Fotografia de imóveis: 7 dicas para melhorar seus anúncios

Fotografia de imóveis: 7 dicas para melhorar seus anúncios

A fotografia de imóveis é um fator decisivo para estimular o interesse do cliente, por isso o capricho nas imagens merece atenção especial da imobiliária e do proprietário.

Os anúncios no meio digital são a principal forma para captar possíveis clientes e efetivar a venda ou locação. Sendo assim, caprichar nas fotografias de imóveis é fundamental para despertar o interesse e facilitar as negociações.

Isso porque tirar fotografias de qualidade e com técnicas profissionais contribui para uma apresentação adequada do imóvel. Afinal, é o primeiro contato do público com o anúncio, logo é um momento decisivo para o processo de conversão.

Você se interessou pelo assunto? Neste post, vamos ajudar a tirar as melhores imagens para anunciar com excelência. Continue lendo e veja 7 dicas relevantes para acertar nas fotografias de imóveis e elevar as possibilidades de fechar negócios. Boa leitura!  

A importância de produzir fotografias de qualidade

A divulgação de imóveis é o primeiro passo para iniciar a captação de clientes, por isso merece atenção dos corretores e proprietários. Em outras palavras, é o contato inicial entre o imóvel e o potencial comprador.

Diante disso, boas fotografias são o que mais chamam a atenção de quem olha um anúncio, muito mais do que o texto descritivo e o preço. Afinal, quando as imagens são de qualidade, elas despertam o interesse em saber mais e visitar o imóvel.  

Portanto, produzir fotografias profissionais e bem editadas contribui para tornar tudo mais atrativo e acelerar o processo para alugar ou vender –, fator imprescindível para atingir os objetivos e aproveitar possíveis momentos de valorização no mercado.

7 dicas para tirar ótimas fotografias de imóveis

O objetivo da fotografia de imóveis é atrair a atenção da pessoa, ou seja, funciona como uma vitrine para apresentar o imóvel ao potencial cliente. Dessa forma, a qualidade da imagem é crucial para obter um bom volume de acessos.

Entretanto, para tirar fotos interessantes e atrativas é necessário investir em uma boa produção de imagens, preparando os ambientes com antecedência. 

Veja, nos próximos tópicos, as principais dicas para acertar nas fotografias de imóveis!

1. Organize os ambientes previamente

Antes de começar a fotografar, é indispensável organizar todos os espaços do imóvel, tanto internos quanto externos. Providencie uma limpeza completa, se necessário, invista em reforma e acabamentos decorativos, para ter ambientes bonitos e atrativos.

2. Tenha atenção com a iluminação

Um dos principais erros cometidos ao tirar fotografia de imóveis é não ter os devidos cuidados com a iluminação. Sendo assim, cuide para que a iluminação seja adequada, sem excessos ou pouca luz, pois o tom ideal proporciona fotos com clima agradável e realça as texturas e os detalhes.

3. Utilize um tripé para estabilizar

As fotos tiradas sem apoio podem ficar estremecidas e perder muito da qualidade, o que deve ser evitado. Portanto, utilize um tripé específico para fotografias e garanta que as imagens sejam captadas na posição correta e sem interferências.

Fotografia de imóveis: 7 dicas para melhorar seus anúncios

4. Priorize a fotografia de imóveis na horizontal

Para oferecer mais detalhes à pessoa que vai ler o anúncio do imóvel, é muito importante tirar fotos na posição horizontal, exceto os cômodos pequenos. Nessa perspectiva, os clientes terão maior riqueza de detalhes para uma noção mais realista sobre o imóvel.

5. Fotografe em todos os ângulos

A percepção dos ambientes do imóvel como um todo deve ser o principal objetivo das fotografias, afinal, é o que vai influenciar no interesse do cliente. Dessa forma, tire uma boa quantidade de fotos e de todos os ângulos, sempre valorizando os diferenciais do imóvel.

6. Use aplicativos de edição

A edição das fotos é um processo indispensável para aperfeiçoar as imagens e elevar a qualidade. Para isso, uma solução prática é o uso de aplicativos específicos para tratar imagens, mas sempre lembre-se de evitar excessos para não comprometer a originalidade.

Algumas das opções para esse fim são as seguintes:

  • Pixlr;
  • SumoPaint;
  • Photo Panorama;
  • Image Batch
  • TSR WaterMark
  • Compressor;
  • Add Water Mark.

7. Considere contratar fotógrafos profissionais

A divulgação de imóveis é um dos processos mais importantes e, por isso, contratar um fotógrafo profissional pode ser um ótimo investimento, principalmente em imóveis de alto padrão, ter esse apoio vai fazer toda a diferença para ter boas fotos.

Como tirar fotos de imóveis com o celular

A qualidade das fotos tiradas pelos smartphones são surpreendentes e em muitos casos, podem ser uma solução viável para fotografar o imóvel. Entretanto, para não correr riscos de erros, é importante tomar alguns cuidados para garantir fotos adequadas para os anúncios.

Sendo assim, para tirar boas fotografias com o celular, tenha atenção às seguintes dicas:

  • limpe a lente da câmera do celular;
  • configure a resolução do aparelho;
  • faça os preparativos no ambiente;
  • tenha cuidado com a iluminação;
  • considere usar uma lente grande angular externa;
  • tire muitas fotos e de todos os ângulos;
  • use aplicativos para editar suas fotos;
  • sempre utilize o tripé ou suporte para o celular.

A importância de produzir vídeos para apresentação

A apresentação do imóvel em meio virtual é uma das principais estratégias para se diferenciar dos concorrentes e conseguir atrair interessados. Em vista disso, quanto melhor for a qualidade e as formas para divulgação, maiores as possibilidades para chamar a atenção do potencial cliente.

Nesse contexto, produzir vídeos para apresentar o imóvel é uma estratégia importante e que vai ajudar muito a estimular o interesse. Quando o cliente possui acesso a fotos de qualidade e um vídeo complementar, ele cria expectativas para conhecer o imóvel pessoalmente —, um grande passo para converter a venda ou locação.

Dessa forma, para oferecer um anúncio completo e atrativo, é essencial produzir vídeos intuitivos sobre o imóvel. Sobretudo, é um conteúdo que vai ajudar a manter o engajamento do cliente e direcionar para um encontro pessoal, passo importante para fechar o contrato.

Como vimos, o uso de algumas estratégias é fundamental para tirar fotografias de imóveis de alta qualidade e elevar as chances de negócios. É a oportunidade ideal para caprichar e contribuir para estimular o interesse nos potenciais clientes.  

Gostou do post? Agora que você viu dicas valiosas para tirar as melhores fotografias de imóveis, continue aperfeiçoando seus conhecimentos! Não perca tempo e leia agora mesmo sobre os 5 principais perfis de clientes no mercado de imóveis!

Cadastre-se
para receber
conteúdo
exclusivo

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.