Como funciona avalista para aluguel de imóvel

Avalista para aluguel de imóvel: como funciona  

O avalista para aluguel de imóvel é uma alternativa de garantia locatícia ainda comum em muitas imobiliárias, e que precisa ser entendida pelos inquilinos.

O processo para locação de um imóvel conta com diversos requisitos exigidos pelas imobiliárias como garantia do contrato. Nesse sentido, o avalista para aluguel é uma das opções mais comuns e que ainda é alvo de dúvidas por muitos inquilinos.

Sendo assim, ao iniciar uma negociação para alugar um imóvel é importante entender qual o papel do avalista no contrato. Sobretudo, para avaliar as condições e identificar as melhores formas para realizar a locação sem passar por transtornos.

Você se interessou pelo assunto? Neste post vamos abordar temas essenciais para alugar um imóvel com praticidade e sem dor de cabeça. Continue lendo e veja o que é o avalista para aluguel de imóvel, qual a função e a melhor alternativa para garantir a locação! Boa leitura!

O que é avalista para aluguel de imóvel?

O avalista para aluguel é uma pessoa física que atua como garantia financeira em um contrato de locação de um imóvel. Sendo assim, o avalista assume a responsabilidade pelo pagamento dos compromissos contratuais, caso o inquilino não quite a dívida.

Para ser um avalista, a pessoa deve atender alguns requisitos, como ter um imóvel próprio e renda compatível com os valores do contrato. Além disso, também não podem constar pendências financeiras e outros critérios que podem variar de acordo com a imobiliária.

Diferença entre fiador e avalista para aluguel de imóvel

Qual a diferença entre fiador e avalista para aluguel?

O fiador, assim como o avalista, é uma das opções para a garantia financeira em um contrato de locação. Entretanto, a diferença é que em caso de inadimplência, o avalista fica responsável pelo pagamento total da dívida sem a incidência de juros ou encargos.

Por outro lado, o fiador assume as parcelas, mas o devedor é o primeiro a ser procurado para quitar a dívida. Quanto todas as tentativas se esgotam, a imobiliária procura o fiador para assumir os valores do contrato de maneira integral.

Quais as vantagens de alugar sem avalista?

A garantia financeira é uma das principais dificuldades para alugar um imóvel e muitas vezes, acaba impedindo que os inquilinos consigam fechar um contrato. Por depender de outras pessoas, nem sempre encontrar alguém disposto a assumir a responsabilidade é algo fácil.

No entanto, o mercado evoluiu muito e atualmente, é possível realizar a locação de um imóvel sem a necessidade de um fiador ou avalista. Dessa forma, alugar um imóvel se tornou um processo mais prático e que proporciona maior liberdade ao inquilino.

Veja a seguir, quais as principais vantagens do aluguel sem fiador!

Agilidade no processo

As burocracias para alugar um imóvel com fiador são muitas, pois é necessário uma análise completa do perfil do fiador. Além de exigir maior tempo e custo, os esforços durante os trâmites da locação são maiores para o inquilino e imobiliária.

Dessa forma, ao escolher o aluguel sem fiador todos os trâmites dependem apenas do inquilino, que precisa atender aos requisitos para fechar o contrato. Com isso, é possível ter agilidade e conseguir realizar a locação sem passar por transtornos.

Sem constrangimentos

A busca por um fiador sempre causa constrangimentos, pois as pessoas geralmente não se sentem muito à vontade em assumir a responsabilidade financeira. Mesmo que seja alguém da família, é comum encontrar dificuldades para conseguir o avalista ou fiador.

Sendo assim, contar com alternativas para alugar sem precisar de fiador ou avalista é a melhor forma para evitar constrangimentos. Afinal, é possível conduzir todo o processo com autonomia e recursos próprios, garantindo maior comodidade para fechar o contrato.

Diante disso, o processo de aluguel com o fiador ou avalista como garantia financeira é uma prática que está com os dias contatos no mercado imobiliário. Principalmente, por ser uma modalidade que dificulta as negociações e acaba comprometendo a rentabilidade.

Além disso, opções modernas para alugar um imóvel surgiram no mercado, especialmente com o avanço da transformação digital. Exemplo disso são as soluções oferecidas pela CredPago, que permitem alugar sem a necessidade de um fiador e com toda segurança.

Trata-se de uma alternativa inovadora para a locação e você tem acesso a diversos imóveis na plataforma, além de processos livres de burocracias. Uma forma descomplicada para alugar e que oferece toda tranquilidade para fechar negócios vantajosos.

Como você percebeu, embora o avalista de aluguel ainda seja comum em muitas imobiliárias, existem alternativas mais vantajosas para a locação. Portanto, antes de fechar um contrato, utilize formas mais eficazes para a garantia de locação e realize seus objetivos sem contratempos. Gostou do post? Agora que você entendeu tudo sobre o avalista de aluguel, o que acha de conhecer soluções inovadoras e sem burocracias para alugar um imóvel? Não perca tempo e conheça como alugar com a CredPago e ter vantagens incríveis para a locação!

Cadastre-se
para receber
conteúdo
exclusivo

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.