O que é garantia de locação e quais os principais tipos?

Compartilhar a notícia

A garantia de locação é um requisito indispensável para alugar um imóvel e escolher a melhor opção é essencial para evitar burocracias e transtornos.

21 de março de 2024

Autor Time Loft
Atualizado: 21 de março de 2024 6 min de leitura
garantias de locação

O processo para alugar um imóvel sempre desperta dúvidas e pode se tornar motivo de preocupação, principalmente quando não há um fiador. No entanto, você sabia que existem diversas alternativas para a garantia de locação além de um fiador?

O que é garantia de locação e quais os principais tipos? 

Ter opções para alugar o imóvel com praticidade é muito importante e para isso, contar com possibilidades para a garantia é um grande passo — como é algo inevitável em qualquer imobiliária, escolher uma opção que seja compatível com seu perfil vai ajudar muito.

Se você deseja eliminar burocracias ao alugar um imóvel e atingir seus objetivos com facilidade, nós vamos ajudar! Continue lendo este post e saiba o que é e quais os principais tipos de garantia de locação disponíveis para ter um aluguel facilitado!

O que é a garantia de locação?

Para alugar um imóvel é necessário cumprir algumas exigências estabelecidas pelas imobiliárias, que são importantes para a confiabilidade do negócio. Sendo assim, é um procedimento padrão que é aplicável a todos os inquilinos, influenciando diretamente no sucesso da negociação.

Nesse sentido, a garantia de locação é uma das exigências e consiste em um mecanismo que contribui para assegurar os compromissos. Em outras palavras, oferece soluções para manter os pagamentos em caso de inadimplência por parte dos inquilinos.

Anúncios

Quais os tipos de garantia de locação?

Apesar de ser algo pouco conhecido, a garantia de locação existe em diferentes tipos, se encaixando perfeitamente em todos os perfis de clientes. Em vista disso, para ter maior facilidade ao alugar o imóvel, é importante conhecer detalhadamente cada alternativa.

Além de ajudar a acelerar o processo de locação, a escolha da garantia é essencial para evitar passar por transtornos e depender de terceiros. O que contribui para ter liberdade e flexibilidade ao alugar o imóvel e poder mudar no tempo adequado ao seu planejamento.

Saiba quais os principais tipos de garantia de locação existem!

Fiador

O fiador é o meio mais conhecido de garantia de locação e consiste em uma pessoa indicada pelo locatário para ser corresponsável na negociação. Para isso, o fiador deve apresentar documentos pessoais, comprovação de renda e assinar o contrato — além de ter um imóvel quitado e sem irregularidades.

Por exigir uma boa situação financeira, conseguir um fiador disposto a assumir a responsabilidade é um desafio. No entanto, é uma alternativa comum no mercado e disponibilizada pelas imobiliárias para realização do processo de locação de um imóvel.

Seguro fiança

O seguro fiança é um produto oferecido por instituições financeiras ou seguradoras, contratado pelo locatário e com o proprietário como beneficiário. Dessa forma, caso alguma situação aconteça e o inquilino não realizar os pagamentos, o seguro ressarcirá as despesas.

A contratação do seguro fiança gera despesas mensais adicionais, além do valor do aluguel, condomínio, IPTU e outras possíveis taxas. Portanto, é preciso se preparar para pagar uma pequena porcentagem a mais no valor previsto e evitar transtornos no seu orçamento.

Depósito caução

Outra modalidade de garantia muito conhecida é o depósito caução, que consiste no depósito adiantado de um valor combinado com o proprietário. Dessa maneira, caso a inadimplência aconteça, o valor depositado é uma forma de garantia para evitar perdas.

Geralmente, o valor do caução pode chegar a 3 aluguéis, depositados em conta com a intermediação da imobiliária e descrição em contrato. Assim, ao final do período de locação e caso não existam pendências, é possível ter os valores de volta com as devidas correções.

Título de capitalização

O título de capitalização pode ser adquirido pelo inquilino como garantia de locação e utilizado para o pagamento em caso de inadimplência. Adquirido em seguradoras, o valor do título depende do aluguel e os valores podem ser resgatados após o término do contrato, com as devidas correções.

Ao adquirir o título de capitalização, você não precisa comprovar renda e nem passar pela análise de crédito. Por outro lado, exige altos valores para aplicação, que pode chegar acima do montante de 6 aluguéis ou mais para ser aceito como uma garantia contratual.

Cartão de crédito

Considerada uma modalidade de garantia simples, os cartões de crédito também são possibilidades para alugar um imóvel. Nesse caso, você terá que ter um cartão com limite de até 4 vezes o valor do aluguel e em caso de inadimplência, os valores são repassados na fatura.

Apesar de ser prático, o uso de cartões de crédito como garantia de locação deve acontecer de forma bem planejada, devido a incidência de taxas adicionais. Além disso, é possível garantir que tenha o limite adequado e ter atenção em relação ao seu orçamento.

CredPago: aluguel facilitado e sem fiador

Mesmo com diversas opções, conseguir a garantia de locação pode ser um processo trabalhoso e onerar os custos mensais para alugar o imóvel. Por esse motivo, contar com soluções modernas e práticas é uma excelente maneira para tornar tudo mais acessível.

Se você está com dificuldades para conseguir um fiador ou outra modalidade de garantia, a CredPago oferece soluções ideais. Por meio de um cadastro simples e avaliação rápida, é possível simplificar o processo de locação e manter a garantia ao proprietário.

A CredPago é uma empresa confiável e oferece toda segurança para alugar um imóvel de uma forma descomplicada e sem fiador. Basta seguir os passos abaixo:

Faça o cadastro no site;

  • veja as imobiliárias parceiras da CredPago na sua região;
  • escolha o imóvel e forneça seu CPF para análise de crédito;
  • se aprovado, verifique os termos contratuais;
  • defina o pagamento das taxas;
  • assine o contrato e prepare a sua mudança.

Todo esse processo acontece em meio digital, de forma rápida e a análise pela imobiliária apresenta resultados em menos de 1 minuto. Além de ter acesso facilitado e centralizado a diversos imóveis disponíveis para locação, otimizando as suas decisões.

Como pode notar, a garantia de locação pode ser efetuada em diferentes formas e escolher a ideal é muito importante para evitar dor de cabeça. Por isso, para ter autonomia e agilizar o processo, procure alternativas modernas e práticas para alugar o imóvel que deseja.

Gostou do post? Se você deseja alugar um imóvel com toda praticidade, avaliando diversas opções de forma centralizada e sem precisar de fiador, não perca tempo! Acesse nosso site agora mesmo e saiba como podemos ajudar a alugar um imóvel rápido e facilitado!

Bateu aquela dúvida na matéria que você leu? Deixe nos comentários que o Time Loft responde!

Deixe seu comentário

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.