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Captação de imóveis: como fazer?

Para que uma imobiliária consiga alcançar os resultados almejados, é essencial que os profissionais preocupem-se com a captação de imóveis. Afinal, é por meio de um bom portfólio de produtos que a empresa terá a oportunidade de conquistar mais clientes e de se diferenciar competitivamente.

Nesse processo, a quantidade de etapas traz a sensação de que é uma demanda difícil de ser executada. No entanto, caso siga algumas dicas práticas, os corretores e demais colaboradores do negócio terão mais facilidade para a tarefa, conquistando novos espaços e, consequentemente, obtendo um melhor retorno para a imobiliária.

Pensando nisso, elaboramos este material para que você tire suas dúvidas. Continue a leitura e saiba mais!

Tenha amplo conhecimento em sua região

O primeiro passo é contar com um amplo conhecimento da região de atuação. Para isso, faça um mapeamento das áreas mais estratégicas. A partir desse estudo, não deixe de ir para as ruas verificar se já existe algum espaço com amplo volume de imóveis para comercialização, além de pesquisar novos empreendimentos que surgirão nos próximos meses.

Lembre-se: o primeiro passo para que a sua empresa possa se destacar é ser referência em um bairro ou em uma região específica. Nesse sentido, mais do que apenas oferecer informações cruciais ao cliente (que também é importante), os profissionais terão a possibilidade de identificar em primeira mão as oportunidades daquele local.

Porém, não deixe de ter um conhecimento também sobre outros regiões. Assim, amplia o leque de possibilidades para o seu público, o que também trará novos negócios. Apesar disso, não existe a necessidade de ter um conhecimento tão detalhado, além do foco ser relativamente menor.

Conte com o apoio dos atuais proprietários

Em uma imobiliária, é preciso focar no relacionamento com dois públicos distintos: aqueles que vão comprar ou alugar um imóvel e aqueles que destinam seus imóveis para venda ou locação. Ao estabelecer um contato próximo com ambas as partes e oferecer um atendimento humanizado, certamente terá a oportunidade de usufruir de muitos ganhos — inclusive, o da captação de imóveis.

Entenda: no caso de venda, existem proprietários que são investidores. Eles já têm a natureza de buscar por diferentes empreendimentos na cidade e que terão amplas chances de negociações rápidas. Caso haja a sua fidelização, consequentemente ele procurará a imobiliária assim que descobrir novas oportunidades, facilitando de forma significativa o trabalho da equipe.

Para contar com esse diferencial, algumas dicas podem ser aplicadas:

  • faça do atendimento ao cliente o diferencial de sua imobiliária, tirando as dúvidas de forma solícita sempre que necessário;
  • torne-se especialista do ramo, com aprendizados técnicos;
  • entenda as necessidades de seus clientes;
  • não deixe de investir no pós-venda;
  • pratique a venda consultiva.

Tenha atenção quanto a parte burocrática

Na captação de imóveis, não devemos nos preocupar apenas com a quantidade de imóveis captados (que sejam de qualidade). Existe a necessidade de avaliar se toda a documentação do produto está em dia. Ou seja, a parte burocrática.

Para que nenhum tipo de problema ocorra, existe a possibilidade de as equipes trabalharem com OKRs. Trata-se de metas coletivas e individuais que convergem para a meta global da imobiliária. Exemplo: a visão de 1 ano da empresa é dobrar o número de clientes. Para isso, vamos dividir o período em 4 trimestres. Quais serão as metas individuais de seus profissionais para alcançar esse resultado?

Suponhamos que a meta de cada profissional é captar 5 novos imóveis mensais. Para que esse número seja registrado, é preciso que toda a documentação seja lançada no sistema. Caso contrário, o produto não será divulgado aos clientes.

Registre todos os passos para a captação de imóveis

Além disso, é recomendado que todos os passos para a captação de imóveis sejam registrados. Hoje, existem plataformas que contribuem de forma direta nesse sentido. Além de possibilitarem automatização dos processos e maior produtividade de toda a equipe, elas permitem um melhor acompanhamento de diferentes fases do processo — desde a captação até o pós-venda.

Quais os ganhos que o CRM trará para a empresa? A empresa terá uma visão mais ampla sobre o histórico de contato com cada cliente, além de contar com mais facilidade de acesso às informações, independentemente da etapa do processo. Além disso, terá uma análise mais fácil da carteira de cada corretor, entendendo quais foram os imóveis captados por ele e quais são aqueles que ainda estão em tramitação.

Além disso, existe a possibilidade de integrar essas plataformas ao próprio site. Ou seja, com tudo certo para que o imóvel seja divulgado aos clientes, basta cadastrá-lo que ele será linkado de forma direta para os seus canais.

Utilize as redes sociais

Não podemos deixar de lado as amplas possibilidades oferecidas pelas redes sociais. Hoje, muitas pessoas por não conhecerem as facilidades de uma imobiliária nas negociações, acabam divulgando por conta própria suas casas ou apartamentos. Caso você identifique essa questão, entre em contato, transmita profissionalismo e traga os diferenciais de contar com o apoio profissional.

Para que tenha ainda mais credibilidade nos contatos, o ideal é que a sua empresa invista em produção de conteúdo. Assim, é possível enviar artigos que tirem as dúvidas dos potenciais clientes para que eles se sintam mais seguros em prosseguir com a conversa.

Preocupe-se com a reputação

Ao mencionarmos sobre a reputação de uma empresa, novamente estamos nos referindo ao profissionalismo necessário para esse trabalho. Oferecer um imóvel para a venda é algo que exige um estudo aprofundado por parte do cliente. Especialmente quando há mais de uma empresa envolvida, sairá na frente aquela que melhor transmitir credibilidade.

Sendo assim, o bom atendimento é o primeiro passo para trazer esse profissionalismo tão necessário. A imagem dos corretores também influencia muito. Por isso, coloque como regras a necessidade de utilizar o uniforme de sua imobiliária e também o uso do crachá contendo o número do Creci. Assim, o cliente terá a oportunidade de pesquisar mais informações sobre a empresa e o profissional.

Neste conteúdo, você pôde entender algumas dicas práticas de como captar imóveis. Conforme abordado, é essencial seguir com algumas etapas nesse processo de negociação para que a sua empresa consiga um número maior de produtos e consiga transmitir boa credibilidade — consequentemente, com mais reputação no mercado. Com tantas possibilidades tecnológicas no mercado, ficou muito mais fácil de ter um controle mais específico sobre as atividades.

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