Como escolher um bairro para morar?

Compartilhar a notícia

O que deve ser priorizado ao escolher um bairro para morar? Vamos mostrar neste artigo. Tire suas dúvidas e boa leitura!

14 de março de 2024

Autor Time Loft
Atualizado: 14 de março de 2024 4 min de leitura

Escolher um lugar para morar pode ser uma grande jornada. Afinal, para quantas coisas precisamos estar atentos para fazer uma boa escolha nesse quesito? A infraestrutura do imóvel, questões financeiras e, também, se a localização do imóvel é agradável e atente às necessidades da família.

Uma dúvida bastante comum é identificar como escolher um bairro para morar. Você sabe o que levar em consideração nessa escolha? Mostraremos os principais pontos a seguir. Aproveite para tirar suas dúvidas sobre o tema. Boa leitura!

Considere seu perfil e necessidades

Um primeiro ponto é saber identificar quais são as suas necessidades e o seu perfil. Isso porque os melhores bairros poderão variar de acordo com suas demandas. Veja alguns exemplos de pontos que merecem atenção nesse quesito:

  • pessoas que não tenham carro precisam estar próximas de infraestrutura de transporte público;
  • quem é mais boêmio vai querer morar próximo de bairros mais badalados. Já os sossegados vão ficar longe desses locais;
  • quem quer priorizar mais tempo livre vai querer ficar próximo do trabalho. Aquelas que queiram priorizar a estrutura do bairro podem aceitar ficar mais distantes, aproveitando os benefícios do local.

Por isso, é importante saber identificar essas questões, para realizar uma primeira filtragem na lista de bairros disponíveis.

Observe a infraestrutura

Um ponto importante é avaliar se o local oferece a infraestrutura necessária para você e seus familiares. Isso dependerá, principalmente, das necessidades de vocês. Alguns pontos que merecem atenção são:

  • transporte público próximo;
  • mercados;
  • hospitais e assistência médica;
  • escolas e faculdades;
  • corredores de trânsito, entre outros.
Anúncios

Avalie a segurança

Outro ponto fundamental para escolher um bom bairro para morar é avaliar a segurança do local. Afinal, você não quer ter surpresas que coloquem em xeque o seu bem-estar e gerem perdas de bens, não é mesmo?

Por isso, é importante avaliar algumas questões, tais como:

  • qual o histórico de problemas de segurança no bairro?
  • há relatos em grupos destinados aos moradores sobre aumento de problemas?
  • os moradores reclamam de elevação no número de assaltos?
  • há um maior número de ocorrências registradas nos sites de notícias da região?

Faça visitas

Para identificar se você sente-se à vontade com o bairro, faça visitas ao local. Assim, poderá sentir se o clima é acolhedor ou, então, se o ritmo do local é algo desejável para você ou não.

As visitas devem ser feitas em dias e horários alternados, incluindo dias da semana e finais de semana. Assim, será possível ver como o ritmo muda ao longo desses dias. Por exemplo, bairros boêmios podem parecer tranquilos durante a semana. Contudo, aos finais de semana, eles são muito mais movimentados. Com isso, você evita surpresas.

Converse com a vizinhança

Outra forma interessante para decidir qual o melhor bairro para morar é conversar com a vizinhança. Afinal, quem terá maior experiência e os melhores relatos sobre a região do que quem mora ali?

Assim, é importante perguntar questões relacionadas com:

  • segurança;
  • transporte público;
  • infraestrutura;
  • comércio próximo;
  • tranquilidade;
  • ocorrências de enchentes;
  • se é um local tranquilo para crianças (caso tenham filhos) etc.

Planeje o trajeto diário

Outro ponto que precisa ser considerado quando você vai escolher um bairro para morar diz respeito ao seu trajeto diário. Isso é importante, porque a sua qualidade de vida pode ser prejudicada quando você passa muito tempo no seu trajeto.

Por exemplo, em grandes centros, o fluxo intenso de trânsito pode consumir boa parte do seu dia. Caso more longe do trabalho, isso poderá demandar mais tempo do que o necessário. Consequências? Você poderá ficar mais estressado, não terá tempo para se divertir ou estar com família e amigos. Nada bom, não é mesmo?

Assim, ao escolher o bairro para morar, pense nos seus trajetos cotidianos e de todos os moradores, e encontre um equilíbrio que seja favorável para todos.

Com essas dicas você sabe como escolher um bairro para morar que traga tudo que você e seus familiares precisam. Esperamos que tenha sido útil e que possa auxiliá-lo na escolha do local para morar, ajudando no processo de mudança.

Procurando imóveis para comprar nos melhores bairros? A Loft tem muitas opções!

Bateu aquela dúvida na matéria que você leu? Deixe nos comentários que o Time Loft responde!

Deixe seu comentário

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.