fbpx
organizar rotina

Descubra como organizar a rotina mesmo tendo um dia a dia corrido

Organizar a rotina pode ser uma tarefa simples, desde que conte com um bom planejamento. Caso contrário, o tempo gasto para determinada atividade no dia a dia pode ser muito maior do que o necessário, o que impede você de realizar projetos pessoais, conquistar objetivos e traçar metas mais desafiadoras.

Mesmo com os obstáculos da rotina (deslocar até o trabalho, cuidar da casa e dos filhos, entre outras atividades), é possível se programar para que todas as demandas sejam cumpridas sem que gere ansiedade e nem deixe de lado a qualidade de vida.

Neste material, selecionamos algumas dicas práticas que podem ser adotadas. Continue a leitura e saiba mais!

Avalie o tempo gasto em cada atividade

É preciso ter um entendimento mais claro de qual é o tempo gasto para cada atividade, independentemente se é pessoal ou profissional. Assim, você tem a oportunidade de identificar se alguma tarefa está demandando muito mais tempo do que o necessário, reavaliando quais são os fatores que contribuem para isso e o que pode ser feito para evitar.

Dessa forma, o ideal é que no início do dia você já tenha a sua agenda bem alinhada. Ou seja, caso o tempo preestabelecido não seja cumprido e você acumule tarefas para o dia seguinte, é um sinal que é necessário reavaliar o que tem sido feito durante esse período.

Defina as prioridades

Além disso, é preciso contar com prioridades bem estabelecidas, de modo que você foque naquilo que realmente é importante e que seja concluído em determinado período de tempo. Para isso, liste todas as suas tarefas e as divida em duas colunas: urgentes e não urgentes. Urgentes sendo todas aquelas demandas que precisariam ser feitas naquele dia, ou o quanto antes.

Na coluna das tarefas urgentes, defina tudo aquilo que é importante. Dessa forma, você tem a oportunidade de verificar quais são as atividades que serão concluídas nesse primeiro momento.

Evite distrações

Muitas vezes as distrações impedem que você conclua uma atividade em um curto espaço de tempo. Nesse sentido, você pode utilizar o método Pomodoro. Trata-se de um método de gerenciamento de tempo no qual você trabalha por 25 minutos e descansa por 5, contabilizados no relógio.

Nesse período de descanso, evite ficar ao celular, no computador ou em outra ferramenta parecida. Faça um alongamento, prepare um lanche rápido ou algo parecido, uma vez que essa estratégia vai mantê-lo focado na atividade, diminuir a ansiedade e reduzir a desistência para concluir determinado projeto.

Mantenha o foco e a disciplina

Algumas estratégias simples podem ser adotadas para manter o foco e a disciplina. Entre elas, destacamos:

  • não ser multitarefa, focando naquilo que de fato é importante;
  • crie um ambiente favorável para as suas atividades;
  • visualize mentalmente quais são as tarefas diárias e se planeje com antecedência;
  • mantenha a energia alta, praticando regularmente exercícios físicos.

Neste material, você pôde conferir algumas dicas simples de como organizar a rotina e elevar a qualidade de vida. Dessa forma, além de se tornar mais produtivo em diversos âmbitos de sua vida (tanto pessoal quanto profissional), terá a oportunidade de curtir mais as atividades prazerosas e estar mais próximo daqueles que você ama.

Gostou das dicas apresentadas? Compartilhe em suas redes sociais para que outras pessoas também tenham acesso a essas sugestões!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.