Como escolher a melhor garantia de aluguel residencial?

A garantia de aluguel residencial é um dos pontos mais importantes para conseguir alugar da melhor forma e com toda segurança.

Uma das principais dúvidas de quem procura um imóvel para alugar é sobre a escolha da melhor garantia de aluguel residencial. Consiste em uma etapa crucial do processo de locação e interfere diretamente nas questões contratuais e no planejamento financeiro.

Nesse sentido, para proporcionar soluções adequadas a cada perfil de cliente, o mercado oferece diversos tipos de garantia de aluguel — identificar a mais econômica e que contribua para a sua autonomia é imprescindível para atingir os seus objetivos sem transtornos.

Neste post, você vai saber quais os tipos de garantia de aluguel residencial existem no mercado e as diferenças entre elas. Continue lendo e saiba como escolher a mais vantajosa para sua situação e conheça as soluções que a CredPago oferece para otimizar a locação do seu imóvel!

Quais os tipos de garantia de aluguel residencial?

A garantia de aluguel residencial é um instrumento utilizado pelas imobiliárias para assegurar os compromissos em situações de inadimplência. Trata-se de um fator que existe em diferentes tipos e pode afetar diretamente o valor pago mensalmente no aluguel e na execução do contrato.

Diante disso, saber quais as possibilidades para a garantia de aluguel e entender a diferença entre elas é essencial para escolher a opção mais vantajosa — que proporcione praticidade e segurança para assinar um contrato e organizar sua mudança sem dor de cabeça.

Veja a seguir, quais os principais tipos de garantia de aluguel residencial!

Fiador

Um dos tipos de garantia de aluguel residencial mais comuns no mercado, o fiador é uma pessoa que assume a corresponsabilidade em um contrato de locação. Sendo assim, caso o locatário não assuma os compromissos por algum motivo, o fiador fica responsável por arcar com os pagamentos.

Nesse sentido, para ser fiador uma pessoa deve ter um imóvel no próprio nome e uma situação financeira considerada boa. Por isso, conseguir alguém que esteja disposto a assumir essa responsabilidade é algo complexo na maioria dos casos.

Seguro fiança

Por sua vez, o seguro fiança é um serviço ofertado pelos bancos ou seguradoras, sendo contratado pelo locatário e com o proprietário como beneficiário. Sendo assim, em caso de inadimplência por parte do inquilino, o seguro entra para ressarcir os valores, de acordo com cada apólice.

Em contrapartida, ao contratar o seguro fiança você vai pagar um valor adicional nas parcelas do aluguel mensalmente. Junto com o IPTU e possíveis taxas, acaba elevando o valor final a ser pago e com isso, o seu orçamento pode ficar mais apertado.

Título de capitalização

O título de capitalização é adquirido em seguradoras e utilizado como garantia e pagamento em caso de inadimplência no contrato de aluguel. O valor do título varia de acordo com o preço do aluguel e pode ser resgatado após o término do contrato com a devida correção.

Dessa forma, para aderir ao título de capitalização não é necessário comprovar renda e nem passar pela análise de crédito. Entretanto, a aplicação deve acontecer em valores expressivos, que podem ser equivalentes a 6 aluguéis, o que torna o processo mais complicado.

Cartão de crédito

O cartão de crédito também pode ser utilizado como garantia de aluguel residencial e para isso, é preciso ter um limite a partir de 4 vezes o valor do aluguel.  Dessa forma, em caso de inadimplência, o valor é debitado na fatura mensal e por isso, exige maior organização financeira.

Portanto, usar o cartão de crédito é uma alternativa prática, mas que pode se tornar um grande pesadelo caso o aluguel seja inserido nas faturas. A incidência de juros é elevada, principalmente quando há atrasos nos pagamentos, gerando um custo ainda maior.

O que levar em consideração para escolher a garantia?

Toda mudança marca o início de uma nova vida, em um imóvel que vai atender as necessidades e proporcionar grandes vivências com familiares e amigos. Para isso, é indispensável garantir que todas as condições sejam compatíveis com os seus objetivos e garanta sua tranquilidade.

Nesse contexto, saber qual a garantia de aluguel residencial escolhe é determinante para pagar menos e ter uma negociação segura. Para tanto, é importante pesquisar e considerar alguns fatores que vão auxiliar a identificar a opção mais apropriada para o seu caso, por exemplo:

  • os custos adicionais envolvidos;
  • qual o nível de esforço para conseguir a garantia;
  • se é uma opção que proporciona autonomia;
  • se atende o seu planejamento financeiro;
  • condições contratuais claras e justas.

O mercado imobiliário evoluiu muito e atualmente, é possível encontrar soluções inovadoras e descomplicadas para a garantia de locação. Sendo assim, também é imprescindível considerar serviços digitais para alugar um imóvel com praticidade, autonomia e gastando menos.

Como a CredPago pode ajudar e quais as vantagens?

A CredPago é uma empresa inovadora e que nasceu com o propósito de descomplicar processos de locação de imóveis, aproximando imobiliárias e clientes. É uma solução incrível para alugar sem ter transtornos, com processos seguros, centralizados e livre de burocracias.

Além do seguro residencial, a CredPago oferece a oportunidade de alugar um imóvel sem fiador, o que é uma vantagem importante — além de ter autonomia e não depender de terceiros para fazer a locação, fator essencial para agilizar os processos e atender seus objetivos.

Sendo assim, a CredPago oferece de forma centralizada diversos imóveis e facilita o processo para ter acesso a moradia, intermediando junto a diversas imobiliárias parceiras. Dessa forma, basta escolher o local e realizar todas as etapas em meio digital, com toda segurança e agilidade.

Nesse sentido, na CredPago você tem a possibilidade de alugar um imóvel sem a necessidade de ter um fiador ou outra garantia de locação, ou seja, a garantia para aluguel da CredPago é moderna, descomplicada e conta com as menores taxas do mercado, além de diversas formas de pagamento.

Por isso, é a opção mais vantajosa do mercado não apenas por oferecer taxas mais baixas, mas também por garantir a segurança e tranquilidade. Fator que você não vai encontrar em outros tipos de garantia de locação, que geralmente contam com custos mais altos e burocracias.

Como percebeu, a garantia de aluguel residencial é um assunto especial e escolher meios modernos e livres de burocracias é fundamental. Assim, além de economizar você tem a oportunidade de realizar seus objetivos sem passar por apertos e com autonomia. Gostou do post? Agora que você já sabe qual a melhor opção para a garantia de aluguel residencial, não perca tempo e faça a simulação totalmente online na CredPago! Veja como encontrar o imóvel perfeito, sem fiador e com um preço que cabe no seu bolso!

Cadastre-se
para receber
conteúdo
exclusivo

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.