Como encontrar clientes interessados em comprar imóveis?

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Confira neste post algumas estratégias para encontrar clientes interessados em comprar imóveis e aumentar as chances de conversão da sua imobiliária!

20 de março de 2024

Autor Time Loft
Atualizado: 20 de março de 2024 6 min de leitura
Corretora mostrando o banheiro para um casal, possíveis compradores do imóvel

Os clientes interessados em comprar imóveis podem estar em muitos lugares, por isso é importante criar estratégias para identificar alguém em busca de um lugar para morar ou que deseja fazer investimentos com imóveis.

A venda é um desafio e no ramo imobiliário a competitividade é ainda mais acirrada. É preciso, sobretudo, encantar os clientes para realizar bons negócios. Além disso, estar no lugar certo e na hora certa pode aumentar as chances de sucesso.

Ficou interessado em saber como encontrar clientes e vender seus imóveis? Neste post vamos refletir sobre a importância na excelência do atendimento e deixar algumas dicas do que você pode fazer para estar presente na vida do seu potencial comprador de imóveis!

A importância de encantar os clientes

A satisfação de um cliente começa pelo atendimento, ou seja, na atenção que ele recebe e no modo empático com que o corretor entende e trata os seus propósitos de compra, o que deve ir além da intenção de venda.

O mercado imobiliário sofre com as constantes oscilações econômicas, mas o fato é que o comportamento do consumidor também mudou, principalmente, com o avanço da tecnologia e a transformação digital.

A comunicação antes desenvolvida com as diversas visitas a imóveis para conferir descrições, se tornou mais virtual. Se antes as imobiliárias esperavam pelo contato e interesse de um possível comprador, o corretor deve ir agora, atrás dos clientes nos mais diversos ambientes.

A captação de clientes exige bem mais do que ter um catálogo variado de produtos. O relacionamento com um potencial cliente, a partir do interesse demonstrado, requer uma percepção sobre o que ele deseja para que a oferta seja precisa e focada em corresponder às suas expectativas.

Os clientes têm perfis diferentes, a começar pelo motivo da compra. Para muitos, um imóvel é a realização do sonho de ter uma casa própria, enquanto para outros, representa a oportunidade de fazer investimentos e garantir maior rentabilidade.

Para cada um desses perfis, o corretor deve desenvolver estratégias de conversão dos leads em clientes, agregar valor ao atendimento, proporcionando uma experiência diferenciada e fazer com que o comprador se sinta único e importante.

Encontre seus clientes interessados em comprar imóveis com mais facilidade

O corretor de imóveis que deseja fechar boas vendas e bater as metas estabelecidas deve ir atrás do seu público. Isso não significa abordar uma quantidade infinita de pessoas, mas filtrar e selecionar aqueles que demonstram real interesse em comprar um imóvel.

Existem diversas possibilidades, contudo, é essencial traçar um plano de prospecção para conhecer melhor o perfil do comprador e ter o que oferecer, indo de encontro ao que ele procura. Para isso, estabeleça alguns critérios, como:

  • defina o público-alvo — saiba quem é o seu cliente;
  • imóvel individual, familiar;
  • casa própria ou investimento;
  • imóveis grandes ou pequenos;
  • apartamento ou casa;
  • região.

Essas são apenas algumas ideias e você pode acrescentar outros fatores de análise para chegar ao tipo de cliente ideal para a sua carteira. Depois, é preciso encontrar clientes interessados em comprar imóveis para aplicar o seu plano, junto com as ações estratégicas de vendas.

Embora a internet seja um importante mecanismo de busca desses clientes é preciso mesclar com as diversas formas de se comunicar com o público e estimular o relacionamento, na tentativa de converter as vendas.

Veja como encontrar potenciais clientes para ter sucesso na venda de imóveis!

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Fazer networking

O relacionamento é um trunfo para a área de vendas, pois é dele que nascem as oportunidades de fazer negócio. Conhecer pessoas e se relacionar bem, pode render bons frutos em médio e longo prazo.

Não é fácil vender um imóvel e a maioria das pessoas, a menos que seja uma situação emergencial, não costuma tomar a decisão da noite para o dia. Por isso, quanto maior o networking, maiores as chances de ser contatado no momento oportuno.

O lado bom do negócio imobiliário é que o cliente pode estar em qualquer ambiente, do supermercado à academia de ginástica, do salão de beleza ao consultório médico. Se houver abertura, inicie uma conversa despretensiosa, fale sobre o seu trabalho e se possível, deixe o contato.

Aproveite ainda os momentos de lazer como reuniões familiares ou entre amigos, para sutilmente falar sobre as novidades e vantagens para quem quer comprar um imóvel. Certamente, quando uma dessas pessoas estiver interessada em uma compra, se lembrará da conversa.

Estar presente nas redes sociais

É nas redes sociais que as pessoas estão marcando sua presença de forma mais consistente. Por meio de páginas e perfis como Facebook, Twitter e Instagram é possível captar as preferências e necessidades das pessoas.

Entretanto, nem sempre um cliente em potencial deixará explícito o seu desejo de comprar um imóvel. Talvez você precise acompanhar as publicações por um tempo, para identificar que ele deseja investir em um imóvel.

Quem está presente nas redes sociais gosta de consumir conteúdos e se inteirar de diversos assuntos. Por isso, não tenha apenas um perfil anunciante de imóveis, mas um gerador de informações e dados importantes sobre o mercado.

Participar de eventos

São muitos os eventos realizados no ramo imobiliário — feiras, palestras, plantões — em que é possível não apenas demonstrar as unidades à venda, como promover um diálogo saudável que possa gerar oportunidade de venda futura.

Demonstre interesse pela necessidade do visitante, mostre todas as opções dentro do perfil que ele procura e deixe um cartão de visitas. Sugira o contato quanto ele estiver pronto para comprar seu imóvel e não force uma decisão antes da hora.

Fazer parcerias

As parcerias podem ampliar seu networking e render bons negócios. Um trabalho conjunto com construtoras, escritórios de advocacia, arquitetos, decoradores e sites especializados, podem aumentar suas oportunidades de forma significativa.

O auxílio de um parceiro vinculado ao seu tipo de negócio tende a melhorar ainda mais o trabalho da corretagem. Se você vende um imóvel, pode indicar os serviços de um decorador, assim como o decorador pode indicar a imobiliária para clientes em busca de mais imóveis.

Para sobreviver e sobressair nesse mercado é fundamental unir ousadia, criatividade e proatividade. Não espere pelo cliente, contudo, não seja incisivo a ponto de se tornar inconveniente — invista no relacionamento, no marketing digital, tenha sempre produtos de excelência e o sucesso será uma questão de tempo.

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