Benefícios da manutenção dos imóveis alugados para imobiliárias

Manter uma carteira de imóveis de forma rentável é um desafio para toda imobiliária. Mas há caminhos hoje que podem facilitar este trabalho. Confira essas dicas!

Grande parte da preocupação das imobiliárias hoje em dia é manter a sua carteira de imóveis ativa e rentável, com a maior parte possível dos locais vendidos ou alugados. Contudo, por vezes acabam se esquecendo de cuidar de pequenos detalhes para que este trabalho seja feito com mais facilidade e qualidade. E um desses pontos, com certeza, é a boa manutenção de imóveis alugados e vamos mostrar neste artigo alguns porquês.

Sabemos que manutenção e reforma (bem como a falta delas) são grandes problemas para as imobiliárias, pois trazem uma série de riscos. Além do alto custo de ter profissionais dedicados dentro da operação, também há um prejuízo com carteira de imóveis parados ou com muita rotatividade de inquilinos por falta de conservação. Sem contar o tempo que os profissionais de imobiliária acabam usando ao ter que cuidar de mais esse aspecto da operação.

Algumas pesquisas recentes comprovam que cuidar da manutenção de imóveis alugados traz diversos benefícios, além da valorização do imóvel. Outro ponto é que muitos inquilinos contratam prestadores de serviços para reformas ou reparos no imóvel. Logo, existe um caminho para rentabilizar de início esta locação ao oferecer um imóvel já pronto e reformado, podendo cobrar um preço mais justo pelo bom estado de conservação. Oferecer uma ótima experiência desde o começo poderá ser um grande diferencial nos seus resultados, seja de conversão em vendas, seja de fidelização (retenção dos inquilinos).

Você pode se interessar: Manutenção digital: o que é, quais as vantagens e como fazer em sua imobiliária

Benefícios dos serviços qualificados na manutenção de imóveis alugados

Fundamental ressaltar também que as manutenções em imóveis alugados não podem acontecer apenas quando um problema aparece, pois isso pode encarecer (e muito) o trabalho a ser feito. Por isso, as manutenções chamadas preditivas são essenciais. Seu principal objetivo é antecipar e encontrar a raiz dos problemas antes mesmo de se tornarem grandes dores de cabeça, agindo quando ainda somente há ‘sintomas’.

Destacamos abaixo três de alguns dos benefícios de cuidar da manutenção dos imóveis que poderão contribuir para os resultados da sua imobiliária:

Economia: redução de custos

Por mais óbvio que seja, vale relembrar: trabalhar com profissionais qualificados para cuidar da manutenção do seu imóvel não é apenas prezar pela boa qualidade do serviço, mas também visar menores custos a médio e longo prazo. Ainda que inicialmente o custo possa ser maior, certamente a qualidade fará com que o serviço prestado tenha maior durabilidade, evitando retrabalhos, e assim, novos custos.

Valorização

Como dito anteriormente, a valorização do imóvel é um dos grandes trunfos da manutenção bem feita para as imobiliárias. Muitas vezes, pequenas reformas, tal como uma pintura, uma revisão na parte elétrica e hidráulica já trarão um novo ar para a propriedade e na forma como você o anuncia, além de te permitir cobrar um valor mais justo pela venda ou aluguel do imóvel.

Além disso, como vimos nos dados da pesquisa no início do artigo, além da grande quantidade de pessoas que buscam por imóveis bem cuidados, há também uma parcela considerável de inquilinos que acabam buscando por manutenção e reforma assim que se mudam para o imóvel (26%) e outra parte considerável (76%) buscam por um imóvel recém reformado ou que não precise de nenhuma reforma. É colocar o cliente no centro do seu negócio e atender suas dores antes mesmo delas existirem na relação com sua imobiliária.

Se sua imobiliária cuidar da manutenção, poderá poupar inquilinos desta etapa, aumentando suas chances de conversão e também da taxa de ocupação da sua carteira.

NPS mais alto

Muitas imobiliárias hoje são guiadas pelo Net Promoter Score (NPS), que é um índice para mensurar quão bem as empresas estão lidando com seus clientes. Se seus clientes possuem um atendimento melhor para serviços de manutenção ou mesmo sentem que estão vivendo em imóveis bem cuidados, consequentemente resultará em um NPS mais alto. E como sabemos, cliente feliz pode significar indicações, que também poderá acarretar em maiores taxas de conversão e ocupação do imóveis da sua imobiliária.

A digitalização deste processo trará diversos benefícios

Hoje em dia, empresas como a Fix, uma plataforma que digitaliza todo processo de manutenção dos imóveis, podem fazer este trabalho com qualidade e segurança. Já existem casos de sucesso no mercado, tal como aconteceu com a Auxiliadora Predial e com a Zelo Imóveis, por exemplo. Melhor experiência para o cliente (sejam proprietários ou inquilinos) e muito ganho de tempo para os profissionais das imobiliárias.

Além de atender ao dia a dia de uma imobiliária com pedidos de proprietários e inquilinos, a plataforma também poderá cuidar da manutenção dos imóveis que estão desocupados – o que é algo bastante recomendado a fim de rentabilizar sua carteira.

Um outro dado reforça a recomendação: 57% de inquilinos e possíveis inquilinos acham difícil encontrar um imóvel com as características desejadas, e uma dessas características com certeza é o bom estado de conservação e manutenção do imóvel. Que tal sair na frente da concorrência e garantir um diferencial competitivo no mercado?

Seguro residencial: mais uma excelente forma de cuidar dos seus imóveis  

Além das empresas que fornecem manutenção digital dos seus imóveis alugados, há também o seguro residencial, que é uma excelente opção para cuidar da sua carteira de imóveis, amenizando transtornos e auxiliando até mesmo em situações de emergência.

Entre as grandes vantagens está o valor, com grande cobertura e pagamento mensal justo e com diversos planos, a simples contratação (é possível fazer de forma totalmente digital), a assistência 24 horas com os mais variados tipos de profissionais, tal como eletricistas, chaveiros, encanador, entre outros.

Há também a proteção do seu bem, pois caso haja algum incidente – seja doméstico, de fenômenos naturais (granizo, enchentes) ou até mesmo roubos ou furtos, o seguro poderá fornecer um valor em dinheiro (acordado na hora da contratação) que poderá ser de grande ajuda e de forma rápida.

Se você quiser saber mais sobre manutenção digital dos seus imóveis alugados ou sobre as vantagens do seguro residencial, possíveis descontos, planos, preços ou personalizações, venha conversar com um de nossos especialistas – sem compromisso!

Cadastre-se
para receber
conteúdo
exclusivo

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

2 Comentários

  1. Perfeito, Gostei muito do seu texto, somente para complementar, tem um programa chamado: PCG Programa Classificados Grátis, esse Software é um agregador de sites de classificados, ele tem mais de 340 sites de classificados grátis onde você pode anunciar, usando esse programa você pode anunciar automaticamente nesses sites, vale muito a pena usar ele deixa seu trabalho bem mais rápido além de te dar uma lista que sempre é atualizada com sites atuais, com esse programa você consegue ter mais trafego orgânico e assim receber visitas dos buscadores como o Google e outros, eu sempre usei esse programa para fazer publicidade e faço vendas praticamente usando apenas ele. Fica ai a sugestão… Seu texto me ajudou muito. Sucesso pra vocês

  2. Uma beleza, Me ajudou muito seu conteudo, somente para complementar, tem um programa chamado: Software PCG, esse programa é um agregador de sites de classificados, ele tem mais de 340 sites de classificados grátis onde você pode anunciar, usando esse programa você pode divulgar de forma automática nesses sites, vale muito a pena usar ele agiliza muito o trabalho além de te dar uma lista que sempre é atualizada com sites atuais, com esse programa você consegue gerar trafego orgânico e assim receber visitas dos buscadores como o Google e outros, eu sempre usei esse programa para fazer publicidade e faço vendas praticamente usando só ele. Fica ai a sugestão… Seu texto me ajudou muito. Saudações aos amigos do Grupo

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.