Aluguel de imóveis: como a tecnologia facilita esse processo?

Compartilhar a notícia

O uso da tecnologia já é uma realidade no mercado imobiliário. Saiba como ela vai te ajudar no aluguel de imóveis.

18 de março de 2024

Autor Time Loft
Atualizado: 18 de março de 2024 4 min de leitura
tecnologia no aluguel de imoveis

O uso da tecnologia para aluguel de imóveis já é uma realidade no mercado imobiliário. As vantagens que a tecnologia vem proporcionando estão fazendo a diferença no rendimento e crescimento das imobiliárias, e para quem pretende acompanhar esse ritmo de crescimento, é preciso atualizar-se cada vez mais.

O princípio da história da locação de imóveis se deu com dificuldade. Era muito comum existir a negociação direta entre proprietários e inquilinos com acordos verbais, sem nenhuma forma garantia locatícia ou contrato.

Com o passar dos anos viu-se a necessidade de aderir a algo mais concreto e efetivo, que trouxesse assim mais confiança nos negócios. A partir daí surgiram as primeiras mudanças do setor, como surgimento das leis de regulamentação e das imobiliárias com intuito de fazer os trâmites legais, beneficiando ambos os lados dando firmeza nas negociações.

Com a expansão do setor e a chegada de muitas imobiliárias, nos processos contratuais, surgiram também as formas de garantia locatícia como fiador, caução, seguro fiança e título de capitalização.

Mais recentemente, acompanhando a influência tecnológica na economia como um todo, surgiu a primeira garantia locatícia via cartão de crédito, trazida pela CredPago com o intuito de eliminar de vez as burocracias nos contratos tornando mais simples e rápido a locação e um imóvel.

Entres as vantagens da tecnologia no setor de locação de imóvel, as ferramentas de marketing com certeza foram cruciais para potencializar o mercado. Os recursos virtuais de divulgação são mais dinâmicos e efetivos por permitirem a segmentação do perfil do público a ser atingido. Exemplos disso são as redes sociais e a ferramenta Google Ads.

O mundo digital e tecnológico também se expande ao real. Podemos citar aqui o uso dos QR Codes que podem ser utilizados em peças de divulgação físicas, como placas de locação, outdoors, cartazes, entre outros, como forma de extensão dessa divulgação.

O interessado ao visualizar a página pode abrir sua câmera, escanear o código e ser levado diretamente ao ambiente virtual para mais detalhes do imóvel, por exemplo.

Com a popularização da internet, o método de compra da maioria das pessoas mudou drasticamente, e não é diferente na hora de alugar imóveis. O primeiro passo é realizar uma busca virtual por imóveis disponíveis para locação, e quanto mais completo e atrativo o site, mais chance de prender o cliente.

Nesse sentido os sites estão cada vez mais interativos, voltados para a melhora na experiência do atendimento ao cliente. O chatbot por exemplo é muito utilizado para um primeiro atendimento por realizar uma espécie de triagem com o cliente para posteriormente oferecer a ele as opções que mais combinam com seus interesses.

Ainda, no final desse atendimento, o chatbot encaminha os dados do cliente para o CRM do corretor para agendamento de visita.

No quesito divulgação, uma das tecnologias que que ganha força e contribuindo é a foto em 360° que permite ao usuário ter uma maior perspectiva em relação ao tamanho e detalhes do imóvel, facilitando assim a escolha do novo lar.

No segmento de captação de imagens, os drones também estão sendo bastante utilizados. A captação aérea permite detalhes reais do espaço ambiente de condomínios e terrenos, bem como passagem ao redor do imóvel.

Além de pesquisar um imóvel virtualmente, ter uma excelente experiência no atendimento, é possível que o cliente realize até mesmo visitas no imóvel de forma virtual, e ao mesmo tempo muito real, graças a tecnologia dos óculos 3D.

Além de ser uma experiência diferente, há a economia de tempo e de gastos com combustível para deslocamento. A tecnologia tem, com toda certeza, mudado a forma de consumo em todo o mundo, e essas apontadas aqui, são apenas algumas delas.

Outro ponto que ajuda muito no aluguel de imóveis é a garantia locatícia. Quer saber sobre quais adotar na sua imobiliária para potencializar seus resultados? Seja um parceiro da Loft Fiança de Aluguel.

Bateu aquela dúvida na matéria que você leu? Deixe nos comentários que o Time Loft responde!

Deixe seu comentário

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.