Gramado: guia completo dessa charmosa cidade do RS

Gramado, no Rio Grande do Sul (RS), é uma das cidades mais encantadoras e visitadas do Brasil. Ela fica localizada na Serra Gaúcha, na Região das Hortênsias. Assim, o município está conectado a outras cidades turísticas, como Canela, Nova Petrópolis e Caxias do Sul, pela RS 235 — considerada uma das estradas mais belas do país.

Além das vantagens turísticas, Gramado tem atributos que chamam a atenção de quem busca qualidade de vida e bem-estar para moradia. A cidade fica a aproximadamente 115 quilômetros de distância da capital do estado, Porto Alegre, tendo um bom acesso às regiões metropolitanas do RS.

Quer saber mais sobre a charmosa Gramado? Continue a leitura e confira um guia completo sobre o município gaúcho!

Qual é a história de Gramado?

Originalmente, a região da Serra Gaúcha era povoada pelos povos indígenas Caingangues. Entre os séculos XVIII e XIX, a região passou a ser utilizada como descanso de gado por tropeiros que passavam pelo local e tocavam os animais pelos campos de cima da serra.

Naquela área, havia um campo de grama macia, que pode ter sido responsável pelo nome do município. Esse gramado servia para repouso dos viajantes e revigorava as suas forças para seguir o caminho. Afinal, o local tinha árvores em seu entorno e rios de águas limpas.

Os primeiros habitantes eram de origem luso-açoriana e se instalaram por volta de 1875. Entre eles, Tristão José Francisco de Oliveira e José Manoel Corrêa se destacam, sendo considerados seus pioneiros.

Na década de 1910, a área foi colonizada por descendentes de alemães e italianos, além de abrigar mascates e comerciantes sírio-libaneses. Anos depois, a cidade teve movimentos emancipacionistas, e a independência se efetivou em 15 de dezembro de 1954, pela Lei n.º 2.522, do Rio Grande do Sul.

Desse modo, Gramado combina a herança cultural europeia e as características gaúchas, gerando ricas e diversas tradições que contribuem para o seu charme único. Toda essa história é refletida por meio da arquitetura, das festas, do estilo da cidade e da gastronomia.

Com isso, visitantes e residentes podem contar com produtos coloniais, contato com a natureza e espaços que preservam a sua origem.

Quais são as principais características e curiosidades sobre essa cidade?

Além da herança cultural europeia, o clima em Gramado contribui para que os visitantes tenham a sensação de estar em outro continente. Suas estações são bem definidas, apresentando invernos rigorosos, com temperaturas próximas a 0° C.

Em anos de frio mais intenso, é possível até mesmo ver a neve em Gramado, um fator que costuma chamar a atenção por ser incomum no Brasil. Já na primavera, as hortênsias florescem, sendo um símbolo da região.

Em seguida, no verão, residentes e turistas podem aproveitar belos dias de sol. Por fim, o outono em Gramado é propício para quem deseja aproveitar a cidade em climas mais amenos. Essas características do município gaúcho deram origem ao curioso título de “Europa Brasileira” ou de “Suíça Brasileira”. 

Também vale destacar que a Lei nº 13.990 de 2020 deu a Gramado o selo de Capital Nacional do Chocolate Artesanal. O título é devido à diversidade de fábricas de chocolate que criam produtos finos e de alta qualidade, elaborados por chefs chocolatiers.

Para valorizar essa produção, a cidade tem diversas lojas de chocolates, que proporcionam experiências gustativas com variados sabores e estilos para o doce. 

Outro atributo de destaque de Gramado é a sua localização, em uma região repleta de belezas naturais, e a proximidade com cidades importantes do RS. Vale saber, ainda, que o município tem aproximadamente 40 mil habitantes, segundo o Censo do IBGE de 2022

Como é a infraestrutura em Gramado?

Agora que você conhece mais sobre o clima e as curiosidades de Gramado, é preciso avaliar a infraestrutura da cidade. Essa é uma informação relevante, especialmente considerando que a cidade é pequena, mas recebe visitantes de todo o Brasil.

Nesse contexto, o município oferece qualidade em todos os setores. Por exemplo, Gramado se destaca no RS por proporcionar recursos completos no setor de saúde. Os profissionais dessa área realizam programas sanitários, ambientais, epidemiológicos, de saúde do trabalhador e de vigilância da violência. 

A população conta com um hospital geral filantrópico de médio porte, o Hospital Arcanjo São Miguel, e clínicas de especialidades médicas. Os moradores também dispõem dos postos de saúde localizados nos bairros, pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Já na infraestrutura educacional, Gramado oferece boas condições às crianças e jovens para a sua formação básica. Além disso, no ensino superior, é possível contar com polos de instituições de educação à distância.

A proximidade com outras cidades, como Canela, permite o acesso facilitado a faculdades e universidades da região. Por conta das características locais, a disponibilidade de formações está fortemente atrelada ao turismo e à gastronomia, em especial na área da chocolateria.

Como funciona a economia nessa cidade gaúcha? 

Como você percebeu, a economia de Gramado é fortemente baseada nas atividades turísticas. A cidade costuma receber mais de 600 mil visitantes por mês, o que movimenta os comércios e serviços da região.

Para manter os bons resultados, os estabelecimentos buscam pela excelência em suas atividades. Dessa forma, a região conta com oportunidades de emprego voltadas à recreação, lazer, gastronomia e hotelaria. Mas é possível ter sucesso em outras áreas de atuação em Gramado. 

Por exemplo, os eventos que ocorrem regularmente são importantes para a economia gramadense, pois impulsionam o turismo e abrem espaço para diversos empreendimentos. No setor industrial, as atividades que se destacam no município são as chocolaterias, malharias e áreas ligadas à construção civil.

A agroindústria também se sobressai na região, com atividades artesanais ou semiartesanais, especialmente na produção de mel, geleia, vinho, queijo, graspa e pães. Grande parte das atividades econômicas são baseadas em matérias-primas locais, como couro, madeira e produtos coloniais. 

Qual é o custo de vida em Gramado?

Ainda pensando em economia, uma dúvida comum de quem deseja passar uma temporada ou mesmo se mudar para Gramado é o custo de vida nessa cidade do RS. O fato de ela ser muito buscada por pessoas de todo o Brasil se reflete nos preços de produtos, serviços e moradia na região.

Dessa maneira, o município tem uma tendência de custos mais elevados, quando comparados a outras cidades com o mesmo porte. No entanto, com planejamento adequado e escolhas conscientes, é possível viver de forma confortável e aproveitar tudo o que a cidade tem a oferecer, sem comprometer de forma significativa o seu orçamento.

Cabe destacar que um dos pontos fortes da região é a qualidade de vida oferecida. Nessa cidade, você terá fácil acesso a áreas conhecidas do Rio Grande do Sul, além de viver em um local tranquilo, com boa infraestrutura e muitas oportunidades econômicas, como visto.

Como é o transporte e a mobilidade no município?

Você já entendeu que Gramado é uma cidade pequena. Portanto, os moradores e visitantes podem realizar boa parte das atividades cotidianas a pé.

Existe, inclusive, a Rua Coberta, que fica no centro da cidade, e permite apenas a circulação de pedestres. Esse é um espaço revestido por uma cobertura de acrílico.

Para quem prefere se deslocar de carro, vale saber que o trânsito gramadense tem algumas particularidades, pois o local tem poucos semáforos. Assim, a organização conta com a consciência dos motoristas e pedestres, e o tráfego costuma ser controlado por rotatórias. 

Apesar de haver alternativas de transporte público, os ônibus não se deslocam facilmente até os bairros. Portanto, é necessário utilizar veículo próprio, caminhar ou optar por serviços particulares, como aplicativos de transporte e táxi.

Uma curiosidade nesse setor é que Gramado já teve o transporte ferroviário, que ligava a cidade a São Leopoldo e Canela. A ferrovia foi desativada em 1963 e a estação se tornou a rodoviária do município.

Por fim, como foi possível aprender, a rodovia que permite o acesso a outras cidades é a RS 235. No entanto, também é possível se deslocar pela RS 115 e pela RS 373.

Quais são as opções de lazer e turismo em Gramado? 

Até aqui, você já entendeu que o lazer e turismo são os pontos fortes dessa cidade do Rio Grande do Sul, não é mesmo? Agora, é o momento de conhecer as principais atrações de Gramado. 

Acompanhe!

Rua Coberta

Como você viu, Gramado tem uma rua coberta por um teto de acrílico que permite apenas o tráfego de pedestres. O telhado é decorado com plantas, o que torna esse ponto turístico gramadense mais bonito.

O local concentra muitos comércios, como bares, restaurantes e lojas de produtos locais. Todos esses estabelecimentos se localizam ao longo de aproximadamente 100 metros de extensão. 

Lago Negro

O Lago Negro é um lago artificial com coloração verde-escura e águas profundas. O seu entorno conta com árvores trazidas da Floresta Negra, da Alemanha, além de flores como hortênsias e azaleias.

Vale saber que o acesso ao parque é gratuito e funciona em tempo integral, oferecendo atrações como trilhas, artesanatos e lojas. Os visitantes podem aproveitar o tradicional passeio de pedalinho, que tem horário de funcionamento específico e um custo a ser consultado. 

Mini Mundo

Outra atração é o Mini Mundo, um parque temático de Gramado, com cidades em miniatura com réplicas idênticas a endereços famosos em todo o mundo. Lá, é possível visitar importantes obras da humanidade, como o Castelo de Neuschwanstein e o Castelo de Falkeneck, na Alemanha. 

O parque fica ao ar livre, mas tem proteção contra a chuva. Os ingressos podem ser comprados antecipadamente para garantir a visita a esse ponto turístico de Gramado.

Le Jardin Parque de Lavandas

O Le Jardin Parque de Lavanda é um jardim temático com mais de 4 hectares de plantações. Esse espaço oferece aos visitantes a oportunidade de explorar campos de lavanda, com suas cores e aromas relaxantes.

Além disso, o parque conta com esculturas artísticas, áreas para piquenique, lojas de produtos personalizados e um café. Nele, também existem estufas para o cultivo de flores, que exibem beleza em qualquer estação do ano.

Como você pode imaginar, o Le Jardin tem uma atmosfera tranquila, que favorece os momentos de descanso e de conexão com a natureza. Assim, ele enaltece benefícios terapêuticos, ornamentais e culinários da lavanda.

Snowland

Para quem gosta de aventuras, o Snowland é o maior parque indoor — em espaço fechado — da América Larina. Ele é temático, proporcionando uma verdadeira experiência na neve o ano inteiro, independentemente do clima do lado de fora.

Nele, você encontra diversas atrações, como pista de patinação, pista de esqui e snowboard, montanha de neve, cinema 7D, entre outras. O ambiente ainda tem lojas e restaurantes para tornar o passeio mais completo. 

É necessário pagar uma taxa para entrar no Snowland, e algumas atividades têm um custo extra. A maioria das atrações é adequada para todas as idades.

Museus

A cidade de Gramado tem ótimas alternativas de passeios culturais, por exemplo, em museus. Um dos locais famosos da cidade é o Museu de Cera Dreamland, que tem uma coleção de esculturas de celebridades brasileiras e internacionais, figuras históricas e personagens. 

Algumas das personalidades que você encontra por lá são Barack Obama, Albert Einstein, Angelina Jolie, Marilyn Monroe e Rainha Elizabeth. 

Já o Museu do Festival de Cinema de Gramado celebra a história desse, que é um dos eventos mais relevantes da cidade. No local, os visitantes podem transitar por troféus, cartazes e outros itens curiosos do evento. 

Esse é o primeiro museu interativo da América Latina, proporcionando uma experiência imersiva pela história do cinema nacional e internacional. Ele também tem o Curta Café, um espaço gastronômico com uma bela vista.

Por fim, é relevante mencionar o museu A Mina de Gramado, que exibe pedras preciosas. Ele é dedicado à mineralogia e geologia, com uma ampla coleção de minerais, gemas e fósseis. Lá, é possível aprender sobre a formação dos materiais, enquanto você aproveita o contato com a natureza.

Áreas verdes

Gramado é uma excelente cidade para quem deseja ter proximidade com a natureza e aproveitar passeios ecológicos. O município tem parques propícios para apreciar áreas verdes, fazer piqueniques ou praticar atividades físicas.

Um exemplo é o Parque Knorr, localizado próximo ao Lago Negro. Você também encontra parques ecológicos, como o Parque da Cachoeira, o Parque Carrieri e o Garden Park. 

Os apreciadores do ecoturismo ainda desfrutam de oportunidades para atividades como trekking, mountain biking e passeios a cavalo, em trilhas que permitem explorar a paisagem natural.

Essa é uma região rica em avifauna, sendo propícia para a observação de aves. A prática não interfere na vida dos animais, pois consiste apenas na observação das aves em seu habitat.

Reino do Chocolate

Você já imaginou mergulhar no universo lúdico e saboroso da chocolateria? Em Gramado, isso é possível, ao visitar o Reino do Chocolate — uma experiência gustativa e histórica. Esse castelo chamativo conta a história do cacau, por meio de uma visita guiada.

Assim, o local permite conhecer a trajetória do fruto, desde o momento em que a semente do cacau brota, até o processo de produção desse doce. O Reino do Chocolate mostra como ele foi criado pelos antepassados e as transformações causadas pela receita. 

O espaço também tem atividades interativas e decoração temática. Em suas lojas, é possível experimentar diversos pratos, além de comprar lembrancinhas e presentes. 

Aldeia do Papai Noel

Essa cidade gaúcha é nacionalmente conhecida por ter fortes tradições natalinas, que não são restritas ao mês de dezembro. A Aldeia do Papai Noel é um bom exemplo disso. Trata-se de um parque temático que tenta recriar a morada do personagem.

O local fica aberto o ano todo, contando com a Fábrica de Brinquedos e a Casa do Papai Noel, que está mobiliada e decorada, entre outras atrações, na temática natalina. 

Eventos

Gramado tem eventos de destaque e que reúnem visitantes de todo o país, certo? Por exemplo, você já sabe que o Festival de Cinema de Gramado está entre as comemorações mais importantes da cidade.

Ele ocorre no Palácio dos Festivais — mesmo espaço em que se encontra o Museu do Festival de Cinema de Gramado. O evento é realizado anualmente, consistindo em um dos maiores festivais desse setor no Brasil. A premiação máxima é o Troféu Kikito. 

Outro grande evento de Gramado é o Natal Luz, uma das maiores comemorações natalinas do Brasil. Toda a cidade recebe uma decoração lúdica e exuberante, com espetáculos de luz e som. 

Eles acontecem em locais emblemáticos da cidade, como o Lago Joaquina Rita Bier, combinando música, projeções de luz e fogos de artifício para contar histórias natalinas emocionantes.

Além disso, desfiles, apresentações de teatro de rua, feiras de Natal e a presença do Papai Noel tornam o Natal Luz de Gramado uma experiência única e inesquecível. A temporada vai de outubro até janeiro.

As pessoas que são apaixonadas por música podem acompanhar o Gramado in Concert e o Festival de Jazz de Gramado, que reúnem grandes talentos locais e nacionais. Já na gastronomia, a cidade realiza o Chocofest, um evento dedicado ao chocolate que celebra a Páscoa.

Nele, também são oferecidas atrações como desfiles e teatro de rua. Há ainda o Festival de Cultura e Gastronomia. Cabe, por fim, mencionar o Gramado Aleluia de Páscoa, uma festa religiosa que conta a história da Páscoa, com apresentações ao vivo e encenações. 

Gastronomia

A gastronomia é outro ponto forte dessa cidade. O município da Serra Gaúcha conta com uma rica e variada seleção de opções culinárias.

A diversidade cultural contribui para a experiência gastronômica, que combina influências alemãs e italianas. Então Gramado é conhecida por pratos tradicionais como fondue, churrasco gaúcho e comida italiana autêntica, incluindo massas e pizzas.

As churrascarias no estilo rodízio são populares na região, oferecendo variedade em cortes grelhados. Os produtos locais, como queijos, embutidos, geleias e vinhos, são mais um destaque.

Para completar, moradores e visitantes podem encontrar bares e restaurantes que proporcionam experiências ricas de lazer e turismo nessa charmosa cidade do Rio Grande do Sul. 

Como encontrar imóveis em Gramado?

Agora que você já conhece as principais informações sobre Gramado, no RS, precisa saber como encontrar o imóvel ideal nessa cidade. Veja estas dicas!

Defina as características

O primeiro passo para encontrar o imóvel certo para as suas necessidades é definir quais características você busca na nova moradia. Esse fator é determinante para a busca, pois permite selecionar as alternativas que fazem sentido para o seu planejamento.

Defina qual é o espaço necessário, os requisitos, o valor que pretende investir, entre outros critérios. Tendo clareza sobre o que você procura em uma casa ou apartamento, fica mais fácil encontrar as opções adequadas. 

Escolha a localização

Ao escolher a localização para o seu imóvel em Gramado, é essencial considerar suas necessidades e preferências. Se você procura conveniência e proximidade com as regiões mais movimentadas, como os pontos turísticos, áreas centrais podem ser ideais.

Por outro lado, se a busca é por tranquilidade e contato com a natureza, áreas mais afastadas tendem a ser melhores. Lembre-se de avaliar a segurança, as facilidades locais e o estilo de vida que melhor se encaixa com seus planos antes de tomar sua decisão.

Encontre os imóveis disponíveis

Após seguir os passos anteriores, é o momento de finalmente realizar a busca pelos imóveis disponíveis na região. Você pode encontrar alternativas pela internet, a partir de sites e portais imobiliários, como a Loft. Assim, é possível descobrir casas ou apartamentos sem precisar se deslocar.

Verifique sempre a segurança e a confiabilidade do site antes de prosseguir com a negociação, combinado? Uma sugestão é verificar as certificações e a autenticidade da imobiliária. Ademais, vale priorizar aquelas que oferecem um bom atendimento online.

Faça a pesquisa focando os critérios definidos anteriormente, pois esse cuidado evita que você perca seu tempo com alternativas que não condizem com os seus desejos. Desse modo, a decisão é feita de forma consciente e cômoda, afinal, a maior parte do processo é realizada virtualmente.

Depois de identificar algumas opções, agende visitas para ver as propriedades pessoalmente. Isso é fundamental para avaliar o estado do imóvel e se ele atende às suas expectativas.

Neste guia completo, você conheceu a cidade de Gramado, seus principais atributos e o que fazer em uma das cidades mais visitadas do RS. Essa pode ser uma alternativa para a sua nova moradia, mas é necessário observar as características do município para saber se atendem às suas expectativas, combinado? Você pode encontrar o imóvel ideal nessa cidade sem sair de casa. Conheça as ofertas de casas e apartamentos em Gramado!

Cadastre-se
para receber
conteúdo
exclusivo

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.