Como aumentar o ticket médio: 5 dicas práticas

Saber como aumentar o ticket médio de uma imobiliária é essencial para manter bons resultados e promover o crescimento. Entenda mais sobre o assunto!

Você sabe quais as melhores estratégias para aumentar o ticket médio na imobiliária? A análise de indicadores é imprescindível para todo negócio, pois auxilia a aperfeiçoar a tomada de decisões e direcionar as ações para potencializar os resultados.

Nesse sentido, o ticket médio é uma das mais importantes métricas para uma imobiliária e apresenta dados sobre as vendas em um período. Por isso, ter atenção a ele é indispensável para a rentabilidade e saúde da carteira de imóveis.

Se você deseja melhorar o desempenho da imobiliária, entender sobre esse assunto é muito importante. Pensando nisso, confira neste post 5 dicas valiosas sobre como aumentar o ticket médio e contribuir para o crescimento e sucesso do negócio!

O que significa ticket médio para imobiliárias

Existem diversos indicadores que auxiliam a gestão imobiliária a controlar os setores e promover melhores resultados. Dentre eles está o ticket médio, que é um indicador do desempenho de vendas por cliente durante um determinado período.

Sendo assim, o ticket médio apresenta uma média dos resultados de vendas, definido por clientes específicos ou uma média geral. Para isso, é considerado as receitas geradas nas negociações concretizadas pelo número de clientes no tempo de análise.

Como o cálculo do ticket médio é feito

Para desenvolver uma gestão eficiente é importante definir procedimentos específicos sobre o levantamento e análise de indicadores. No caso do ticket médio, é preciso estabelecer o escopo e um período de análise, que serão a base do cálculo.

Desse modo, para chegar ao resultado do indicador é possível utilizar duas fórmulas, que são:

  • Ticket médio = soma das vendas em um período / número de clientes que fecharam as compras
  • Ticket médio = volume de vendas / faturamento bruto

Além de definir e manter um período de análise, os gestores devem seguir a frequência de avaliação. Assim, será mais fácil ter um histórico de dados para monitorar o desempenho da imobiliária e facilitar a tomada de decisões.

5 dicas sobre como aumentar o ticket médio

O mercado imobiliário é extremamente competitivo e para ter sucesso é indispensável contar com uma gestão eficiente e estratégica. Dessa forma, as ações para elevar o ticket médio podem fazer toda a diferença e contribuir para o sucesso do negócio.

Desse modo, é uma mudança da cultura organizacional e nas atividades internas da imobiliária que refletem diretamente na experiência do cliente e resultados. Por essa razão, consiste na oportunidade ideal para ir em busca de aprimorar a performance.

Veja a seguir, dicas relevantes sobre como aumentar o ticket médio na sua imobiliária!

1. Invista na capacitação da equipe

Um time qualificado tem maior potencial para exercer as funções com excelência e contribuir para elevar o número de vendas e locações. Por isso, invista em treinamentos para capacitar toda a equipe e alinhar as melhores práticas para atender os clientes, inclusive no pós-venda.

2. Entenda as necessidades do cliente

Ao conhecer o seu público-alvo, é possível identificar as melhores formas para otimizar a jornada e influenciar na decisão de compra. Sendo assim, estude e entenda as necessidades e dores dos clientes para oferecer o que precisam e assim, elevar o volume de negociações.

3. Aperfeiçoe as estratégias de marketing

As estratégias de marketing são indispensáveis, principalmente no meio digital, que é onde os clientes buscam informações. Portanto, faça um bom planejamento e defina ações específicas para o marketing imobiliário e se preciso, conte com apoio especializado.

4. Invista no sucesso do cliente  

Uma estratégia essencial para aumentar o ticket médio é o sucesso do cliente, que contribui para gerar fidelidade e ampliar a carteira de clientes. Dessa forma, crie um setor Customer Success, que vai cuidar especificamente do pós-venda e garante a satisfação do público com os serviços da imobiliária.  

5.  Utilize gatilhos mentais

Os gatilhos mentais consistem em estratégias para estimular e direcionar a decisão de compra por meio de métodos psicológicos e emocionais. Sendo assim, é uma ótima maneira para agregar valor, persuadir e otimizar o processo de compra, favorecendo o ticket médio.

Algumas das técnicas utilizadas são:

  • gatilho de urgência, como promoções por tempo limitado;
  • gatinho de reciprocidade, ao oferecer brindes e benefícios ao cliente;
  • gatilho de propriedade, que coloca o cliente como dono do que busca.

A importância do ticket médio para a imobiliária

Agora que você entendeu o conceito ticket médio, é fácil notar a importância de investir em métodos para aumentar os resultados do indicador. Afinal, quanto mais positivos, melhores foram a performance das vendas, o que demonstra que a imobiliária está no caminho certo.

Nessa perspectiva, o ticket médio é um indicador relevante, sobretudo, por permitir que os gestores entendam melhor o negócio e os clientes. Fator imprescindível para direcionar as ações e melhorar pontos específicos sem excesso de custos.

Em vista disso, os motivos que também demonstram a importância do ticket médio são os seguintes:

  • ajuda a saber se as técnicas de vendas estão eficientes;
  • auxilia a direcionar estratégias;
  • maior facilidade para vender ou alugar imóveis valorizados;
  • auxilia a aperfeiçoar os processos internos;
  • contribui para fidelizar a carteira de clientes;
  • facilita o planejamento estratégico;
  • oportunidade de capacitar os corretores;
  • otimiza os custos com estratégias de marketing;
  • permite entender a jornada de compra.

Diante disso, manter o ticket médio como um dos indicadores utilizados na gestão imobiliária faz toda a diferença para melhorar o desempenho. Inclusive, proporciona vantagens competitivas que serão úteis para a captação de novos clientes.

Podemos concluir, que saber como aumentar o ticket médio na imobiliária é uma estratégia indispensável para o crescimento. Afinal, com ações desenvolvidas com base em dados, as chances de se destacar no mercado e ter sucesso são excelentes.

Gostou do post? Agora que você já sabe como aumentar o ticket médio, o que acha de ler outro conteúdo incrível e continuar aperfeiçoando seus conhecimentos? Não perca a oportunidade e saiba agora mesmo qual a anatomia de uma imobiliária de sucesso!

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