Decoração de varanda: aprenda 7 ideias de inspiração

Compartilhar a notícia

Seja gourmet com churrasqueira, com rede para descanso ou somente aberta com plantas: as varandas de apartamento podem desempenhar inúmeras funções. Aprenda a decorar a sua com dicas de arquitetos e paisagistas

05 de julho de 2022

Atualizado: 31 de janeiro de 2024 15 min de leitura
bancada-varanda-gourmet-luminaria

A varanda decorada ganha cada vez mais protagonismo nos apartamentos atuais: além de geralmente possuir uma grande metragem nos imóveis novos, é um ambiente super versátil, pode desempenhar várias funções e ainda tem o papel de integrar o interno e o externo. Seja uma área gourmet com churrasqueira, um espaço para relaxar com redes e balanços ou um canto verde repleto de plantas, o cômodo precisa de alguns cuidados na hora de ser planejado. Conversamos com arquitetos e paisagistas para dar várias dicas de decoração e o que não pode faltar na hora de decorar a área externa do apartamento e aproveitar o espaço. Confira abaixo!

Como decorar a varanda do apartamento

Antes de começar sua jornada de decoração da varanda, pergunte a si mesmo como você quer se sentir no ambiente. Procura dar um ar praiano, urbano ou de casa de fazenda? Essa reflexão é fundamental para definir o estilo de decoração, os acabamentos e mobiliário que serão utilizados. 

Tudo precisa estar em harmonia com esse conceito e fazer sentido no conjunto, até o tipo de plantas que você vai utilizar. Confira, a seguir, o passo a passo de como decorar a varanda do apartamento e deixar o ambiente pronto para curtir como quiser:

1) Estilos de decoração

Se você comprou um apartamento que tem um espaço externo, essa pergunta vai chegar em algum momento: como decorar varanda? Atualmente os estilos de decoração mais comuns para varandas são o industrial e o contemporâneo. Temos também um estilo um pouco mais rústico chique, com cara de jardim de casa mesmo. Normalmente vemos esse estilo em varandas que são separadas da sala.

Anúncios

2) Paleta de cores

Depois de decidir o estilo, pense em que cores você gostaria de ter neste ambiente. Uma opção pode ser uma paleta mais neutra, com tons de cinza e bastante madeira e vegetação para aquecer, indica a arquiteta. Cores mais vibrantes podem vir em objetos decorativos, como almofadas, quadros e até luminárias. 

3) Móveis e objetos de decoração

Se você tiver espaço e quiser fazer da varanda um “respiro”, invista em um sofá ou uma poltrona e, quem sabe, até um balanço ou uma rede. Essas peças trazem um clima aconchegante e servem para momentos de leitura, descanso e para reunir amigos e família. 

Componha o ambiente com peças versáteis, como bancos que também servem como mesa de apoio. Carrinhos, por exemplo, podem auxiliar a área de fogão ou churrasqueira, além de ficarem ótimos como um bar ou até um mini buffet para o almoço de domingo.

Bancos compridos oferecem mais área de assento e podem ser aproveitados também como baús. Outro móvel coringa é aquela caixa que fazemos quando precisamos esconder a condensadora do ar condicionado. Além de ganharmos uma superfície de apoio para plantinhas e objetos, podemos aproveitar a marcenaria para gerar mais área de armazenamento. 

A arquiteta conta que costuma evitar elementos fixos no meio das varandas para manter uma liberdade/flexibilidade de alterar o layout conforme a ocasião. É muito prático poder mover a mesa ou poltronas e pufes de lugar de acordo com a necessidade de cada momento.

Caso você opte por uma varanda gourmet, a recomendação é pensar na circulação entre ela e a cozinha. Quanto mais livre e fluida, mais prático será utilizar a área gourmet. Além dessa circulação, temos que pensar na circulação interna da varanda entre pia, cooktop, churrasqueira, o local de preparo e o local de servir.

4) Materiais e texturas

Quem quiser ter uma bancada na varanda deve optar por fazê-la com uma pedra apropriada para locais externos ou de muita incidência solar. Se sua varanda for à beira mar, móveis de alumínio, fibra sintética e plásticos podem ser uma boa escolha, pois são os mais resistentes à maresia. 

Evite ferro (mesmo cromado), que enferruja muito rápido. Se quiser usar madeira, precisa ser maciça – lembrando que de tempos em tempos será necessário fazer manutenção no verniz.

Outra dica é investir em almofadas e assentos com tecidos impermeáveis e resistentes ao sol, além de redes que possam ser colocadas na máquina de lavar. Sobre as cortinas, as persianas em tela solar, por exemplo, reduzem o calor e protegem os móveis e acabamentos.

É importante consultar o condomínio antes de fazer o envidraçamento da varanda e a escolha das cortinas, pois há casos em que existe um padrão aprovado em assembleia condominial e tudo o que foge disso pode ser considerado alteração de fachada. 

Varanda decorada integrada com a sala

varanda fechamento vidro integrada sala estar jantar piso madeira
No apartamento assinado por Andre Lenza, a varanda foi totalmente integrada ao estar e jantar. Foto: Edgard César

Integrar a varanda com a área social, principalmente a sala de estar, é uma das práticas mais comuns e populares nos apartamentos do Brasil todo: aumentando a área útil, é possível criar mais espaço para receber amigos, fazer refeições, descansar e até trabalhar. Geralmente, a solução vem acompanhada do fechamento do vão com vidro. Em qualquer um dos casos, um cuidado é imprescindível: nivelar o piso entre a área interna e externa

“Imóveis antigos têm desníveis maiores, com diferença de 2 a 3 cm entre os dois ambientes. Os apartamentos mais novos geralmente não possuem essa diferença, porque as construtoras já sabem que a maior parte dos moradores vai tirar as esquadrias e prolongar a sala”, explica o arquiteto Andre Lenza.

Nivelar o piso é essencial para evitar tropeços e acidentes. “Até 1 cm de diferença, é possível utilizar cimento no contrapiso. Acima disso, é indicado utilizar materiais mais leves – como a vermiculita expandida – para evitar sobrecarga na laje”, explica o arquiteto. Considerada uma argamassa leve, a vermiculita também ajuda no conforto acústico e térmico. Vale lembrar que toda obra estrutural dentro do apartamento precisa ser supervisionada por um profissional e será necessário a apresentação de uma ART ou RRT ao condomínio (anotação ou registro de responsabilidade técnica, documento que comprova que o projeto foi feito por um arquiteto ou engenheiro).

Na hora de escolher os móveis, lembre-se sempre que a área está sujeita a sol e a mudanças de temperatura. Por isso, evite usar cores fortes – como vermelho e amarelo – pois a incidência da luz pode desgastar a cor, fazendo com que a peça perca a tonalidade original. “O tecido náutico é também uma boa opção, porque não sofre nenhum desgaste com as intempéries”, indica o profissional.

Decoração de varanda com Sala de jantar

sala varanda churrasqueira
No projeto assinado pelo escritório Spazio Arquitetura, a churrasqueira divide o espaço da varanda com a mesa de jantar. Foto: Thiago Travesso

Transformar a varanda em uma área gourmet com sala de jantar é outra opção bastante usual: deslocando a mesa de refeições para a área externa, é possível ganhar mais espaço na parte interna, criando outras funções para o living, como sala de TV ou escritório. 

“O primeiro passo é verificar se a varanda possui largura suficiente para acomodar a mesa. Se o espaço for muito estreito, é possível usar um banco em um dos lados, já que o móvel não necessita de uma circulação tão larga como a cadeira”, explica a arquiteta Christina Faria, do escritório Spazio Arquitetura. Para cadeiras, a distância entre a mesa e o guarda-corpo deve ser de 70 a 75 cm; já para o banco, 50 cm é o suficiente.

bancada-varanda-gourmet-luminaria
A mesa presa se tornou o local das refeições, com três cadeiras de um lado e um banco encostado no parapeito. Projeto de PB Arquitetura. Foto: Henrique Ribeiro

“Normalmente, quando você tira a porta que une a sala da varanda, fica uma viga que divide os ambientes. Então, é sempre bom não deixar a mesa embaixo dessa viga. As cadeiras podem até invadir o lado da sala, mas deixe a mesa fora dessa área para separar visualmente os ambientes”, indica Christina. 

Utilizar o mesmo piso também ajuda na sensação de amplitude. Mas, cuidado: se o chão da sala for de madeira, lembre-se de que o material pode desbotar com a exposição ao sol. “O porcelanato é sempre uma opção segura, inclusive, porque na parte próxima do envidraçamento pode ocorrer algum tipo de vazamento durante chuvas. Outra solução é fazer uma faixa de porcelanato no contorno da varanda para criar uma proteção”, completa a arquiteta.

Decoração de Varanda com rede

sala varanda sofa tapete
No projeto de Flávia Lauzana, a rede de balanço ocupa toda a extensão da varanda pequena. Foto: Mariana Orsi

Transformar a área externa em um espaço de relaxamento é sempre uma boa opção: curtir a vista, tomar sol e se refrescar com a ventilação natural podem ser hábitos que ficam ainda melhores se acompanhados de uma rede de descanso. No entanto, a solução pede uma série de cuidados. “Segurança é essencial e, por isso, colocar redes de proteção em sacadas e janelas é sempre necessário para prevenção de acidentes. Não recomendo instalar redes de balanço em varandas sem essa proteção”, alerta a arquiteta Flávia Lauzana.

Antes de instalar a rede, é preciso medir a área da varanda, já que a distância entre os ganchos é o ponto chave para garantir conforto ao se deitar – você precisa de um espaço entre 2,50 m e 3,30 m. Para a altura que os ganchos devem ser instalados, a distância recomendada varia de 1,5 m a 2 m em relação ao chão. “Uma dica importante é que a rede deve ficar a 60 cm do chão quando estiver sem carga e 40 cm quando alguém estiver nela. Se ficar muito baixa, o corpo pode entrar em contato com o piso. Se ficar muito alta, pode dificultar para entrar e sair da rede”, explica Flávia.

varanda pequena rede descanso
Atente-se às medidas: a rede precisa ficar a 60 cm do chão sem carga e a 40 cm do piso quando alguém estiver nela. Foto: Mariana Orsi

Outra parte importante na hora de instalar uma rede de descanso é saber qual é o tipo de parede. “Para suportar o peso, o ideal é que a parede seja de bloco de concreto ou tijolo maciço. Para varandas envidraçadas, a rede pode ser instalada no teto, mas vale ressaltar que o teto também precisa ser feito desses materiais para suportar a carga de um adulto e evitar acidentes”, completa a arquiteta. Vale lembrar que é sempre bom contratar um profissional que tenha experiência com esse tipo de instalação para garantir que os ganchos fiquem bem presos na parede. 

Decoração de Varanda com churrasqueira

churrasqueira varanda madeira ripada
Apesar de compacta, a bancada revestida de ripados abriga a pia e uma churrasqueira pequena. Projeto de Relato Arquitetos. Foto: Gabriel Lima

Quando o assunto é churrasqueira na varanda, o designer de interiores Pedro Henrique Ferreira, do escritório Relato Arquitetos, alerta: “No caso de integração, é importante se preocupar com a fumaça que pode voltar para sala. É interessante pensar em um sistema de exaustão eficaz e que também seja silencioso“, explica.

Geralmente uma única coluna atende todas as churrasqueiras do mesmo bloco do prédio e é por onde passa a fumaça até ela ser liberada pela chaminé. O exaustor permite que essa fumaça seja impulsionada para cima, sem sair pela churrasqueira do andar de cima ou voltar para dentro do apartamento. Atualmente no mercado existem várias marcas que oferecem esse tipo de equipamento.

Muitos condomínios também não permitem o uso de churrasqueira a carvão. “Nesse caso, o modelo de pedra vulcânica ou char broil (que funciona a gás) são ótimas opções. Eles não permitem a perda da caracterização original do sabor da carne”, conta Ferreira. Se for usar churrasqueira portátil, dê preferência para as elétricas. Sem o uso de carvão, menos fumaça é produzida. Para a limpeza, uma dica:  uma torneira com água quente favorece a retirada da gordura.

Decoração de Varanda gourmet

varanda gourmet mesa cadeira cortina
Assinado pela designer de interiores Norah Carneiro, este projeto evidencia o mobiliário feito de madeira maciça e as cadeiras no tom envelhecido, que criam um ambiente rústico. Foto: Maura Mello

Geralmente idealizado para realizar confraternizações, o espaço gourmet pode ser equipado com churrasqueira, cooktop, fogão ou forno de pizza. Dependendo do tamanho, pode abrigar adegas climatizadas ou pequenos bares. “É indispensável que seja um ambiente receptivo, acolhedor, que tenha a identidade do morador e dê segurança aos convidados. Por isso, é preciso ter cuidado com a posição dos mobiliários”, explica a designer de interiores Norah Carneiro.

varanda mesa jantar adega azul cadeira
Projeto do escritório Spaço Interior: a varanda abriga a mesa, pia, cooktop, adega e frigobar. Foto: Kadu Lopes

A ilha é um item que consegue mesclar beleza e funcionalidade, serve de apoio para as refeições e também pode ter armários para guardar louças e objetos. Na hora de escolher os eletrodomésticos e o mobiliário, é preciso se atentar para que a circulação não seja afetada. Considere embutir eletrodomésticos no mobiliário para não barrar a circulação.

E, por ser uma área que acumula muita gordura, é indispensável que o revestimento do piso e das paredes seja de fácil manutenção e limpeza e que não deixe visível marcas de sujeira. Considere escolher materiais impermeáveis, anti aderentes e sem relevos.

Decoração de Varanda com cadeira de balanço

Para quem está pensando em colocar uma cadeira de balanço ou uma poltrona suspensa na varanda, o primeiro passo é avaliar a estrutura do imóvel. “Se o forro for de gesso, o gancho da cadeira vai precisar ser preso diretamente na laje. Além disso, um engenheiro civil pode observar se o teto também está em condições de receber o gancho com segurança”,  diz a arquiteta Sabrina Salles. Segundo ela, muitos clientes pedem a solução para dar um valor nostálgico aos projetos.

Decoração de varanda trazendo naturalidade ao espaço
Nesta varanda, a intenção na escolha das cores e materiais foi trazer sensação de aconchego e naturalidade ao espaço. Foto: Julia Herman

É também extremamente necessário conhecer a carga que a laje suporta para definir o que precisa ser feito. “Respeite o limite de peso dos balanços intermediários disponíveis no mercado, que sustentam de 150 a 200 quilos, considerando a soma do peso da peça mais o da pessoa”, diz a arquiteta.

Decoração de Varanda com plantas

mesa cadeira planta horta verde
A mesa verde da Thonart cria uma composição com as cadeiras do Studio Bola. Projeto de paisagismo de Clariça Lima. Foto: Renato Navarro

Na varanda deste apartamento na Bela Vista, localizado na Avenida Paulista, em São Paulo, o verde salta aos olhos de diversas formas: plantas de diversas alturas se espalham em vasos pelo chão e uma horta de temperos aparece na estrutura suspensa feita em serralheria. Segundo a paisagista Clariça Lima, que assina o projeto, os tons de verde e as diversas texturas trazem aconchego e acolhimento ao espaço.

banco varanda planta vaso externo
Vasos com textura cimentícia abrigam plantas de diversas texturas. Foto: Renato Navarro

Entre as espécies utilizadas no espaço – e que são indicadas para varandas – estão a pleomele fita, a clusia, um pé de jardim manga, filodendro angolano, guaimbé ondulado e palmeira jerivá. O mobiliário próprio para a área externa conta com bancos de madeira, mesa verde e vasos de cimento texturizado.

Como decorar varanda pequena com jardim vertical

como-decorar-varanda
Verticalizar a decoração com plantas garante o máximo aproveitamento de espaço

Uma ótima pedida no quesito “como decorar varanda pequena com plantas” é o jardim vertical, feito com plantas naturais, iluminação, ventilação e irrigação controlada. Desta forma, é possível criar volumes verdes sem ocupar muito espaço. 

Usar plantas artificiais de boa qualidade ou “plantas preservadas, que são naturais, porém desidratadas”. Em ambos os casos, a única manutenção é tirar o pó com espanador durante a faxina.

Outra indicação para decorar varanda pequena com plantas é usar vasos estreitos. Há diversos modelos, como floreiras de dois ou mais andares. Em relação às espécies de plantas, a escolha depende de alguns fatores, como clima e a quantidade de sol que bate no espaço.

Head de SEO da Loft com mais de 10 anos de experiência construídos através de passagens pelo varejo e mercado financeiro. Eleito um dos 3 melhores profissionais de marketing digital do Brasil em 2021 pela ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico).

Tags

Deixe seu comentário

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.