o que ele contempla. Um condomínio, por exemplo, em que estejam inclusos, além das despesas com consumo de água, opções de lazer, elevadores, segurança, portaria física e limpeza regular, podem causar impacto no cálculo do aluguel.

IPTU

Caso a guia de IPTU esteja quitada pelo proprietário, a imobiliária pode repassar parte desse valor para o inquilino, acrescentado à mensalidade de aluguel. Essa é uma prática legal e que deve sempre ser considerada na hora de procurar um imóvel para locação.

Como avaliar o valor de um aluguel?

Para avaliar quanto vale um imóvel, além dos fatores de influência, você pode considerar também aspectos como idade e conservação do imóvel, características e comportamento da vizinhança, instalações hidráulicas e elétricas e, até mesmo, a quantidade de cômodos.

O cálculo do percentual de aluguel sobre o valor do imóvel depende de variáveis, por isso, é importante ficar atentos a elementos que podem elevar ou baixar o valor de uma locação — o bom negócio é aquele que favorece os dois lados em curto, médio e longo tempo.

Se você gostou deste post, que tal compartilhar em suas redes sociais e permitir que mais pessoas saibam como é realizado esse tipo de cálculo. Assim, as práticas de locação serão mais conhecidas e adequadas!

Quer ajuda na sua imobiliária para trabalhar com aluguel? Seja um parceiro Loft!

Bateu aquela dúvida na matéria que você leu? Deixe nos comentários que o Time Loft responde!

Tags

Deixe seu comentário

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.