exoneração fiador de aluguel

Saiba quando a exoneração do fiador de aluguel pode ser requerida

Uma das principais preocupações de quem pretende alugar um imóvel é encontrar um fiador, isto é, alguém que o apoie financeiramente caso precise de uma garantia por inadimplência. Em tempos de pandemia, esse cenário se agravou, não apenas para os inquilinos, mas para os donos de imóveis e imobiliárias que oferecem essa opção exclusiva em seus contratos.

Agora, quando o documento já apresenta um responsável pela fiança, mas há o desejo, da parte dele, de romper esse vínculo, com a exoneração do fiador de aluguel, as últimas mudanças no Código Civil são favoráveis. Se ainda não ouviu falar delas, continue a leitura!

Quando a exoneração do fiador de aluguel pode ser requerida?

Há algumas situações, previstas na Lei do inquilinato, que garantem ao fiador a possibilidade de se desligar de suas obrigações junto ao inquilino e ao dono do imóvel. Uma delas é quando o contrato possui prazo indeterminado. Se o documento tem data apenas de início, o fiador pode, sim, solicitar seu desvinculo.

Quando o fiador deseja se desvincular, mas o contrato possui data de início e término, basta que ele o faça dentro do prazo estabelecido no documento e que não haja débitos por parte do morador. Nessas condições, ele deve notificar os envolvidos com até 60 dias de antecedência, de acordo com o Artigo 835 do Código Civil.

Para quem está nessa posição, essa possibilidade é uma ótima notícia, especialmente, considerando o contexto de pandemia, que agravou a inadimplência dos brasileiros, também no setor imobiliário. 

Além do fiador, quais são as outras alternativas de garantia?

Encontrar um fiador pode ser desafiador tanto para o inquilino quanto para o dono do imóvel. Enquanto o primeiro precisa encontrar alguém que se disponibilize a assumir uma eventual dívida sua; o segundo pode passar meses com a propriedade desocupada e a renda, comprometida. Por isso, é essencial poder contar com outras garantias, como as listadas a seguir. 

Caução

Ao optar pelo caução, o inquilino deve realizar um pagamento do equivalente a duas ou três vezes o valor de aluguel (isso é determinado pelo proprietário). Ao deixar o imóvel, esse valor é devolvido com a devida correção, porém, se durante o período do contrato algum reparo for necessário, o desconto é feito nesse depósito. Em outras palavras, o morador precisa contar com uma boa reserva antes de se mudar – sem uma garantia de que vai reavê-la posteriormente.

Seguro fiança

Outra modalidade que acaba pesando no bolso do inquilino é o seguro-fiança. Além de ser burocrática, essa opção não oferece a possibilidade de reembolso do contratante, sendo que o valor pago equivale a 80% do custo do aluguel. Outra desvantagem é que a aprovação do inquilino pela seguradora é incerta e, em caso de inadimplência, a cobertura não é total (dependendo do débito).

Fiança CredPago

A melhor garantia é aquela que se adequa ao bolso do inquilino, como a oferecida pela CredPago, que oferece a opção do multipagamento. Com ele, além do cartão de crédito em 12x, o cliente pode pagar via PIX, boleto ou, ainda, escolher duas modalidades e dividir o valor entre elas.

Trata-se de uma alternativa muito vantajosa para quem não quer comprometer o limite do cartão de crédito ou não tem um. Além disso, a aprovação é simples e ágil: apenas o CPF é suficiente!

Considerando as possibilidades, um contrato de aluguel sem fiador se mostra mais promissor para todas as partes envolvidas. Antes de assinar, os dois devem considerar, a curto e longo prazo, qual garantia é mais benéfica e oferta menos riscos.

Ficou alguma dúvida sobre o processo de exoneração do fiador de aluguel? Conte para a gente nos comentários!

Cadastre-se para receber conteúdo exclusivo

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

2 Comentários

  1. Gostaria de entender melhor como funciona o CREDPAGO. Eu tenho um imóvel e gostaria de oferecer para locação.
    Obrigada.
    Marcia

    1. Olá, Marcia. Bom dia!
      Nós não atuamos direto com proprietários, mas temos parcerias com as melhores imobiliárias.

      Você pode encontrar a imobiliária mais próxima de você aqui, no nosso site: https://www.credpago.com.br/imobiliarias-parceiras
      Boa sorte na sua locação!

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.