O que é Jardim vertical e como fazer?

Compartilhar a notícia

Você já pensou em fazer um jardim vertical na sua casa ou apartamento? Conheça esse elemento de decoração e entenda como construir o seu!

14 de abril de 2023

Autor Time Loft
Atualizado: 14 de abril de 2023 11 min de leitura
O que é jardim vertical e como fazer

O jardim vertical é uma maneira de trazer a natureza para espaços urbanos limitados. Assim, ele possibilita aumentar o verde em ambientes onde a superfície horizontal é reduzida. Contudo, esse elemento também pode ser utilizado com outros propósitos, pois é bastante versátil.

Afinal, os jardins verticais podem contribuir para melhorar a qualidade do ar e são componentes que acrescentam cor, textura e contraste visual a qualquer parede. Portanto, se você pretende deixar a sua casa ou apartamento ainda mais charmoso com elementos naturais, deve conhecer essa alternativa.

Quer entender como fazer um jardim vertical? Então continue a leitura para entender o que é e como criar o seu!

O que é um jardim vertical?

Um jardim vertical, também conhecido como parede verde, é uma técnica de jardinagem que consiste em cultivar plantas em uma estrutura vertical. Ele é usado para decorar ambientes internos ou externos, como salas, escritórios, varandas gourmets e, até mesmo, quintais.Além disso, é possível aplicar o método em paredes, painéis, treliças ou paletes, por exemplo. Portanto, o jardim vertical pode ser construído a partir de uma variedade de materiais, incluindo estruturas metálicas, plástico, madeira e tecido.

Nesse caso, podem ser utilizados vasos suspensos, prateleiras ou a própria estrutura para o cultivo das plantas. O jardim vertical também pode ser criado com plantas naturais ornamentais, como as trepadeiras e pendentes, e comestíveis, como as hortaliças. 

Outra possibilidade é utilizar a vegetação natural preservada, que é aquela que passa por um processo químico que confere durabilidade às plantas. Também há as plantas artificiais, porém, essas não apresentam tanta beleza e os benefícios daquelas naturais.

Quais são os tipos de jardim vertical?

Como você viu, os jardins verticais podem ser aplicados em diversas possibilidades. Por essa razão, é preciso saber mais sobre cada uma delas a fim de decidir qual é a mais adequada para os seus objetivos. 

A seguir, veja quais são os principais tipos de jardim vertical!

Anúncios

Jardim vertical com vasos

Nessa opção, você pode fixar diversos vasos diretamente na parede, usando suportes ou ganchos. Essa é uma das possibilidades com menor custo e mais fáceis de fazer e manter. Por esse motivo, costuma ser a mais escolhida.

Jardim vertical com painéis

Os painéis para jardim vertical são pré-fabricados com um substrato de fibra de coco, que é preso em uma estrutura de metal ou plástico. As plantas são inseridas nas bases, formando então uma parede toda verde.

Jardim vertical hidropônico

A hidroponia é a técnica de cultivar vegetais em uma solução de nutrientes. ela permite plantar sem a presença de terra, o que pode ser especialmente interessante para quem deseja fazer uma manutenção mais espaçada.

Jardim vertical preservado

O jardim vertical preservado apresenta um custo mais elevado, devido à técnica na qual as plantas são submetidas. Contudo, ele pode durar até 10 anos, mantendo sua aparência bonita e viçosa. Entre as vantagens dele está a baixa manutenção, já que não é necessário regar e adubar a folhagem. 

Por não precisar de luz natural, ele ainda se adapta muito bem aos ambientes internos que não têm incidência direta de luz do sol.

Jardim vertical artificial

Outra opção para quem não deseja realizar manutenção frequente ou que não tem um local com as condições ideais para o desenvolvimento de plantas naturais é o jardim vertical artificial. Ele é composto por peças de plástico que imitam folhas e flores diversas. 

Jardim vertical com treliças

A treliça é uma estrutura que pode ser feita em madeira ou metal, formada por diversas réguas que se cruzam. Esse tipo de jardim vertical consiste fixa o item na parede, para que as plantas possam crescer verticalmente, se prendendo a ele. Desse modo, ele é uma opção para plantas trepadeiras, como hera e jasmim.

Jardim vertical em tecido

Mais uma possibilidade para fazer o jardim vertical consiste em um painel de tecido específico com várias bolsas para colocar o substrato e a planta. Basta fixá-lo na parede e realizar o cultivo da vegetação. Em pouco tempo, as espécies crescem, escondendo a estrutura e formando a parede verde.

Jardim vertical com parede viva

Esse tipo de jardim vertical envolve o cultivo de plantas diretamente na parede, sem o uso de estruturas adicionais. É o caso de muros cobertos por uma espécie trepadeira, como era ou jiboia. Contudo, esse método é uma opção mais complexa de construir, mas que pode criar um efeito visual mais atrativo.

Quais são os benefícios de um jardim vertical?

Como você aprendeu, os jardins verticais são utilizados na decoração de ambientes internos e externos. Mais que enfeitar, as versões com plantas naturais podem ter outras funções e benefícios que valem a pena conhecer, como:

  • melhora da qualidade do ar: as plantas absorvem o dióxido de carbono e outros poluentes, melhorando a qualidade do ar ao seu redor;
  • redução de ruídos sonoros: a vegetação também pode ajudar a absorver o som, minimizando os ruídos em áreas urbanas movimentadas;
  • redução do consumo de energia elétrica: os jardins verticais podem ajudar a reduzir o consumo de energia, pois as plantas fornecem sombra natural e isolamento térmico. Isso reduz a necessidade do uso de ar-condicionado e ventiladores;
  • fornecimento de alimentos: os jardins verticais também podem ser usados ​​para cultivar uma variedade de vegetais, incluindo ervas, frutas e hortaliças, fornecendo uma fonte de alimentos frescos e, até mesmo, orgânicos.

Quais são as plantas mais indicadas para esse tipo de jardim?

Agora que você já sabe os tipos de jardins verticais e os benefícios deles, é o momento de descobrir quais são as plantas mais indicadas para essa técnica. Desse modo, você pode começar a pesquisar a vegetação mais adequada ao ambiente e à sua parede.

Confira os principais tipos de plantas para fazer o seu jardim vertical!

Samambaia

Existem diversos tipos de samambaias, que apresentam formas diferentes de folhas. Enquanto umas apresentam folhagens mais longas, como a chorona, outras têm folhas mais bem desenhadas, como a renda portuguesa.

Apesar dessas diferenças, a maioria das samambaias tem as mesmas exigências de água e luz. Logo, elas precisam de solo úmido, mas não encharcado, e muita iluminação natural indireta. Essas plantas gostam de ambientes claros, porém sem raios solares diretos em suas folhas.

Jiboia

A jiboia é uma planta do tipo trepadeira, podendo se fixar em paredes e estruturas. Contudo, quando plantadas em vasos, elas ficam pendentes e com galhos bem longos. Elas não exigem muita manutenção, podendo ficar à meia-sombra e com regas mais espaçadas.

Isso significa que a jiboia só deve ser molhada quando a terra está seca. Entretanto, em épocas mais quentes, é importante perceber como está o viço das folhas para entender se é necessário acrescentar mais água ou não.

Lambari-roxo

O lambari-roxo tem uma cor exuberante, que varia do roxo-escuro a um tom mais avermelhado e vibrante. Essa variação da coloração depende da sua exposição solar — quanto mais raios de sol, mais forte e quente é o tom.

Ademais, a planta é muito resistente e exige muito pouco de seus cuidadores. No caso, os seus cuidados são semelhantes aos da jiboia.

Hera

A hera é uma planta trepadeira que se adere facilmente à parede, com folhas verdes e brilhantes, que podem ter um tom mais escuro ou claro, dependendo de sua variedade. Quando plantada em vasos, ela se torna pendente e seus galhos podem ser muito longos.

Os seus cuidados são mais exigentes do que os da jiboia e do lambari-roxo. Isso porque ela pede regas frequentes, mas sem deixar o solo encharcado. Além disso, ela não tolera o sol direto em suas folhas, mesmo preferindo ambientes bem iluminados.

Peperômia

A peperômia é uma planta pendente, com folhas pequenas verde-claro e bordas cor de creme. Desse modo, ela acrescenta um colorido bonito ao jardim vertical. Em relação aos cuidados, é preciso protegê-la dos raios solares diretos, pois esse tipo de folhagem gosta de meia-sombra. 

Já as regas devem ser realizadas sempre que o substrato estiver seco. Para verificar essa questão, basta inserir um palito de churrasco no solo e verificar se está úmido ou seco.

Hortaliças e ervas

Uma das opções para fazer um jardim vertical é, na verdade, uma horta vertical. Por isso, é interessante conhecer essa possibilidade que permite ter vegetais frescos sempre que você quiser.

De modo geral, as hortaliças e ervas, como alface, rúcula, cebolinha e salsinha, gostam de incidência de sol e água em abundância. Nesse caso, é fundamental colocá-las em um local bem iluminado e que receba sol direto em boa parte do dia.

Quais são as plantas que não se adaptam ao jardim vertical?

Além de conhecer as plantas indicadas para o jardim vertical, é importante saber quais são as espécies que não se adaptam a essa técnica de jardinagem. Dessa maneira, você poderá escolher melhor as plantas para a sua parede verde.

Na prática, as plantas contraindicadas para o jardim vertical são aquelas que não ficam pendentes, pois, geralmente, a estética não é agradável. Ainda, é preciso prestar atenção ao ambiente no qual a espécie será cultivada.

Se a planta gosta de sol pleno, não é indicado utilizá-la em uma parede verde interna. Já se a espécie é de meia-sombra ou sombra, não é adequado plantá-la em local ensolarado. Caso tenha dúvidas sobre a planta, converse com um profissional que ajudará a identificar as melhores opções para as suas necessidades.

Como fazer seu jardim vertical?

Ao longo deste artigo, você entendeu o que é o jardim vertical, quais são os seus benefícios e quais plantas é possível incluir nele. Agora, é o momento de descobrir como utilizar essa técnica do modo convencional, ou seja, com plantas naturais, para decorar os ambientes que você deseja.

A princípio, fazer um jardim vertical pode parecer um projeto complicado, mas com as ferramentas e materiais certos, pode ser mais fácil do que você imagina. 

Veja as etapas básicas para criar o seu próprio jardim vertical!

Materiais

Para começar, é necessário reunir os materiais para fazer o jardim vertical, que costumam ser simples de encontrar e com preços bem acessíveis. A seguir, veja os insumos mais comuns para essa construção:

  • estrutura de suporte (treliça, grade ou painel de metal, por exemplo);
  • vasos para plantas, com furos para drenagem;
  • substrato para plantas (terra e adubo);
  • material de enchimento (musgo, feltro ou tecido permeável);
  • ferramentas básicas, como tesoura, régua, lápis, parafusos e furadeira;
  • grampos ou arames para fixar os vasos na treliça ou outra estrutura;
  • plantas adequadas para jardim vertical (herbáceas, samambaias, suculentas, entre outras);
  • nível de bolha para garantir que a estrutura esteja nivelada.

Passo a passo

Com todos os materiais em mãos, é hora de fazer a sua parede verde. Para começar, escolha um local adequado para o seu jardim vertical, considerando a iluminação e a irrigação das plantas escolhidas. Em geral, o ideal é dar preferência a um local próximo a uma fonte de luz natural.

Então, escolha a estrutura de suporte e meça a área em que ela será instalada. Feito isso, prepare a armação e parafuse na parede ou em algum suporte adequado. Mas antes é fundamental se certificar que a parede em que você deseja colocar a estrutura seja forte o suficiente para suportar o peso do jardim vertical, certo?

Se você escolheu plantar em vasos fixados em treliças, por exemplo, prenda a estrutura na parede com parafusos e buchas, usando um nível de bolha para garantir que o material esteja nivelado. 

Logo após, instale os vasos à treliça usando grampos ou arames, certificando-se de que eles estejam bem presos para evitar que caiam. Adapte esse processo para outras possibilidades, como uso de tecidos e outras estruturas.

O passo seguinte é adicionar as plantas escolhidas. Nesse sentido, pode ser interessante escolher plantas que sejam adequadas para jardim vertical, ou seja, que não cresçam muito e não precisem de muita água.

Regue as plantas, conferindo se o excesso de água escorreu para evitar o excesso na parte inferior dos vasos ou recipientes. Por fim, mantenha seu jardim vertical saudável, irrigando-o regularmente e adubando-o conforme necessário.

Neste post, você descobriu o que é e como fazer um jardim vertical na sua casa ou apartamento.

Está procurando imóveis para comprar e montar seu jardim? A Loft tem muitas opções!

Bateu aquela dúvida na matéria que você leu? Deixe nos comentários que o Time Loft responde!

Deixe seu comentário

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.