decoração de sacada de apartamento

Decoração de sacada de apartamento: veja como deixá-la com a sua cara

Além de um lugar para chamar de seu, no geral, as pessoas desejam um lar que tenha a sua cara. Por isso, a decoração de sacada de apartamento é um ponto relevante, considerando se tratar de um ambiente de relaxamento e descanso.

Dependendo do tamanho do espaço, pode apostar que você não vai perder a oportunidade de criar uma atmosfera aconchegante, de onde seja possível contemplar as luzes e a paisagem da cidade.

O objetivo deste post é mostrar porque a sacada deve ser considerada um cômodo importante da casa. Continue lendo e veja as principais ideias para fazer uma decoração diferenciada e personalizada nessa área externa do seu apartamento!

Por que se preocupar com a decoração da sacada do apartamento?

É comum os moradores se preocuparem com a disposição dos móveis na sala, cozinha e banheiro. Tudo para deixar o espaço interno confortável e funcional, sobretudo, por se tratar de cômodos de uso comum.

Já a sacada é diferente, por se tratar de um lugar que nem sempre terá gente ocupando, seja pela falta de tempo, seja pelo uso dos demais ambientes. Acontece, que esse é um espaço que merece atenção e cuidado.

Imagine que, dependendo do andar onde for o apartamento, a sacada pode presentear os moradores com uma imagem bonita, ideal para sentar e contemplar uma bela vista.

Portanto, o local deve ser agradável para toda a família e permitir momentos de confraternização, bate-papos ou de reflexão e leitura. O importante é criar no espaço o desejo de, regularmente, passar alguns minutos ou horas, por lá.

Quais são as melhores dicas para deixar a sacada bela e convidativa?

Há quem pense que para fazer uma decoração incrível é preciso muito dinheiro. Entretanto, com criatividade e disposição, você mesmo pode decorar a sacada e se surpreender com o resultado.

A seguir, algumas ideias podem ajudar você a visualizar aquele recinto dos sonhos para desfrutar ao chegar do trabalho e nos fins de semana!

Escolha as cores

As cores de uma sacada, podem seguir ou não os demais ambientes da casa. O mais importante é que sejam harmônicas e transmitam sensação de conforto, afinal, é um espaço em que deve prevalecer a alegria e o relaxamento.

A combinação de cores nas paredes e móveis ajudam a produzir um efeito positivo e agradável. Uma cor clara nas paredes possibilita brincar com as cores nos outros elementos decorativos — poltronas, almofadas, luminárias, bancadas, entre outros.

Aposte em elementos naturais

As plantas, as fontes e até mesmo um aquário de carpas confere elegância e sofisticação a uma sacada. Você, por exemplo, pode optar por um jardim vertical, que ocupa menos espaço e dá destaque a uma parede no canto da sacada.

Os vasos de plantas são também uma boa pedida. Além de fáceis de cuidar, não causam muita sujeira. Escolha plantas meio-termo, ou seja, resistente à falta e ao excesso de água, pois a exposição ao sol e a chuva pode fazer com que você tenha que investir em novas espécies muito rápido.

Use móveis confortáveis

A sacada é um lugar de aconchego, não importa se em momento de lazer ou descanso. Quem vai para a sacada deseja relaxar e se ver livre de qualquer situação que gere transtorno.

Esses são motivos suficientes para você investir em móveis que ofereçam conforto. As poltronas, cadeiras, puffs e bancos precisam ser macios, considerando o tempo que o morador ou visitante passará sentado ou deitado em um móvel da sacada.

Feche com vidro

Nem todos os condomínios permitem, mas instalar vidros na sacada, além de diminuir a poluição que entra na casa, promove uma acústica diferenciada. Em algumas localidades, o barulho dos carros, motos e sons podem interferir nos planos de descanso na sacada. Se você estiver concentrado em um livro interessante, o vidro é uma boa opção para blindar a interferência do ruído externo.

Invista em conforto e relaxamento

Você pode instalar uma rede ou até mesmo um ofurô, se tiver o espaço adequado e condições para o investimento. Além disso, atente para a necessidade de ventiladores, pois nos dias de verão intenso talvez seja impossível ficar na sacada sem esses recursos.

Tenha em mente que, se a sacada tiver de ser usada para aproveitar os momentos de folga, que você saia dela com a sensação de ter passado por um spa.

Crie um espaço gourmet

Se você é do tipo que não perde a oportunidade de reunir os amigos e familiares, a criação de um espaço gourmet jamais pode ser considerado custo e sim um investimento na qualidade de vida.

Uma boa churrasqueira, uma pequena adega, fogão a lenha e aquele freezer caprichado são elementos indispensáveis para quem não renuncia uma festa. É importante ter um ambiente adequado e bem equipado para receber as pessoas. 

Aposte em artigos de decoração

Os artigos de decoração dão um toque a mais de bom gosto em uma sacada. Para isso, leve em conta o seu estilo e suas preferências. Se preferir algo minimalista e clean, invista em quadros e iluminação mais modernos com menos móveis. 

Já se o seu gosto está mais tendenciado para o rústico, os artigos podem combinar a decoração com itens que remetem ao estilo de fazendas ou sítios. Só tenha o cuidado para não exagerar e misturar muitos artigos que não sejam harmônicos quando usados ao mesmo tempo.

Para decoração de sacada de apartamento você pode buscar inspiração em sites especializados, blogs imobiliários ou perfis de decoradores nas redes sociais. Todos esses canais disponibilizam ideias para decorar esse tipo de ambiente.

Neles você vai encontrar, além das dicas e tendências, modelos de varandas, referências de fornecedores e informações importantes que vão desde a segurança, até o que é ou não permitido fazer na decoração de sacada de apartamento — anote tudo e mãos à obra.

Se você gostou deste post, que tal aproveitar a visita em nosso blog e conferir as 8 melhores dicas para fazer uma decoração incrível de um apartamento alugado!

Cadastre-se para receber conteúdo exclusivo

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.