Aluguel paga antes ou depois? Esclareça suas principais dúvidas

Compartilhar a notícia

Existem diversas obrigações do inquilino, e uma dúvida recorrente é se o aluguel paga antes ou depois. Neste artigo, esclarecemos!

20 de março de 2024

Autor Time Loft
Atualizado: 20 de março de 2024 6 min de leitura

A locação de imóveis é a forma mais comum de conseguir uma moradia para a maioria das pessoas. Porém, esse processo também vem com uma série de questões atreladas, o que pode confundir quem está a procura de uma casa ou apartamento. Não saber se o aluguel paga antes ou depois, como funcionam os prazos, quais são suas obrigações etc.

Se você não quiser cometer erros enquanto busca seu próximo imóvel para alugar, então o ideal é aprender como esse processo funciona e se planejar de acordo. Mesmo alguns detalhes bem simples podem prejudicar bastante se você não souber como lidar com eles.

Para ajudar com isso, trouxemos aqui algumas das principais dúvidas relacionadas à locação de imóveis e pagamento do aluguel. Acompanhe.

Quando deve ser pago o primeiro aluguel?

A questão de se o aluguel é pago antes ou depois vem atrelada principalmente ao pagamento que deve ser feito no primeiro mês. Nem sempre é claro para um novo inquilino quando esse aluguel deve ser pago nem qual é o seu valor.

Quando há um contrato de aluguel formal, o mais provável é que a mensalidade seja paga na primeira data de vencimento posterior à assinatura.

Sendo assim, se o vencimento do aluguel for dia 20, ele será pago pela primeira vez no próximo dia 20, com o valor proporcional ao tempo que a pessoa morou naquele mês.

Quais são as obrigações do proprietário e do inquilino ?

O inquilino deve pagar o aluguel em dia, zelar pela preservação do imóvel, deixá-lo em condições iguais ou melhores às iniciais quando chegar o momento de fazer sua devolução e arcar juros e multas decorrentes de atrasos ou outras infrações do contrato de aluguel.

O proprietário, por sua vez, deve respeitar as condições estabelecidas no contrato e garantir que o inquilino receba o imóvel em condições adequadas.

Anúncios

O aluguel deve ser pago ao proprietário ou à imobiliária

Além de saber se o aluguel é pago antes ou depois, você precisa confirmar se ele é enviado à imobiliária ou se é feito diretamente com o proprietário. Não existe uma regra fixa, dependendo mais de uma decisão das partes.

Se o proprietário contratou uma imobiliária administradora para sua propriedade, então a empresa pode receber o aluguel, processar o pagamento e transferir o valor para o proprietário. Caso contrário, o próprio proprietário pode emitir o boleto e receber o pagamento diretamente.

Quem é responsável pelo pagamento do condomínio?

Como a maioria das despesas, o condomínio é de responsabilidade do inquilino, já que é a pessoa que reside nele. Caso ambos sejam moradores do mesmo prédio em apartamentos diferentes, cada um receberá uma cobrança de condomínio distinta.

Porém, o proprietário pode se responsabilizar pelo processamento de tudo, caso isso seja mais prático. Nesses casos, o mais comum é que o condomínio esteja incluído na cobrança do aluguel.

Quem é responsável pelo pagamento do IPTU?

Assim como o condomínio, o IPTU é uma das despesas que devem ser cobertas por quem mora no imóvel. Quando é emitido o boleto de aluguel, o IPTU costuma estar incluso junto ao condomínio, taxa de incêndio e demais despesas, com uma parcela do tributo anual sendo paga a cada mês.

Quais garantias são aceitas no contrato de aluguel?

Antes mesmo de pensar se o aluguel paga antes ou depois, você precisa conhecer quais são as garantias disponíveis, visto que pelo menos uma costuma ser exigida no momento da assinatura do contrato de seu apartamento ou casa.

Os três tipos mais utilizados estão a seguir.

Fiador

O fiador é uma pessoa fora da negociação do imóvel, que oferece uma garantia para o pagamento do aluguel em caso de atraso. Geralmente, ela é uma pessoa que já tem um imóvel ou que tem uma renda mensal maior e mais estável que a do inquilino.

Seguro Fiança

É uma modalidade de seguro em que o inquilino paga à seguradora um valor equivalente ou próximo ao do seu aluguel ao longo do ano. Em caso de inadimplência, a seguradora adquire a dívida.

Depósito Caução

É feito um depósito em uma conta-corrente separada, com valor total igual a 3 meses de aluguel. Se houver algum atraso no pagamento, o valor é retirado dessa conta para cobrir as despesas.

Caso ainda haja dinheiro nessa conta no fim do contrato, o inquilino o recebe de volta quando deixa a propriedade.

O que acontece quando há atraso no pagamento?

Por não saber se o aluguel paga antes ou depois, muitos inquilinos acabam tendo problemas com os prazos e atrasam o pagamento. Nesses casos, as consequências são esclarecidas no contrato, mas quase sempre há a inclusão de uma multa proporcional ao tempo de atraso, acionamento das garantias, além da possibilidade de despejo, caso a situação se prolongue por muito tempo.

O aluguel tem valor fixo?

Quando você assina o contrato de locação, o valor pago mensalmente deve ser acordado previamente. Porém, também deve estar estipulado no contrato o reajuste do aluguel de acordo com a inflação. Esse reajuste pode ocorrer a cada 1 ou 2 anos, mas é possível pedir uma reavaliação, caso o valor esteja muito acima do praticado no mercado.

O inquilino pode sair antes do fim do contrato?

Em lei, não há nada que impeça o fim prematuro do contrato de aluguel. Porém, assim como qualquer quebra de contrato, ela envolve o pagamento de uma multa, que será proporcional ao valor do aluguel e ao tempo restante até sua expiração. Quanto mais próximo do prazo final, menor será o valor da multa.

O proprietário pode despejar o inquilino antes do fim do contrato?

Esse caso é semelhante ao anterior, porém, é o proprietário que faz a quebra do contrato. Sendo assim, o proprietário deve fazer o pagamento da multa, seguindo as mesmas regras. Além disso, o inquilino deve receber um aviso prévio de pelo menos 30 dias antes de sua saída.

Agora você entende se o aluguel paga antes ou depois, além de ter sanado outras dúvidas sobre o tema. Buscando a ajuda certa, você pode simplificar esse processo e conseguir fechar o contrato mais rapidamente.

Quer saber mais? Então, entre em contato com a Loft e veja como podemos ajudar.

Bateu aquela dúvida na matéria que você leu? Deixe nos comentários que o Time Loft responde!

Tags

Deixe seu comentário

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.