Dicas para mudança: 5 móveis que precisam de cuidados especiais

Compartilhar a notícia

Saiba quais são os itens que exigem atenção aos detalhes na hora de embalar e transportar para o novo lar

14 de setembro de 2022

Autor Time Loft
Atualizado: 11 de setembro de 2023 8 min de leitura
moveis cuidado com mudança caixas organização

Se você está planejando mudar de endereço, saiba que alguns móveis exigem cuidados especiais. Para entender quais são esses itens e como protegê-los durante o transporte, conversamos com Ezenildo Bruno, da Bruno Express, e Paulo Henrique Ferreira, da Renove Mudanças e eles listaram dicas para mudança.

Com mais de 10 anos de experiência em mudanças, eles contam o que exige uma atenção a mais e dão dicas de como embalar, transportar e desembalar corretamente para evitar avarias e garantir o bom funcionamento no novo lar.

Mesa de jantar

Dicas de mudança para mesas de vidro
Tampo de vidro precisa de proteção estra na hora da mudança. Crédito: Shutterstock

Quase toda casa tem uma mesa de jantar e, de uns anos para cá, está na moda o tampo de vidro, uma parte grande e com grande possibilidade de rachar, trincar ou simplesmente se espatifar em mil pedaços antes mesmo da primeira refeição na casa nova.

“Às vezes, é preciso fazer um caixote de madeira só para proteger o tampo de vidro. Em todo caso, é preciso verificar antes qual a melhor forma de o tampo de vidro e a mesa de jantar passarem pela porta e entrarem no elevador do prédio. Também é importante envolver toda a base para evitar danos e riscos também nos pés no móvel”, explica Bruno.

Na hora de desembalar, Paulo Henrique recomenda tomar cuidado com o estilete e explica que “é importante puxar o plástico-bolha e cortá-lo afastado do vidro porque ele pode riscar o tampo da mesa e causar cortes nas mãos especialmente em quem não está acostumado a manusear”. Além disso, é importante colocar o tampo em cima de uma base e só então retirar o papelão, de preferência com o auxílio de outra pessoa para não danificá-lo.

Televisão

Dicas para mudança com a televisão
Cuidado para não deixar a televisão na vertical e sempre desembalar por trás. Crédito: Shutterstock

Não importa quantas polegadas tenha e se é de plasma, LED, OLED ou LCD: a tela de qualquer televisão é sempre muito frágil.

“Para a televisão, recomendo usar muito cobertor e também folha de papelão na região da tela porque ajuda a conter impactos e manter essa região estável”, diz o mudanceiro Bruno.

Para Paulo Henrique, outro cuidado importante é nunca deixar a televisão na vertical e sempre desembalar por trás. “O ideal é retirar o plástico-bolha apenas com as mãos e fazer de tudo para não tocar na tela porque é muito fácil queimar o LED apenas com as pontas dos dedos”, orienta.

Anúncios

Cristaleira, cristais e espelhos

dicas de mudança com copos e cristaleiras
Taças e outros objetos de vidro devem ser embalados individualmente. Crédito: Shutterstock

Embora seja um móvel bastante tradicional, a cristaleira está de volta com tudo nas salas em diversas cores, modelos e tamanhos. Muitas vezes, as prateleiras e as próprias portas são em vidro e o conteúdo também é frágil, o que pode demandar uma delicadeza a mais.

Bruno explica que “quando a cristaleira tem prateleiras de vidro, é preciso retirá-las antes de embalar e que quando tem um espelho interno, é importante reforçar a estabilidade durante o transporte. As prateleiras de vidro removíveis devem ser embaladas com papelão e transportadas à parte. Já a parte da frente deve ser embalada com papelão, plástico-bolha e, por fim, cobertor. Quando a cristaleira é totalmente de vidro, esse processo deve ser feito em todo o móvel”.

Paulo Henrique explica que ao chegar ao endereço de destino, é importante já colocar a cristaleira no lugar onde ela vai funcionar e começar a desembalagem pela parte de trás, sempre com cuidado para o plástico-bolha não grudar no vidro e quebrá-lo. Só então, as prateleiras podem voltar para o lugar de origem e receber os itens de decoração.

Muitas vezes, a cristaleira é o chamego da sala, onde se guardam relíquias de família e peças com grande valor afetivo. Por isso, o conteúdo desse móvel também exige um carinho a mais de quem está cuidando da mudança.

“É fundamental embalar taça por taça, vidro por vidro, item por item. Há quem envolva com plástico-bolha, mas eu recomendo o papel-canelinha, que é mais fácil de manusear, apesar de mais caro. Alguns mudanceiros utilizam o jornal, mas além de ser um material pouco higiênico corre-se o risco de manchar as peças. Também é bom estar atento para as caixas onde se vai colocar esses itens: elas devem ser mais reforçadas e deve-se sempre deixar um espaço de dois dedos entre os itens para evitar a compressão”, aconselha Bruno.

Para Paulo Henrique, as caixas onde esses itens serão transportados não devem ser empilhadas pois o menor impacto pode ser fatal. Eles já devem ser deixados na sala junto à cristaleira ou da estante onde serão arrumados.

O mesmo cuidado vale para os espelhos. A depender do tamanho, quebrar um espelho pode significar um prejuízo muito maior do que sete anos de azar. Para evitar esse mau agouro para o bolso, “espelhos devem ser totalmente revestidos de papelão, seguido de plástico-bolha e depois cobertor. Se o espelho não for muito grande, um caixote de madeira funciona muito bem”, recomenda Bruno.

Ao desembalar, Paulo Henrique aconselha nunca carregar o espelho pela parte do meio e jamais fazer isso sozinho. Ele recomenda “colocar o espelho em cima da cama, abrir o plástico-bolha por trás e continuar a desembalagem já posicionando-o no lugar onde ele vai funcionar”.

Geladeira

A geladeira precisa de até oito camadas de plástico-bolha para estar protegida. Crédito: Shutterstock

Um dos itens mais caros e importantes do lar, a geladeira exige cuidados especiais, mas nada que atrapalhe a mudança.

Para Bruno, “o ideal é não deitar ou virar a geladeira durante o transporte porque quanto mais tempo ela ficar em posição diferente da horizontal, mais tempo será preciso esperar para ligar novamente depois. Isso acontece porque é necessário esperar os gases e os óleos que fazem a geladeira funcionar voltarem para o lugar deles. Então, o ideal é apenas proteger e transportar na vertical”.

O mudanceiro explica que basta pensar em como a geladeira chega da loja para perceber que a proteção é simples. Do lado de fora, bastante plástico-bolha, chegando até a oito camadas se possível. Internamente, a dica é não retirar as peças internas e sim fixá-las até com fita adesiva se preciso. Dentro da geladeira, essas prateleiras e gavetas – normalmente acrílicas – têm menos risco de sofrer dano do que sendo transportadas à parte.

Para desembalar, Paulo Henrique orienta a começar pela parte de trás, com cuidado para que o plástico-bolha não grude na porta metálica. “Ao abrir e verificar que está tudo bem, ainda que a geladeira tenha sido transportada totalmente na vertical, espere entre 40 minutos e uma hora para religar porque por mais rápido que tenha sido o transporte os gases internos foram movimentados”, explica.

Máquina de Lavar

O transporte da máquina de lavar depende de sua funções, como a lava-e-seca. Crédito: Shutterstock

Embora não seja um item muito delicado, a máquina de lavar precisa de cuidados que dependem de suas funções. De acordo com o mudanceiro Paulo Henrique, uma máquina que é apenas lavadora pode ser transportada com cerca de 4 a 5 voltas de plástico-bolha, bastando rasgá-lo por trás e religar o eletrodoméstico ao chegar no novo endereço.

O mesmo vale para uma secadora. Ambas devem ser protegidas com um papelão na parte de vidro ou acrílico e nada deve ser colocado sobre essa região durante o transporte. Finalizar a embalagem com fita adesiva também é importante para garantir que ela esteja travada.

Todos esses cuidados valem para uma máquina lava-e-seca, mas além da tampa, ela precisa ser travada internamente durante o transporte para estabilizar o motor que é muito pesado e pode quebrar. Paulo Henrique alerta que “isso se faz com quatro pinos que já vêm com a lava-e-seca de fábrica, mas é preciso lembrar de retirá-los assim que ela for reinstalada”.

Material básico

Mesmo que você não faça sua mudança com uma empresa especializada, alguns materiais não podem faltar para evitar danos aos seus móveis: cobertor, plástico-bolha, caixas de papelão e fita-adesiva. Procure em lojas, supermercados, em docas e redes varejistas e vá reunindo tudo antes do grande dia. E lembre-se: é melhor reforçar o cuidado do que sobrar prejuízo.

Mais dicas para mudança em vídeo

Colaboração de Michele Louvores

Bateu aquela dúvida na matéria que você leu? Deixe nos comentários que o Time Loft responde!

Tags

Deixe seu comentário

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.