apartamento para alugar

Como encontrar o melhor apartamento para alugar? Confira estas 6 dicas!

Na hora de escolher um apartamento para alugar, é necessário focar alguns pontos para evitar dores de cabeça. Porém, são tantos detalhes importantes que, às vezes, algumas pessoas têm dificuldades ou dúvidas no momento de fechar o contrato.

Diante disso, vamos ajudar você a acertar na escolha para fazer bons negócios. Para isso, selecionamos 6 dicas valiosas para conseguir alugar o apartamento de seus sonhos, dentro do seu orçamento e conforme as necessidades de sua família. Veja, ainda, como uma imobiliária com boas referências pode ajudar nesses momentos. Acompanhe!

1. Defina seu orçamento

Em primeiro plano, pode-se dizer que a definição do orçamento e de suas prioridades é fundamental no planejamento das finanças. Por isso, procure fazer uma análise criteriosa dos gastos e estipular os valores que consegue destinar para o pagamento do aluguel. 

Outro ponto importantíssimo é considerar todos os custos extras, como condomínio, IPTU, internet, energia elétrica e outras despesas fixas relacionadas à moradia. Faça essa avaliação considerando um teto de 30% do rendimento familiar. O ideal é que o orçamento não ultrapasse essa margem.

Portanto, vale ressaltar que a escolha de um novo imóvel para morar é uma das etapas mais importantes da vida. Nessa investida, a organização das finanças é um quesito primordial. Assim, antes de assinar um contrato de locação de um apartamento, é preciso avaliar os benefícios que esse investimento representará para a qualidade de vida da família.

2. Faça uma boa pesquisa na internet

Para facilitar a sua vida, utilize a internet como aliada e faça uma pesquisa avançada centrada nos aspectos que considerar importantes. Na rede, há muitas ofertas de imóveis e muitas informações que podem ser úteis nessa etapa inicial.

Durante essa busca, esteja atento às novidades do mercado imobiliário e confira o que há de novo em termos de infraestrutura e de segurança, por exemplo. Mas você não deve se preocupar em querer encontrar o imóvel ideal já nas primeiras buscas. A orientação é marcar os que mais te interessam e listar as opções que cabem no bolso.

Revise a sua lista e filtre as alternativas conforme as suas prioridades. Na sequência, confira se não há dúvidas sobre o tamanho do apartamento, segurança, comodidades ou infraestrutura do local. Atualmente, é possível adiantar boa parte dos processos que envolvem locação de imóveis pela internet. No entanto, todo cuidado é pouco para não cair em armadilhas comuns da web.

3. Liste o que procura em um apartamento para alugar

Não há dúvidas de que o imóvel perfeito sempre está relacionado ao seu momento de vida. Obviamente, você tem em mente algumas prioridades e preferências, mas isso apenas complementa o que é essencial, concorda?

Imagine que você planeja aumentar a família nos próximos anos. Nesse caso, o ideal seria alugar um imóvel de dois ou três dormitórios, certo? Se você mora sozinho, mas pretende encontrar alguém para compartilhar os seus dias sob o mesmo teto? Ou se procura um apartamento mais espaçoso para construir um cantinho especial para o home office?

Pois bem, esses são apenas exemplos que demonstram, claramente, a importância de listar prioridades para fazer um investimento seguro. Por conta disso, antes de decidir qual apartamento escolher, procure analisar os pontos que influenciam — positivamente ou não — a sua importante decisão.

4. Avalie a localização

Outro fator crucial é a escolha da região em que você vai morar. Nesse quesito, você deve explorar alguns aspectos considerados determinantes para que o imóvel escolhido atenda às suas expectativas e de seus familiares.

Por isso, procure visitar o local em dias e horários diferentes para avaliar questões básicas como a segurança, a condição do trânsito, a pavimentação das vias, o comércio e os serviços disponíveis. Para as famílias maiores, comodidades como escolas, universidades, academia e opções de lazer também somam pontos.

5. Verifique a situação do imóvel

Como já descrito, você pode usar a internet para fazer buscas, inclusive para conferir fotografias e vídeos. Mas ainda que essas sejam ótimas opções para o interessado em apartamento para alugar ter uma noção de como é o imóvel, isso não pode substituir a visita presencial.

Portanto, faça uma visita ao local para ter certeza de que o imóvel está em conformidade com o que foi mostrado na mídia. Mais do que isso: confira se o apartamento tem as características que você deseja. Aproveite essa visita para avaliar o estado de conservação, defeitos e também se há necessidade de pintura ou mesmo de reparos.

Durante a visitação, você também pode aproveitar a ocasião para negociar com o proprietário, caso tenha interesse em fechar o negócio. Além disso, é importante destacar que tudo o que for combinado deve constar no contrato. Lembre-se de que, além do contrato de aluguel, também é necessário manter cópias de documentos como laudo de vistoria e outros.

6. Procure uma imobiliária com boas referências

Uma das questões que mais influenciam o sucesso e a transparência da negociação entre locatários e locadores de imóveis é fazer essa transação com uma imobiliária com boas referências no mercado imobiliário. Para isso, a CredPago facilita o processo de locação e oferece todo o suporte que você precisa.

Nossos consultores são treinados e capacitados para garantir um suporte de qualidade e um gama de serviços que visam a redução das burocracias. Um bom exemplo é que não é necessário comprovação de renda ou fiadores para o aluguel. Para otimizar a transação, utilizamos uma plataforma que permite a integração entre imobiliária, proprietário e inquilinos.

Além disso, a CredPago oferece garantia locatícia de forma simples, eficiente e rápida. Você também pode contar com outras vantagens, como o bom custo-benefício e a praticidade e rapidez dos processos. Para agilizar o fechamento do contrato, a avaliação do crédito do cliente é realizada com base apenas pelo CPF, sem comprovação de renda e no máximo em 1 minuto.

Vale destacar, por fim, que o nosso objetivo é promover condições para que você consiga, com as melhores formas de garantia de aluguel, um apartamento para alugar que atenda às suas expectativas. Os corretores da CredPago auxiliarão em todas as etapas da pesquisa, na negociação, além de prestar um suporte qualificado em todo o período de locação.

Este artigo foi útil para você? Então entre em contato conosco e conheça nossas soluções imobiliárias!

Cadastre-se para receber conteúdo exclusivo

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.