casal reaproveitando móveis

4 dicas de como reaproveitar móveis na decoração

Para quem está de mudança, uma das tarefas mais importantes é conseguir mobiliar a casa. Além dos essenciais, como a geladeira, o fogão e uma cama, também é ideal ter outras mobílias, como uma escrivaninha, um sofá, etc. E uma forma bem interessante de fazer isso é tentar reaproveitar móveis antigos.

Pode ser algo que você trouxe da sua casa antiga ou que faz parte de um apartamento alugado. São sempre aqueles móveis com alguns anos e sinais de seu tempo de uso. Mesmo que ainda sejam perfeitamente funcionais, eles podem prejudicar um pouco sua decoração. Porém, se você usá-los com criatividade, pode tirar bom proveito deles.

Quer entender como? Então, acompanhe!

Quais são as vantagens de reaproveitar móveis?

O reaproveitamento de mobília antiga está cada vez mais em alta por vários motivos. Confira aqui alguns dos principais:

Reduz custos

Ter que comprar um conjunto completo de móveis novos toda vez que você se muda é muito caro para a maioria das pessoas. Por isso que é uma boa ideia encontrar formas de incluir sua mobília antiga em sua decoração.

Preserva o meio-ambiente

Para construir móveis, é necessário cortar madeira, fabricar tecidos e transportar carga. Várias atividades que geram impactos negativos na natureza. Reaproveitar móveis é uma forma de diminuir esses impactos, mesmo que indiretamente.

Promove a personalização e exclusividade

Não é incomum que várias casas tenham o mesmo tipo de mobília nova. Porém, móveis antigos e personalizados podem apresentar um estilo único e uma decoração aconchegante, exclusivo para você e para sua casa.

Como reaproveitar móveis na decoração?

Há muitos que você pode fazer para não ter que jogar a mobília fora toda vez que se mudar. Confira aqui algumas formas de aproveitá-la em sua decoração:

Faça uma limpeza e renovação

Comece pelo básico: limpe os móveis antes de levá-los. Muitas vezes, a aparência desgastada é só resultado de um pouco de sujeira, a qual precisa de um pouco mais de força para ser removida por completo. Você pode tirar um dia para isso ou buscar um profissional.

Pinte e envernize móveis antigos

Outra forma de renovar esses móveis é com uma camada de tinta ou verniz. Peças de madeira, por exemplo, ficam com uma cara ótima após envernizadas e a tinta pode cobrir qualquer marca de desgaste, além de proteger contra futuros danos.

Faça uma colagem com revistas

Se você tem muitas revistas e desenhos guardados, você pode encapar um móvel com uma colagem. Isso ajuda a criar um estilo bem mais chamativo, transformando até os móveis mais discretos em excelentes peças de decoração. Também é uma boa ideia para a decoração de sacada, pois protege os móveis.

Adicione objetos de decoração complementares

Às vezes, a melhor forma de reaproveitar móveis não é mudá-los diretamente, mas adicionar algo ao redor que combine com eles. Cortinas, iluminação, plantas, entre outras coisas do tipo, podem ajudar bastante na composição, dando uma impressão nova à mobília.

Com todas essas dicas, você já tem o caminho certo para reaproveitar móveis em sua decoração e deixar sua casa ainda mais bonita. Não tenha medo de experimentar! A criatividade será sua melhora ferramenta.

Curtiu esse artigo? Então compartilhe-o em suas redes sociais e mostre a mais pessoas como elas podem reaproveitar os móveis antigos também.

Cadastre-se para receber conteúdo exclusivo

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.