Cachorro em apartamento: dicas e cuidados

Compartilhar a notícia

Integrar o cãozinho de estimação ao décor do apartamento pode significar mais praticidade e conforto, tanto para humanos como para o pet. Separamos dicas importantes na hora de criar ambientes acolhedores e funcionais para quem tem cachorro

29 de novembro de 2022

Autor Time Loft
Atualizado: 15 de março de 2023 9 min de leitura
cachorro-em-apartamento-decoracao-espaco-especial-pet-detalhe-projeto

Tem gente que pergunta qual é o melhor cachorro para apartamento. Mas será que a pergunta não deveria ser qual é o melhor apartamento para um cachorro?

Se você tem um cãozinho, já deve ter notado a importância de pensar em espaços para incluir o animal à rotina do lar e tornar o dia a dia mais fácil, tanto na limpeza, quanto na organização dos ambientes. Para que isso aconteça, a decoração precisa trazer uma atmosfera de conforto e beleza para todos que vivem na mesma casa.

“Eu sempre digo que o pet é parte da família. Diferentemente de décadas anteriores, quando os animais de estimação ficavam em quintais e varandas, hoje o cãozinho dorme dentro de casa, tem refeições regradas, toma banhos frequentes, brinca em todos os espaços. Portanto, é preciso adaptar o design para incluir esse membro da família e também pensar espaços específicos para ele”, afirma a arquiteta Cristiane Schiavoni.

Se o seu pet vai se esparramar com você no sofá, caminhar por tapetes da casa, espalhar brinquedos pelos cômodos e fazer cocô e xixi no ambiente interno, é importante pensar em detalhes como tecidos de móveis e revestimentos para piso mais resistentes, além de soluções que evitem problemas como maus odores.

“A gente precisa fazer um projeto pensando nas necessidades do animal, como em qualquer outro habitante da casa”, diz Cristiane. “Uma cliente tinha um cãozinho que pesava só dois quilos. Ele era muito frágil e pequeno. Criamos um cantinho específico para ele na varanda, onde batia sol e era seguro.”

Quando o cachorro pequeno gosta de dormir na cama dos cuidadores – ou os cuidadores querem dormir com o bichinho – é possível criar escadinhas ou outras soluções em marcenaria para que eles possam alcançar a cama ou sofá sem se machucar.

“O ideal é que tudo isso esteja no projeto de interiores. Precisamos pensar onde cada objeto vai ficar – comedores, bebedores, banheirinhos e, principalmente, a caminha. Este último item não deve estar na varanda ou em outro local mais frio. Melhor que esteja em lugares próximos da área social ou íntima da casa. Esse colchãozinho pode ficar até mesmo embaixo de mobiliários, como mesinhas de cabeceira e centro”, aconselha Cristiane Schiavoni.

Para comedores e bebedores, a lavanderia e a cozinha são os locais mais indicados. “Também podem ficar instalados na marcenaria, colocados sob um tapetinho no chão ou suspensos. O importante é que o local possa sempre ser higienizado com facilidade”, recomenda.

Os comedores e bebedores precisam estar em locais de fácil limpeza, como a cozinha. Foto: Shutterstock

Espaço para cachorro

Que tal criar um espaço específico para abrigar o seu pet? A arquiteta Beatriz Quinelato criou uma casinha de cachorro charmosa integrada à marcenaria da lavanderia de um apartamento na zona sul de São Paulo. E o ponto de partida foi a cachorrinha da família.

Neste projeto, a casinha de cachorro foi integrada à marcenaria, tornando o espaço personalizado e sofisticado. Projeto: Beatriz Quinelato. Foto: Rafael Renzo

“O armário foi inspirado em ares de casa de campo, e a escolha da madeira foi pensada para aquecer o ambiente. O verde, para trazer bossa e cor. O grande destaque está na integração da casinha de cachorro”, conta a arquiteta.

Aliás, foi-se o tempo em que os bichinhos tinham casinhas improvisadas. Os projetos modernos têm a preocupação não apenas com a funcionalidade, mas também com o conforto e o décor dos ambientes em que os animais de estimação vivem. “Integrar os pets no ambiente familiar tem sido primordial em cada um dos nossos projetos”, acrescenta Beatriz.

Criar uma marcenaria para colocar os pertences do animal de estimação é uma ótima solução para quem quer manter tudo organizado. A arquiteta Cristiane Schiavoni já projetou um cantinho pet na varanda, para um lar com dois cachorros.

“Fiz um armário onde ficava armazenada a comida, com nichos específicos para colocar os brinquedos. Havia um tapete emborrachado para os cãezinhos brincarem e tomar sol.”

A arquiteta adverte: “para que o espaço fique bonito e não destoe do restante da decoração, é importante que tenha a mesma linguagem do ambiente para os tutores, seguindo uma paleta de cores coerente, um tapete que combine com o restante da varanda, nada que fique parecendo um canil, mas sim um ambiente de uso compartilhado”.

Algumas famílias querem seus pets bem juntinhos. Em casos assim, é importante pensar em tecidos para revestir sofás e poltronas que sejam resistentes.

É recomendado usar tecidos impermeáveis e que não rasguem facilmente com as patinhas do cachorro, como acquablock, linho sintético e crypton (tecnologia que evita mofo, umidade e bactérias, mais encontrado em hospitais e hotéis). Usar cores mais escuras também ajuda a disfarçar qualquer sujeirinha.

Tecidos resistentes com cores mais fortes ajudam a proteger os sofás, poltronas e almofadas das unhas dos cachorros, além de esconder qualquer sujeirinha. Projeto: Cristiane Schiavoni. Foto: Carlos Piratininga

Hora do banho

Se você é daqueles que ama dar banho no seu cão ou quer mantê-lo limpinho entre as idas ao pet care, criar um espaço específico para a higiene pode facilitar esse trabalho.

O escritório NOP Arquitetura projetou um espaço especial para os animais de estimação em um apartamento em Niterói (RJ). “Criamos um SPA completo para os dois cãezinhos adotados dos moradores. Para isso, transformamos o antigo banheiro de serviço em um espaço pet, com toda a estrutura necessária de banho para cuidar dos mascotes da família”, explica o arquiteto Phillipe Nunes.

A lavanderia ganhou um espaço reservado para os banhos dos cachorros. Projeto: NOP Arquitetura. Foto: Raiana Medina

A área de banho dos cãezinhos foi integrada à lavanderia, criando um espaço compartilhado ideal. “É uma extensão da grande bancada em U, que começa na cozinha, passa pela lavanderia e termina no lavatório.”

Anúncios

Onde colocar o tapete higiênico no apartamento?

O maior desafio é criar espaços para o xixi e o cocô do animal. “Principalmente para que não fique um mau odor pela casa”, diz Cristiane.

A arquiteta conta que teve de projetar vários cantinhos de xixi espalhados num apartamento em que vivia um cachorro idoso e cego. “Fizemos impermeabilização no piso para que fosse possível lavar. Usamos tapetes de borracha como base, onde eram colocados aqueles tapetinhos higiênicos, descartáveis, em cada um dos cômodos da casa. Encontramos espaços discretos, nos banheiros do apartamento, em cantinhos próximo às paredes, e funcionou super bem.”

O ideal é que esse “banheiro” para o cãozinho fique em um local ventilado e que não seja de circulação. O mais indicado é usar a lavanderia, o banheiro de serviço – quando não é usado por empregados ou moradores da casa – e até espaços nas varandas. Se houver um ralo por perto, fica mais fácil a higienização.

“Locais de piso frio são mais fáceis de lavar. Mesmo que você coloque o tapetinho higiênico ou aqueles tablados de xixi, é importante lavar o piso de tempos em tempos”, diz Cristiane.

Existem vários truques para o cachorro não urinar em qualquer local, mas a dica de ouro para quem não quer xixi na casa toda é não mudar o tapetinho higiênico de lugar. “O cãozinho tem que saber onde ele deve fazer as necessidades. Assim, não vão acontecer acidentes”, aconselha a arquiteta Cristiane Schiavoni.

Melhor piso para um apartamento com cachorro

Pensar no piso do apartamento para o cachorro é desafiador. “Não pode ser um piso difícil de limpar, onde a sujeira fique impregnada ou encardida, mas também não pode ser um piso liso, porque o cãozinho vai escorregar”, alerta Cristiane Schiavone.

Ao contrário do senso comum, o tapete pode ser uma ótima saída para quem tem cachorro, defende a arquiteta. “Tapetes de fácil higienização. Em vez de um tapete de pelo longo, escolha um tapete de pelo rasinho. No lugar de uma fibra natural, que vai se danificar rapidamente, pense em fios sintéticos, resistentes a um escape de xixi e fácil de limpar.”

Espalhar tapetes pequenos e laváveis pela casa ajuda no conforto e aquecimento do animal. Foto: Shutterstock

Cristiane diz que os tapetes de algodão, por exemplo, que podem ir à máquina de lavar, vão trazer segurança e conforto ao animal. “No inverno, o bichinho precisa ter vários locais quentinhos e confortáveis para deitar.”

A dica é investir em vários tapetes pequenos, espalhados pela casa, com algum emborrachado por baixo para não fazer orelhas e nem escorregar. “Pode colocar no corredor, na cozinha e outros locais onde o bichinho gosta de ficar.”

Outra solução eficiente para o piso de apartamentos para quem tem cachorro é o vinílico, principalmente aqueles que imitam os veios da madeira. Além de serem super resistentes aos xixi, são fáceis de limpar e têm uma textura ideal para as patinhas dos animais, que não vão escorregar e nem sentir frio nos dias de inverno.

Christiane Schiavoni alerta para quais pisos não usar no seu apartamento com pets. “Evite os pisos porosos, como mármores e granitos, que podem manchar com o xixi. Em relação à durabilidade, o porcelanato é melhor, mas tenha cuidado para não ser liso demais”, aconselha.

Colaboração Marcela Guimarães

Bateu aquela dúvida na matéria que você leu? Deixe nos comentários que o Time Loft responde!

Deixe seu comentário

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.